A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Felisberto, Lidiane Gomes dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/110
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar em que medida Erasmo Pilotto, um professor paranaense, esteve ligado às transformações ocorridas no ensino de Aritmética da escola primária no Paraná, na década de 1950. O estudo, conduzido pela perspectiva da História Cultural, mobiliza diferentes fontes históricas que permitem visualizar as representações que circulavam no período investigado, os saberes profissionais requeridos para ensinar Aritmética na escola primária paranaense nas décadas de 1930 a 1950 e os movimentos dos saberes produzidos por Erasmo Pilotto. As análises revelam que o referido professor, à luz do referencial teórico (HOFSTETTER, VALENTE, 2017), trata-se de um expert que sistematizou saberes profissionais, concernentes ao ensino de Aritmética, a partir da apropriação das concepções da Pedagogia da Escola Nova. A institucionalização desses saberes nos “Programas Mínimos e Experimentais para os Grupos Escolares” do Paraná, em 1950, modificou a lógica de como ensinar ao enfatizar que o ensino deveria se dar de forma integrada à realidade, a partir dos diversos problemas suscitados do contexto escolar e social dos alunos.
id UFPA-6_18de67c28eac78a350bff91f954af8be
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/110
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)História da Educação MatemáticaMatemática para ensinarSaberes profissionaisEste artigo tem como objetivo investigar em que medida Erasmo Pilotto, um professor paranaense, esteve ligado às transformações ocorridas no ensino de Aritmética da escola primária no Paraná, na década de 1950. O estudo, conduzido pela perspectiva da História Cultural, mobiliza diferentes fontes históricas que permitem visualizar as representações que circulavam no período investigado, os saberes profissionais requeridos para ensinar Aritmética na escola primária paranaense nas décadas de 1930 a 1950 e os movimentos dos saberes produzidos por Erasmo Pilotto. As análises revelam que o referido professor, à luz do referencial teórico (HOFSTETTER, VALENTE, 2017), trata-se de um expert que sistematizou saberes profissionais, concernentes ao ensino de Aritmética, a partir da apropriação das concepções da Pedagogia da Escola Nova. A institucionalização desses saberes nos “Programas Mínimos e Experimentais para os Grupos Escolares” do Paraná, em 1950, modificou a lógica de como ensinar ao enfatizar que o ensino deveria se dar de forma integrada à realidade, a partir dos diversos problemas suscitados do contexto escolar e social dos alunos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/11010.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p105-119.id265REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 105-1192675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/110/111Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Felisberto, Lidiane Gomes dos2022-11-17T22:40:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/110Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
title A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
spellingShingle A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
Santos Felisberto, Lidiane Gomes dos
História da Educação Matemática
Matemática para ensinar
Saberes profissionais
title_short A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
title_full A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
title_fullStr A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
title_full_unstemmed A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
title_sort A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
author Santos Felisberto, Lidiane Gomes dos
author_facet Santos Felisberto, Lidiane Gomes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Felisberto, Lidiane Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Matemática para ensinar
Saberes profissionais
topic História da Educação Matemática
Matemática para ensinar
Saberes profissionais
description Este artigo tem como objetivo investigar em que medida Erasmo Pilotto, um professor paranaense, esteve ligado às transformações ocorridas no ensino de Aritmética da escola primária no Paraná, na década de 1950. O estudo, conduzido pela perspectiva da História Cultural, mobiliza diferentes fontes históricas que permitem visualizar as representações que circulavam no período investigado, os saberes profissionais requeridos para ensinar Aritmética na escola primária paranaense nas décadas de 1930 a 1950 e os movimentos dos saberes produzidos por Erasmo Pilotto. As análises revelam que o referido professor, à luz do referencial teórico (HOFSTETTER, VALENTE, 2017), trata-se de um expert que sistematizou saberes profissionais, concernentes ao ensino de Aritmética, a partir da apropriação das concepções da Pedagogia da Escola Nova. A institucionalização desses saberes nos “Programas Mínimos e Experimentais para os Grupos Escolares” do Paraná, em 1950, modificou a lógica de como ensinar ao enfatizar que o ensino deveria se dar de forma integrada à realidade, a partir dos diversos problemas suscitados do contexto escolar e social dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/110
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p105-119.id265
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/110
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p105-119.id265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/110/111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 105-119
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003094491136