Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michel Júnior, Robert Rene
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212636
Resumo: Michel Júnior, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 / Robert Rene Michel Júnior. -- 2020. 115 p. : il. Orientadora: Maria Cristina Araújo de Oliveira Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2020. 1. História da educação matemática. 2. Saberes Profissionais. 3. Desenho. 4. Geometria. 5. Emilia Truran. I. Oliveira, Maria Cristina Araújo de, orient. II. Título.
id UFSC_31a376b40866dd0567cfef24e45c914c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212636
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920História da educação matemáticaSaberes ProfissionaisDesenhoGeometriaEmilia TruranMichel Júnior, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 / Robert Rene Michel Júnior. -- 2020. 115 p. : il. Orientadora: Maria Cristina Araújo de Oliveira Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2020. 1. História da educação matemática. 2. Saberes Profissionais. 3. Desenho. 4. Geometria. 5. Emilia Truran. I. Oliveira, Maria Cristina Araújo de, orient. II. Título.Esta dissertação de mestrado integra-se ao campo da História da educação matemática e faz parte do projeto intitulado “Geometria e Desenho como saberes profissionais 1890 – 1990” (GHEMAT-UFJF), que se articula ao projeto "Os Experts e a sistematização da matemática para a formação de professores dos primeiros anos escolares" (GHEMAT-Brasil). A pesquisa tem como objetivo analisar os saberes profissionais para ensinar Geometria e Desenho sistematizados pela professora Emilia Truran na década de 1920. Sendo assim, para a elaboração desta dissertação, utilizou-se como aporte teórico-metodológico a História Cultural, discutida por Burke (2008) e Chartier (1991, 2002, 2006); os saberes a ensinar e para ensinar matemática conceituados por Valente et al. (2017) e, de forma geral, por Hofstetter e Schnuewly (2017); e por fim, integrando o tema central desta investigação, os conceitos de experts e expertises profissionais teorizados por Hofstetter et al. (2017) no contexto suíço e Morais (2017) no brasileiro. As fontes históricas utilizadas foram os artigos da professora Emilia Truran publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais, os anais do I Congresso de Instrução Primária de 1927, e também os Programas do Ensino Primário ligados à Reforma Fernando Mello Vianna (1925) e à Reforma Francisco Campos (1927). A partir das primeiras análises das fontes, foram construídas três categorias que permitiram sistematizar os saberes profissionais da professora Emilia Truran para o ensino de Geometria e Desenho. Em conclusão, considera-se os saberes profissionais produzidos por esta personagem referentes à formatação de diretrizes postas no Programa do Ensino Primário de 1925, como os conteúdos específicos para o ensino de Geometria (classificação de retas, ângulos e o estudo dos quadriláteros, por exemplo), e a utilização da técnica do lápis para o ensino de Desenho. Também se identificaram novos saberes desenvolvidos a partir das propostas discutidas no I Congresso de Instrução Primária e/ou veiculadas na Revista do Ensino de Minas Gerais que foram incorporadas na Reforma Francisco Campos em 1927. Destacam-se, nesta perspectiva, a implementação do estudo de sombras e a integração do ensino de observação visual.2020-09-06T17:49:46Z2020-09-06T17:49:46Z2020-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMICHEL JÚNIOR, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora, 2020.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212636Michel Júnior, Robert Reneporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-06T17:49:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212636Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-06T17:49:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
title Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
spellingShingle Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
Michel Júnior, Robert Rene
História da educação matemática
Saberes Profissionais
Desenho
Geometria
Emilia Truran
title_short Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
title_full Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
title_fullStr Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
title_full_unstemmed Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
title_sort Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
author Michel Júnior, Robert Rene
author_facet Michel Júnior, Robert Rene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michel Júnior, Robert Rene
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Saberes Profissionais
Desenho
Geometria
Emilia Truran
topic História da educação matemática
Saberes Profissionais
Desenho
Geometria
Emilia Truran
description Michel Júnior, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 / Robert Rene Michel Júnior. -- 2020. 115 p. : il. Orientadora: Maria Cristina Araújo de Oliveira Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2020. 1. História da educação matemática. 2. Saberes Profissionais. 3. Desenho. 4. Geometria. 5. Emilia Truran. I. Oliveira, Maria Cristina Araújo de, orient. II. Título.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06T17:49:46Z
2020-09-06T17:49:46Z
2020-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MICHEL JÚNIOR, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora, 2020.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212636
identifier_str_mv MICHEL JÚNIOR, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora, 2020.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651889424728064