Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212636 |
Resumo: | Michel Júnior, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 / Robert Rene Michel Júnior. -- 2020. 115 p. : il. Orientadora: Maria Cristina Araújo de Oliveira Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2020. 1. História da educação matemática. 2. Saberes Profissionais. 3. Desenho. 4. Geometria. 5. Emilia Truran. I. Oliveira, Maria Cristina Araújo de, orient. II. Título. |
id |
UFSC_31a376b40866dd0567cfef24e45c914c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212636 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920História da educação matemáticaSaberes ProfissionaisDesenhoGeometriaEmilia TruranMichel Júnior, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 / Robert Rene Michel Júnior. -- 2020. 115 p. : il. Orientadora: Maria Cristina Araújo de Oliveira Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2020. 1. História da educação matemática. 2. Saberes Profissionais. 3. Desenho. 4. Geometria. 5. Emilia Truran. I. Oliveira, Maria Cristina Araújo de, orient. II. Título.Esta dissertação de mestrado integra-se ao campo da História da educação matemática e faz parte do projeto intitulado “Geometria e Desenho como saberes profissionais 1890 – 1990” (GHEMAT-UFJF), que se articula ao projeto "Os Experts e a sistematização da matemática para a formação de professores dos primeiros anos escolares" (GHEMAT-Brasil). A pesquisa tem como objetivo analisar os saberes profissionais para ensinar Geometria e Desenho sistematizados pela professora Emilia Truran na década de 1920. Sendo assim, para a elaboração desta dissertação, utilizou-se como aporte teórico-metodológico a História Cultural, discutida por Burke (2008) e Chartier (1991, 2002, 2006); os saberes a ensinar e para ensinar matemática conceituados por Valente et al. (2017) e, de forma geral, por Hofstetter e Schnuewly (2017); e por fim, integrando o tema central desta investigação, os conceitos de experts e expertises profissionais teorizados por Hofstetter et al. (2017) no contexto suíço e Morais (2017) no brasileiro. As fontes históricas utilizadas foram os artigos da professora Emilia Truran publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais, os anais do I Congresso de Instrução Primária de 1927, e também os Programas do Ensino Primário ligados à Reforma Fernando Mello Vianna (1925) e à Reforma Francisco Campos (1927). A partir das primeiras análises das fontes, foram construídas três categorias que permitiram sistematizar os saberes profissionais da professora Emilia Truran para o ensino de Geometria e Desenho. Em conclusão, considera-se os saberes profissionais produzidos por esta personagem referentes à formatação de diretrizes postas no Programa do Ensino Primário de 1925, como os conteúdos específicos para o ensino de Geometria (classificação de retas, ângulos e o estudo dos quadriláteros, por exemplo), e a utilização da técnica do lápis para o ensino de Desenho. Também se identificaram novos saberes desenvolvidos a partir das propostas discutidas no I Congresso de Instrução Primária e/ou veiculadas na Revista do Ensino de Minas Gerais que foram incorporadas na Reforma Francisco Campos em 1927. Destacam-se, nesta perspectiva, a implementação do estudo de sombras e a integração do ensino de observação visual.2020-09-06T17:49:46Z2020-09-06T17:49:46Z2020-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMICHEL JÚNIOR, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora, 2020.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212636Michel Júnior, Robert Reneporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-06T17:49:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212636Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-06T17:49:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 |
title |
Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 |
spellingShingle |
Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 Michel Júnior, Robert Rene História da educação matemática Saberes Profissionais Desenho Geometria Emilia Truran |
title_short |
Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 |
title_full |
Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 |
title_fullStr |
Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 |
title_full_unstemmed |
Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 |
title_sort |
Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 |
author |
Michel Júnior, Robert Rene |
author_facet |
Michel Júnior, Robert Rene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michel Júnior, Robert Rene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Saberes Profissionais Desenho Geometria Emilia Truran |
topic |
História da educação matemática Saberes Profissionais Desenho Geometria Emilia Truran |
description |
Michel Júnior, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 / Robert Rene Michel Júnior. -- 2020. 115 p. : il. Orientadora: Maria Cristina Araújo de Oliveira Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2020. 1. História da educação matemática. 2. Saberes Profissionais. 3. Desenho. 4. Geometria. 5. Emilia Truran. I. Oliveira, Maria Cristina Araújo de, orient. II. Título. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06T17:49:46Z 2020-09-06T17:49:46Z 2020-05-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MICHEL JÚNIOR, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora, 2020. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212636 |
identifier_str_mv |
MICHEL JÚNIOR, Robert Rene. Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora, 2020. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651889424728064 |