Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jelinek, Karin Ritter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Adam, Márcia Viviane dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038
Resumo: É notável na atualidade a dificuldade dos estudantes da Educação Básica em compreender os conceitos da Matemática, pois muitas vezes não construíram noções matemáticas fundamentais ao Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, também, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que o aluno construa nessa etapa os conceitos matemáticos que são tidos como base para o seu sucesso nos demais níveis de ensino. Entendemos que uma alternativa que se encaminha a esse encontro é a Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil. Nos últimos anos o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de obras literárias que trazem ideias que podem ser exploradas em diversas áreas do conhecimento, inclusive da Matemática. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com aspectos quantitativos, com professores alfabetizadores, com o objetivo de verificar se eles consideram possível a utilização de algumas histórias infantis que compõem tais acervos para introduzir ou construir conceitos matemáticos.
id UFGD-9_31b3822e3b34e4b58c5777244257fa78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11038
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadoresMathematical Literacy interlaced with Children’s Literature: a study on the perception held by literacy teachersLiteratura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática.Children’s literaturemathematical notionsmathematical literacy.É notável na atualidade a dificuldade dos estudantes da Educação Básica em compreender os conceitos da Matemática, pois muitas vezes não construíram noções matemáticas fundamentais ao Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, também, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que o aluno construa nessa etapa os conceitos matemáticos que são tidos como base para o seu sucesso nos demais níveis de ensino. Entendemos que uma alternativa que se encaminha a esse encontro é a Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil. Nos últimos anos o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de obras literárias que trazem ideias que podem ser exploradas em diversas áreas do conhecimento, inclusive da Matemática. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com aspectos quantitativos, com professores alfabetizadores, com o objetivo de verificar se eles consideram possível a utilização de algumas histórias infantis que compõem tais acervos para introduzir ou construir conceitos matemáticos.It is noteworthy how primary and secondary students presently struggle to understand the concepts of Mathematics, as oftentimes they were unable to build mathematical notions that are fundamental to the literacy cycle. Another known fact is the importance of using diversified teaching strategies to allow students to build, during those years, the mathematical concepts that are held as the basis for their success in other educational stages. We understand that one alternative that is in line with this notion consists of interlacing mathematical literacy and children’s literature together. Over the past few years, Brazil’s Ministry of Education has been sending schools collections of literary works that bring in ideas which can be explored in various fields of knowledge, Mathematics included. Therefore, a qualitative research study with quantitative aspects was conducted with literacy teachers to find whether they think it is possible to use some of the stories for children found in such collections to introduce or build mathematical concepts.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1103810.30612/tangram.v3i1.11038TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2020); 46- 612595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038/5596Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessJelinek, Karin RitterAdam, Márcia Viviane dos Santos2020-12-15T08:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11038Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:20Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
Mathematical Literacy interlaced with Children’s Literature: a study on the perception held by literacy teachers
title Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
spellingShingle Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
Jelinek, Karin Ritter
Literatura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática.
Children’s literature
mathematical notions
mathematical literacy.
title_short Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
title_full Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
title_fullStr Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
title_full_unstemmed Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
title_sort Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
author Jelinek, Karin Ritter
author_facet Jelinek, Karin Ritter
Adam, Márcia Viviane dos Santos
author_role author
author2 Adam, Márcia Viviane dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jelinek, Karin Ritter
Adam, Márcia Viviane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática.
Children’s literature
mathematical notions
mathematical literacy.
topic Literatura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática.
Children’s literature
mathematical notions
mathematical literacy.
description É notável na atualidade a dificuldade dos estudantes da Educação Básica em compreender os conceitos da Matemática, pois muitas vezes não construíram noções matemáticas fundamentais ao Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, também, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que o aluno construa nessa etapa os conceitos matemáticos que são tidos como base para o seu sucesso nos demais níveis de ensino. Entendemos que uma alternativa que se encaminha a esse encontro é a Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil. Nos últimos anos o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de obras literárias que trazem ideias que podem ser exploradas em diversas áreas do conhecimento, inclusive da Matemática. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com aspectos quantitativos, com professores alfabetizadores, com o objetivo de verificar se eles consideram possível a utilização de algumas histórias infantis que compõem tais acervos para introduzir ou construir conceitos matemáticos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038
10.30612/tangram.v3i1.11038
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i1.11038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038/5596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2020); 46- 61
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479589679104