Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038 |
Resumo: | É notável na atualidade a dificuldade dos estudantes da Educação Básica em compreender os conceitos da Matemática, pois muitas vezes não construíram noções matemáticas fundamentais ao Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, também, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que o aluno construa nessa etapa os conceitos matemáticos que são tidos como base para o seu sucesso nos demais níveis de ensino. Entendemos que uma alternativa que se encaminha a esse encontro é a Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil. Nos últimos anos o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de obras literárias que trazem ideias que podem ser exploradas em diversas áreas do conhecimento, inclusive da Matemática. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com aspectos quantitativos, com professores alfabetizadores, com o objetivo de verificar se eles consideram possível a utilização de algumas histórias infantis que compõem tais acervos para introduzir ou construir conceitos matemáticos. |
id |
UFGD-9_31b3822e3b34e4b58c5777244257fa78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11038 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadoresMathematical Literacy interlaced with Children’s Literature: a study on the perception held by literacy teachersLiteratura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática.Children’s literaturemathematical notionsmathematical literacy.É notável na atualidade a dificuldade dos estudantes da Educação Básica em compreender os conceitos da Matemática, pois muitas vezes não construíram noções matemáticas fundamentais ao Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, também, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que o aluno construa nessa etapa os conceitos matemáticos que são tidos como base para o seu sucesso nos demais níveis de ensino. Entendemos que uma alternativa que se encaminha a esse encontro é a Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil. Nos últimos anos o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de obras literárias que trazem ideias que podem ser exploradas em diversas áreas do conhecimento, inclusive da Matemática. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com aspectos quantitativos, com professores alfabetizadores, com o objetivo de verificar se eles consideram possível a utilização de algumas histórias infantis que compõem tais acervos para introduzir ou construir conceitos matemáticos.It is noteworthy how primary and secondary students presently struggle to understand the concepts of Mathematics, as oftentimes they were unable to build mathematical notions that are fundamental to the literacy cycle. Another known fact is the importance of using diversified teaching strategies to allow students to build, during those years, the mathematical concepts that are held as the basis for their success in other educational stages. We understand that one alternative that is in line with this notion consists of interlacing mathematical literacy and children’s literature together. Over the past few years, Brazil’s Ministry of Education has been sending schools collections of literary works that bring in ideas which can be explored in various fields of knowledge, Mathematics included. Therefore, a qualitative research study with quantitative aspects was conducted with literacy teachers to find whether they think it is possible to use some of the stories for children found in such collections to introduce or build mathematical concepts.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1103810.30612/tangram.v3i1.11038TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2020); 46- 612595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038/5596Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessJelinek, Karin RitterAdam, Márcia Viviane dos Santos2020-12-15T08:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11038Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:20Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores Mathematical Literacy interlaced with Children’s Literature: a study on the perception held by literacy teachers |
title |
Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores |
spellingShingle |
Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores Jelinek, Karin Ritter Literatura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática. Children’s literature mathematical notions mathematical literacy. |
title_short |
Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores |
title_full |
Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores |
title_fullStr |
Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores |
title_full_unstemmed |
Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores |
title_sort |
Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores |
author |
Jelinek, Karin Ritter |
author_facet |
Jelinek, Karin Ritter Adam, Márcia Viviane dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Adam, Márcia Viviane dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jelinek, Karin Ritter Adam, Márcia Viviane dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática. Children’s literature mathematical notions mathematical literacy. |
topic |
Literatura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática. Children’s literature mathematical notions mathematical literacy. |
description |
É notável na atualidade a dificuldade dos estudantes da Educação Básica em compreender os conceitos da Matemática, pois muitas vezes não construíram noções matemáticas fundamentais ao Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, também, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que o aluno construa nessa etapa os conceitos matemáticos que são tidos como base para o seu sucesso nos demais níveis de ensino. Entendemos que uma alternativa que se encaminha a esse encontro é a Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil. Nos últimos anos o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de obras literárias que trazem ideias que podem ser exploradas em diversas áreas do conhecimento, inclusive da Matemática. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com aspectos quantitativos, com professores alfabetizadores, com o objetivo de verificar se eles consideram possível a utilização de algumas histórias infantis que compõem tais acervos para introduzir ou construir conceitos matemáticos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038 10.30612/tangram.v3i1.11038 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v3i1.11038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11038/5596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2020); 46- 61 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479589679104 |