Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7585 |
Resumo: | Este trabalho apresenta dados e algumas análises do estudo documental sobre o uso de calculadoras nas aulas de Matemática, por meio dos Anais dos Encontros Mineiros de Educação Matemática (EMEM de 1997 a 2015) e fez parte de um projeto de Iniciação Científica. O estudo teve como objetivo sistematizar os trabalhos que possuíam foco no uso da calculadora na sala de aula e realizar algumas análises desses documentos e foi caracterizado como pesquisa bibliográfica ou estudo documental. Após defesa do uso da calculadora nas aulas de Matemática, descrevemos as fases do levantamento e organização dos dados e os resultados da pesquisa, e por fim, concluímos que enquanto divulgação de trabalhos realizados junto à estudantes ou de divulgação de pesquisa ainda temos um número bastante reduzido de trabalhos que focam a utilização da calculadora ou seu uso como ferramenta no desenvolvimento de atividades matemáticas em sala de aula. |
id |
UFGD-9_386becc79f399dbb84db4e81737336db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7585 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação MatemáticaEste trabalho apresenta dados e algumas análises do estudo documental sobre o uso de calculadoras nas aulas de Matemática, por meio dos Anais dos Encontros Mineiros de Educação Matemática (EMEM de 1997 a 2015) e fez parte de um projeto de Iniciação Científica. O estudo teve como objetivo sistematizar os trabalhos que possuíam foco no uso da calculadora na sala de aula e realizar algumas análises desses documentos e foi caracterizado como pesquisa bibliográfica ou estudo documental. Após defesa do uso da calculadora nas aulas de Matemática, descrevemos as fases do levantamento e organização dos dados e os resultados da pesquisa, e por fim, concluímos que enquanto divulgação de trabalhos realizados junto à estudantes ou de divulgação de pesquisa ainda temos um número bastante reduzido de trabalhos que focam a utilização da calculadora ou seu uso como ferramenta no desenvolvimento de atividades matemáticas em sala de aula.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/758510.30612/tangram.v1i3.7585TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 63-802595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7585/4466Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Nayara Katherine DuarteConti, Keli Cristina2018-06-27T11:48:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7585Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T11:48:31Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática |
title |
Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática |
spellingShingle |
Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática Pinto, Nayara Katherine Duarte |
title_short |
Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática |
title_full |
Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática |
title_fullStr |
Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática |
title_sort |
Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática |
author |
Pinto, Nayara Katherine Duarte |
author_facet |
Pinto, Nayara Katherine Duarte Conti, Keli Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Conti, Keli Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Nayara Katherine Duarte Conti, Keli Cristina |
description |
Este trabalho apresenta dados e algumas análises do estudo documental sobre o uso de calculadoras nas aulas de Matemática, por meio dos Anais dos Encontros Mineiros de Educação Matemática (EMEM de 1997 a 2015) e fez parte de um projeto de Iniciação Científica. O estudo teve como objetivo sistematizar os trabalhos que possuíam foco no uso da calculadora na sala de aula e realizar algumas análises desses documentos e foi caracterizado como pesquisa bibliográfica ou estudo documental. Após defesa do uso da calculadora nas aulas de Matemática, descrevemos as fases do levantamento e organização dos dados e os resultados da pesquisa, e por fim, concluímos que enquanto divulgação de trabalhos realizados junto à estudantes ou de divulgação de pesquisa ainda temos um número bastante reduzido de trabalhos que focam a utilização da calculadora ou seu uso como ferramenta no desenvolvimento de atividades matemáticas em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7585 10.30612/tangram.v1i3.7585 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7585 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v1i3.7585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7585/4466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 63-80 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479492161536 |