O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Bueno da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gualandi, Jorge Henrique, Santos, Pollyana dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264
Resumo: O cálculo mental consiste em diferentes estratégias que visamàobtenção de resultados por meio de métodos mais simples de resolução, tendo  comoauxílioo cálculo escrito. Uma das possibilidades para desenvolvê-lo é a utilização dos jogos  matemáticos, pois eles propiciam a observaçãoeo trabalho individual e coletivo. Neste artigo, buscou-seinvestigar como estudantes dos anos finais do ensino fundamental utilizam o cálculo mental no trabalho com jogos  matemáticos. Para tal,procedeu-se auma pesquisa com um grupo de 16 alunos de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Castelo, Espírito Santo. Fundamentou-seteoricamente em Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017), entre outros. As atividadesrealizadas permitiram concluir que,durante a aplicação dos jogos, os alunos tiveram maior comprometimento em realizar as tarefas. Identificou-seousodos algoritmos da adição da multiplicação como principais estratégias de cálculo mental.
id UFGD-9_e84a565c69dc35264bda2a6f0f214880
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12264
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mentalEl uso de juegos matemáticos em el trabajo concálculo mentalThe use of mathematical games at work with mental calculationCálculo Mental. Jogos matemáticos. Ensino de Matemática.Educação matemáticaCálculo mental. Juegos matemáticos. Enseñanza de las matemáticas.Mental Calculation. Mathematics Games. Mathematics teachingO cálculo mental consiste em diferentes estratégias que visamàobtenção de resultados por meio de métodos mais simples de resolução, tendo  comoauxílioo cálculo escrito. Uma das possibilidades para desenvolvê-lo é a utilização dos jogos  matemáticos, pois eles propiciam a observaçãoeo trabalho individual e coletivo. Neste artigo, buscou-seinvestigar como estudantes dos anos finais do ensino fundamental utilizam o cálculo mental no trabalho com jogos  matemáticos. Para tal,procedeu-se auma pesquisa com um grupo de 16 alunos de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Castelo, Espírito Santo. Fundamentou-seteoricamente em Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017), entre outros. As atividadesrealizadas permitiram concluir que,durante a aplicação dos jogos, os alunos tiveram maior comprometimento em realizar as tarefas. Identificou-seousodos algoritmos da adição da multiplicação como principais estratégias de cálculo mental.El cálculo mental consta de diferentes estrategias que tienen como objetivo la obtención de resultados a través de métodos de resolución más sencillos, con la ayuda del cálculo escrito. Una de las posibilidades para desarrollarlo es el uso de juegos matemáticos, ya que brindan observación, trabajo  individual  y  colectivo.  Eneste  artículo,  buscamos  investigar  cómo  los  estudiantes  de  los últimos  años  de  la  escuela  primaria  utilizan  el  cálculo  mental  cuando  trabajan  con  juegos matemáticos. Para ello, se realizó una encuesta a un grupo de 16 estudiantes de una escuela pública ubicada  en  el  municipio  de  Castelo,Espírito  Santo.  Teóricamente  nos  basamos  en  Parra  (1996), Carvalho  (2011),  Lorenzato  (2012),  Kishimoto  (2017)  entre  otros.  Las  actividades  realizadas permitieron  concluir  que  durante  la  aplicación  de  los  juegos,  los  alumnos  estuvieron  más comprometidos  con  la  realización  de  las  tareas.  Identificamos  el  uso  de  algoritmos  de  suma  y multiplicación como las principales estrategias de cálculo mental.The mental calculation consists of different strategies that aim to obtain results through simpler  methods  of  resolution,  with  the  aid  of  the  written  calculation.  One  of  the  possibilities  to develop it is the use of mathematical games, as they provide observation, individual and collective work. In this article, we seek to investigate how students in the final years of elementary school use mental calculus when working with mathematical games. To this end, a survey was conducted with a group of 16 students from a state school located in the municipality of Castelo,Espírito Santo. We theoretically ground in Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017) among others. The activities carried out made it possible to conclude that during the application of the games, the students were more committed to performing the tasks. We identified the use of the multiplication addition algorithms as the main mental calculation strategies.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1226410.30612/tangram.v3i3.12264TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 60-842595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264/6122Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fábio Bueno daGualandi, Jorge HenriqueSantos, Pollyana dos2020-12-15T08:47:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12264Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental
El uso de juegos matemáticos em el trabajo concálculo mental
The use of mathematical games at work with mental calculation
title O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental
spellingShingle O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental
Silva, Fábio Bueno da
Cálculo Mental. Jogos matemáticos. Ensino de Matemática.
Educação matemática
Cálculo mental. Juegos matemáticos. Enseñanza de las matemáticas.
Mental Calculation. Mathematics Games. Mathematics teaching
title_short O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental
title_full O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental
title_fullStr O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental
title_full_unstemmed O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental
title_sort O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental
author Silva, Fábio Bueno da
author_facet Silva, Fábio Bueno da
Gualandi, Jorge Henrique
Santos, Pollyana dos
author_role author
author2 Gualandi, Jorge Henrique
Santos, Pollyana dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio Bueno da
Gualandi, Jorge Henrique
Santos, Pollyana dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo Mental. Jogos matemáticos. Ensino de Matemática.
Educação matemática
Cálculo mental. Juegos matemáticos. Enseñanza de las matemáticas.
Mental Calculation. Mathematics Games. Mathematics teaching
topic Cálculo Mental. Jogos matemáticos. Ensino de Matemática.
Educação matemática
Cálculo mental. Juegos matemáticos. Enseñanza de las matemáticas.
Mental Calculation. Mathematics Games. Mathematics teaching
description O cálculo mental consiste em diferentes estratégias que visamàobtenção de resultados por meio de métodos mais simples de resolução, tendo  comoauxílioo cálculo escrito. Uma das possibilidades para desenvolvê-lo é a utilização dos jogos  matemáticos, pois eles propiciam a observaçãoeo trabalho individual e coletivo. Neste artigo, buscou-seinvestigar como estudantes dos anos finais do ensino fundamental utilizam o cálculo mental no trabalho com jogos  matemáticos. Para tal,procedeu-se auma pesquisa com um grupo de 16 alunos de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Castelo, Espírito Santo. Fundamentou-seteoricamente em Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017), entre outros. As atividadesrealizadas permitiram concluir que,durante a aplicação dos jogos, os alunos tiveram maior comprometimento em realizar as tarefas. Identificou-seousodos algoritmos da adição da multiplicação como principais estratégias de cálculo mental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264
10.30612/tangram.v3i3.12264
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i3.12264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264/6122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 60-84
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479919980544