Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Geneci Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Andrade, Luciano Roberto Padilha, Nasser, Lilian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8843
Resumo: A aprendizagem Matemática, em especial de Matemática Financeira, ainda é um entrave para os alunos de diferentes níveis de ensino. Alunos de cursos superiores, como o de Ciências Contábeis, por exemplo, chegam ao curso superior com enormes lacunas na aprendizagem, oriundas da Educação Básica. Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência desenvolvida em sala de aula, com alunos do Curso de Ciências Contábeis, de uma faculdade da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. O objetivo era verificar se a utilização de uma abordagem prática e visual, com representação num eixo de setas facilitaria o processo de ensino e aprendizagem da Matemática Financeira. Por meio da metodologia de Análise de Erros (CURY, 2004; 2007), pode-se categorizar os erros encontrados em um Pré-teste e direcionar as atividades de aula de acordo com as dificuldades detectadas. Os resultados foram significativos, indicando aumentos em torno de 85% no desempenho entre o Pré e o Pós-teste.
id UFGD-9_5505ec78b02def50dcf22fdd34da159d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8843
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeiraMatemática FinanceiraAbordagem Prática e VisualEixo das Setas.A aprendizagem Matemática, em especial de Matemática Financeira, ainda é um entrave para os alunos de diferentes níveis de ensino. Alunos de cursos superiores, como o de Ciências Contábeis, por exemplo, chegam ao curso superior com enormes lacunas na aprendizagem, oriundas da Educação Básica. Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência desenvolvida em sala de aula, com alunos do Curso de Ciências Contábeis, de uma faculdade da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. O objetivo era verificar se a utilização de uma abordagem prática e visual, com representação num eixo de setas facilitaria o processo de ensino e aprendizagem da Matemática Financeira. Por meio da metodologia de Análise de Erros (CURY, 2004; 2007), pode-se categorizar os erros encontrados em um Pré-teste e direcionar as atividades de aula de acordo com as dificuldades detectadas. Os resultados foram significativos, indicando aumentos em torno de 85% no desempenho entre o Pré e o Pós-teste.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/884310.30612/tangram.v2i2.8843TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2019); 25-462595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8843/5079Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Geneci Alvesde Andrade, Luciano Roberto PadilhaNasser, Lilian2019-04-15T15:17:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8843Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-04-15T15:17:43Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira
title Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira
spellingShingle Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira
de Sousa, Geneci Alves
Matemática Financeira
Abordagem Prática e Visual
Eixo das Setas.
title_short Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira
title_full Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira
title_fullStr Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira
title_full_unstemmed Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira
title_sort Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira
author de Sousa, Geneci Alves
author_facet de Sousa, Geneci Alves
de Andrade, Luciano Roberto Padilha
Nasser, Lilian
author_role author
author2 de Andrade, Luciano Roberto Padilha
Nasser, Lilian
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Geneci Alves
de Andrade, Luciano Roberto Padilha
Nasser, Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Financeira
Abordagem Prática e Visual
Eixo das Setas.
topic Matemática Financeira
Abordagem Prática e Visual
Eixo das Setas.
description A aprendizagem Matemática, em especial de Matemática Financeira, ainda é um entrave para os alunos de diferentes níveis de ensino. Alunos de cursos superiores, como o de Ciências Contábeis, por exemplo, chegam ao curso superior com enormes lacunas na aprendizagem, oriundas da Educação Básica. Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência desenvolvida em sala de aula, com alunos do Curso de Ciências Contábeis, de uma faculdade da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. O objetivo era verificar se a utilização de uma abordagem prática e visual, com representação num eixo de setas facilitaria o processo de ensino e aprendizagem da Matemática Financeira. Por meio da metodologia de Análise de Erros (CURY, 2004; 2007), pode-se categorizar os erros encontrados em um Pré-teste e direcionar as atividades de aula de acordo com as dificuldades detectadas. Os resultados foram significativos, indicando aumentos em torno de 85% no desempenho entre o Pré e o Pós-teste.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8843
10.30612/tangram.v2i2.8843
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8843
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i2.8843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8843/5079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2019); 25-46
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479520473088