ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170 |
Resumo: | Introducação: Há algum tempo, temos percebido o reduzido conhecimento dos interessados na Educação a Distância (EaD) em relação ao planejamento didático-pedagógico para elaboração de um curso nesta modalidade de ensino. Baseados nesta inquietação e em referenciais teóricos e práticos sobre estas questões, propomos o presente trabalho. Objetivo: Orientar como elaborar um plano de ensino de uma disciplina de EaD em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública, de modo a chamar a atenção à necessidade de possibilitar ao aluno, futuro professor, o conhecimento básico sobre EaD e discutir tópicos elementares constantes deste planejamento referentes a sua construção, a partir de eixos temáticos e tendo como plano de fundo a abordagem interacionista. Metodologia: Estudo qualitativo, de cunho descritivo-analítico e documental. Resultados e Considerações finais: Observa-se que a utilização dos Eixos facilita o entendimento do conteúdo programático e permite uma maior flexibilidade, constituída a partir da interação com o aluno. Considera-se de extrema relevância esta produção no que concerne a formação de professores/tutores/alunos em EaD, considerando os elementos-chave do planejamento, assim como, a divulgação de tais disciplinas em meio a Instituições Públicas de Ensino. |
id |
UNB-27_98589ff76f08f45438a3e5476bd12c7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/170 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EADPlanejamento de disciplina em EaDEixos TemáticosPlano didático-pedagógicoAbordagem InteracionistaIntroducação: Há algum tempo, temos percebido o reduzido conhecimento dos interessados na Educação a Distância (EaD) em relação ao planejamento didático-pedagógico para elaboração de um curso nesta modalidade de ensino. Baseados nesta inquietação e em referenciais teóricos e práticos sobre estas questões, propomos o presente trabalho. Objetivo: Orientar como elaborar um plano de ensino de uma disciplina de EaD em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública, de modo a chamar a atenção à necessidade de possibilitar ao aluno, futuro professor, o conhecimento básico sobre EaD e discutir tópicos elementares constantes deste planejamento referentes a sua construção, a partir de eixos temáticos e tendo como plano de fundo a abordagem interacionista. Metodologia: Estudo qualitativo, de cunho descritivo-analítico e documental. Resultados e Considerações finais: Observa-se que a utilização dos Eixos facilita o entendimento do conteúdo programático e permite uma maior flexibilidade, constituída a partir da interação com o aluno. Considera-se de extrema relevância esta produção no que concerne a formação de professores/tutores/alunos em EaD, considerando os elementos-chave do planejamento, assim como, a divulgação de tais disciplinas em meio a Instituições Públicas de Ensino.Universidade de Brasilia2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1421-1431Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1421-14311982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170/160Souza, Helcimara AffonsoBueno, Sonia VilelaSantiago, Evelyn Cássia PereiraViana, Delaine GibeliAlmeida, Cristiana Buenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:50:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/170Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:50:09Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD |
title |
ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD |
spellingShingle |
ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD Souza, Helcimara Affonso Planejamento de disciplina em EaD Eixos Temáticos Plano didático-pedagógico Abordagem Interacionista |
title_short |
ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD |
title_full |
ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD |
title_fullStr |
ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD |
title_full_unstemmed |
ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD |
title_sort |
ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD |
author |
Souza, Helcimara Affonso |
author_facet |
Souza, Helcimara Affonso Bueno, Sonia Vilela Santiago, Evelyn Cássia Pereira Viana, Delaine Gibeli Almeida, Cristiana Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Sonia Vilela Santiago, Evelyn Cássia Pereira Viana, Delaine Gibeli Almeida, Cristiana Bueno |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Helcimara Affonso Bueno, Sonia Vilela Santiago, Evelyn Cássia Pereira Viana, Delaine Gibeli Almeida, Cristiana Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento de disciplina em EaD Eixos Temáticos Plano didático-pedagógico Abordagem Interacionista |
topic |
Planejamento de disciplina em EaD Eixos Temáticos Plano didático-pedagógico Abordagem Interacionista |
description |
Introducação: Há algum tempo, temos percebido o reduzido conhecimento dos interessados na Educação a Distância (EaD) em relação ao planejamento didático-pedagógico para elaboração de um curso nesta modalidade de ensino. Baseados nesta inquietação e em referenciais teóricos e práticos sobre estas questões, propomos o presente trabalho. Objetivo: Orientar como elaborar um plano de ensino de uma disciplina de EaD em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública, de modo a chamar a atenção à necessidade de possibilitar ao aluno, futuro professor, o conhecimento básico sobre EaD e discutir tópicos elementares constantes deste planejamento referentes a sua construção, a partir de eixos temáticos e tendo como plano de fundo a abordagem interacionista. Metodologia: Estudo qualitativo, de cunho descritivo-analítico e documental. Resultados e Considerações finais: Observa-se que a utilização dos Eixos facilita o entendimento do conteúdo programático e permite uma maior flexibilidade, constituída a partir da interação com o aluno. Considera-se de extrema relevância esta produção no que concerne a formação de professores/tutores/alunos em EaD, considerando os elementos-chave do planejamento, assim como, a divulgação de tais disciplinas em meio a Instituições Públicas de Ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1421-1431 Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1421-1431 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678146514944 |