ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Helcimara Affonso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bueno, Sonia Vilela, Santiago, Evelyn Cássia Pereira, Viana, Delaine Gibeli, Almeida, Cristiana Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170
Resumo: Introducação: Há algum tempo, temos percebido o reduzido conhecimento dos interessados na Educação a Distância (EaD) em relação ao planejamento didático-pedagógico para elaboração de um curso nesta modalidade de ensino. Baseados nesta inquietação e em referenciais teóricos e práticos sobre estas questões, propomos o presente trabalho. Objetivo: Orientar como elaborar um plano de ensino de uma disciplina de EaD em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública, de modo a chamar a atenção à necessidade de possibilitar ao aluno, futuro professor, o conhecimento básico sobre EaD e discutir tópicos elementares constantes deste planejamento referentes a sua construção, a partir de eixos temáticos e tendo como plano de fundo a abordagem interacionista. Metodologia: Estudo qualitativo, de cunho descritivo-analítico e documental. Resultados e Considerações finais: Observa-se que a utilização dos Eixos facilita o entendimento do conteúdo programático e permite uma maior flexibilidade, constituída a partir da interação com o aluno. Considera-se de extrema relevância esta produção no que concerne a formação de professores/tutores/alunos em EaD, considerando os elementos-chave do planejamento, assim como, a divulgação de tais disciplinas em meio a Instituições Públicas de Ensino.
id UNB-27_98589ff76f08f45438a3e5476bd12c7e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/170
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EADPlanejamento de disciplina em EaDEixos TemáticosPlano didático-pedagógicoAbordagem InteracionistaIntroducação: Há algum tempo, temos percebido o reduzido conhecimento dos interessados na Educação a Distância (EaD) em relação ao planejamento didático-pedagógico para elaboração de um curso nesta modalidade de ensino. Baseados nesta inquietação e em referenciais teóricos e práticos sobre estas questões, propomos o presente trabalho. Objetivo: Orientar como elaborar um plano de ensino de uma disciplina de EaD em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública, de modo a chamar a atenção à necessidade de possibilitar ao aluno, futuro professor, o conhecimento básico sobre EaD e discutir tópicos elementares constantes deste planejamento referentes a sua construção, a partir de eixos temáticos e tendo como plano de fundo a abordagem interacionista. Metodologia: Estudo qualitativo, de cunho descritivo-analítico e documental. Resultados e Considerações finais: Observa-se que a utilização dos Eixos facilita o entendimento do conteúdo programático e permite uma maior flexibilidade, constituída a partir da interação com o aluno. Considera-se de extrema relevância esta produção no que concerne a formação de professores/tutores/alunos em EaD, considerando os elementos-chave do planejamento, assim como, a divulgação de tais disciplinas em meio a Instituições Públicas de Ensino.Universidade de Brasilia2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1421-1431Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1421-14311982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170/160Souza, Helcimara AffonsoBueno, Sonia VilelaSantiago, Evelyn Cássia PereiraViana, Delaine GibeliAlmeida, Cristiana Buenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:50:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/170Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:50:09Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
title ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
spellingShingle ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
Souza, Helcimara Affonso
Planejamento de disciplina em EaD
Eixos Temáticos
Plano didático-pedagógico
Abordagem Interacionista
title_short ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
title_full ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
title_fullStr ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
title_full_unstemmed ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
title_sort ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
author Souza, Helcimara Affonso
author_facet Souza, Helcimara Affonso
Bueno, Sonia Vilela
Santiago, Evelyn Cássia Pereira
Viana, Delaine Gibeli
Almeida, Cristiana Bueno
author_role author
author2 Bueno, Sonia Vilela
Santiago, Evelyn Cássia Pereira
Viana, Delaine Gibeli
Almeida, Cristiana Bueno
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Helcimara Affonso
Bueno, Sonia Vilela
Santiago, Evelyn Cássia Pereira
Viana, Delaine Gibeli
Almeida, Cristiana Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento de disciplina em EaD
Eixos Temáticos
Plano didático-pedagógico
Abordagem Interacionista
topic Planejamento de disciplina em EaD
Eixos Temáticos
Plano didático-pedagógico
Abordagem Interacionista
description Introducação: Há algum tempo, temos percebido o reduzido conhecimento dos interessados na Educação a Distância (EaD) em relação ao planejamento didático-pedagógico para elaboração de um curso nesta modalidade de ensino. Baseados nesta inquietação e em referenciais teóricos e práticos sobre estas questões, propomos o presente trabalho. Objetivo: Orientar como elaborar um plano de ensino de uma disciplina de EaD em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública, de modo a chamar a atenção à necessidade de possibilitar ao aluno, futuro professor, o conhecimento básico sobre EaD e discutir tópicos elementares constantes deste planejamento referentes a sua construção, a partir de eixos temáticos e tendo como plano de fundo a abordagem interacionista. Metodologia: Estudo qualitativo, de cunho descritivo-analítico e documental. Resultados e Considerações finais: Observa-se que a utilização dos Eixos facilita o entendimento do conteúdo programático e permite uma maior flexibilidade, constituída a partir da interação com o aluno. Considera-se de extrema relevância esta produção no que concerne a formação de professores/tutores/alunos em EaD, considerando os elementos-chave do planejamento, assim como, a divulgação de tais disciplinas em meio a Instituições Públicas de Ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/170/160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1421-1431
Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1421-1431
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678146514944