O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Fernandes da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Romão, Estaner Claro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214
Resumo: É comum observar na cultura escolar uma abordagem de exclusão do erro do aluno, demonstrando apenas a sua incapacidade em aprender determinado conteúdo. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de um estudo de caso visando a compreender a relação entre os erros cometidos pelos alunos e a potencialidade desses erros para uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é, inicialmente, fazer uma reflexão do erro no âmbito escolar, traçando um paralelo com a aprendizagem significativa da matemática para o aluno. Posteriormente, os erros dos estudantes em relação aos tópicos inicias do ensino dos números inteiros negativos serão analisados, visando a aproveitar essas concepções “errôneas” dos educandos no processo de ensino e aprendizagem dessa temática. Os resultados mostram importantes caminhos e considerações que podem, tanto para pesquisadores quanto para professores, aprofundar discussões acerca dessa tendência em Educação Matemática.
id UFGD-9_5e329ca093dbef523ecfbc304c73d956
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12214
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números InteirosEducação Matemática. Erro. Números Negativos.Educação MatemáticaÉ comum observar na cultura escolar uma abordagem de exclusão do erro do aluno, demonstrando apenas a sua incapacidade em aprender determinado conteúdo. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de um estudo de caso visando a compreender a relação entre os erros cometidos pelos alunos e a potencialidade desses erros para uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é, inicialmente, fazer uma reflexão do erro no âmbito escolar, traçando um paralelo com a aprendizagem significativa da matemática para o aluno. Posteriormente, os erros dos estudantes em relação aos tópicos inicias do ensino dos números inteiros negativos serão analisados, visando a aproveitar essas concepções “errôneas” dos educandos no processo de ensino e aprendizagem dessa temática. Os resultados mostram importantes caminhos e considerações que podem, tanto para pesquisadores quanto para professores, aprofundar discussões acerca dessa tendência em Educação Matemática.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1221410.30612/tangram.v5i1.12214TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 160-1872595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214/8543Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniel Fernandes daRomão, Estaner Claro2022-03-30T02:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12214Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-03-30T02:54:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
title O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
spellingShingle O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
Silva, Daniel Fernandes da
Educação Matemática. Erro. Números Negativos.
Educação Matemática
title_short O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
title_full O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
title_fullStr O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
title_full_unstemmed O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
title_sort O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
author Silva, Daniel Fernandes da
author_facet Silva, Daniel Fernandes da
Romão, Estaner Claro
author_role author
author2 Romão, Estaner Claro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Fernandes da
Romão, Estaner Claro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Erro. Números Negativos.
Educação Matemática
topic Educação Matemática. Erro. Números Negativos.
Educação Matemática
description É comum observar na cultura escolar uma abordagem de exclusão do erro do aluno, demonstrando apenas a sua incapacidade em aprender determinado conteúdo. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de um estudo de caso visando a compreender a relação entre os erros cometidos pelos alunos e a potencialidade desses erros para uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é, inicialmente, fazer uma reflexão do erro no âmbito escolar, traçando um paralelo com a aprendizagem significativa da matemática para o aluno. Posteriormente, os erros dos estudantes em relação aos tópicos inicias do ensino dos números inteiros negativos serão analisados, visando a aproveitar essas concepções “errôneas” dos educandos no processo de ensino e aprendizagem dessa temática. Os resultados mostram importantes caminhos e considerações que podem, tanto para pesquisadores quanto para professores, aprofundar discussões acerca dessa tendência em Educação Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214
10.30612/tangram.v5i1.12214
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i1.12214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214/8543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 160-187
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479914737664