O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214 |
Resumo: | É comum observar na cultura escolar uma abordagem de exclusão do erro do aluno, demonstrando apenas a sua incapacidade em aprender determinado conteúdo. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de um estudo de caso visando a compreender a relação entre os erros cometidos pelos alunos e a potencialidade desses erros para uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é, inicialmente, fazer uma reflexão do erro no âmbito escolar, traçando um paralelo com a aprendizagem significativa da matemática para o aluno. Posteriormente, os erros dos estudantes em relação aos tópicos inicias do ensino dos números inteiros negativos serão analisados, visando a aproveitar essas concepções “errôneas” dos educandos no processo de ensino e aprendizagem dessa temática. Os resultados mostram importantes caminhos e considerações que podem, tanto para pesquisadores quanto para professores, aprofundar discussões acerca dessa tendência em Educação Matemática. |
id |
UFGD-9_5e329ca093dbef523ecfbc304c73d956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12214 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números InteirosEducação Matemática. Erro. Números Negativos.Educação MatemáticaÉ comum observar na cultura escolar uma abordagem de exclusão do erro do aluno, demonstrando apenas a sua incapacidade em aprender determinado conteúdo. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de um estudo de caso visando a compreender a relação entre os erros cometidos pelos alunos e a potencialidade desses erros para uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é, inicialmente, fazer uma reflexão do erro no âmbito escolar, traçando um paralelo com a aprendizagem significativa da matemática para o aluno. Posteriormente, os erros dos estudantes em relação aos tópicos inicias do ensino dos números inteiros negativos serão analisados, visando a aproveitar essas concepções “errôneas” dos educandos no processo de ensino e aprendizagem dessa temática. Os resultados mostram importantes caminhos e considerações que podem, tanto para pesquisadores quanto para professores, aprofundar discussões acerca dessa tendência em Educação Matemática.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1221410.30612/tangram.v5i1.12214TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 160-1872595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214/8543Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniel Fernandes daRomão, Estaner Claro2022-03-30T02:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12214Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-03-30T02:54:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros |
title |
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros |
spellingShingle |
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros Silva, Daniel Fernandes da Educação Matemática. Erro. Números Negativos. Educação Matemática |
title_short |
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros |
title_full |
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros |
title_fullStr |
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros |
title_full_unstemmed |
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros |
title_sort |
O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros |
author |
Silva, Daniel Fernandes da |
author_facet |
Silva, Daniel Fernandes da Romão, Estaner Claro |
author_role |
author |
author2 |
Romão, Estaner Claro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniel Fernandes da Romão, Estaner Claro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Erro. Números Negativos. Educação Matemática |
topic |
Educação Matemática. Erro. Números Negativos. Educação Matemática |
description |
É comum observar na cultura escolar uma abordagem de exclusão do erro do aluno, demonstrando apenas a sua incapacidade em aprender determinado conteúdo. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de um estudo de caso visando a compreender a relação entre os erros cometidos pelos alunos e a potencialidade desses erros para uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é, inicialmente, fazer uma reflexão do erro no âmbito escolar, traçando um paralelo com a aprendizagem significativa da matemática para o aluno. Posteriormente, os erros dos estudantes em relação aos tópicos inicias do ensino dos números inteiros negativos serão analisados, visando a aproveitar essas concepções “errôneas” dos educandos no processo de ensino e aprendizagem dessa temática. Os resultados mostram importantes caminhos e considerações que podem, tanto para pesquisadores quanto para professores, aprofundar discussões acerca dessa tendência em Educação Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214 10.30612/tangram.v5i1.12214 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i1.12214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12214/8543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 160-187 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479914737664 |