A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castor Maciel, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais dos docentes das séries iniciais durante o período da escola nova no Rio de Janeiro, que na época era o Distrito Federal. Os saberes investigados foram sistematizados pela professora Maria dos Campos Reis, que atuou no planejamento de um programa matemática destinado as primeiras séries. Utilizamos como aporte teórico-metodológico: Borer (2017), Hofstetter, Schneuwly, Freymond (2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). A partir de fontes pesquisadas, identificou-se a expertise de Maria dos Reis Campos que sistematizou saberes para ensinar matemática, dentre os quais se destacou o método de projetos, que foi utilizado como estratégia utilizada na formação das normalistas do Distrito Federal.
id UFGD-9_63535597c5b6d387a2f61df6ee1575d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13431
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos ReisExpert. Saberes para ensinar. Método de projetos.História da Educação MatemáticaO presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais dos docentes das séries iniciais durante o período da escola nova no Rio de Janeiro, que na época era o Distrito Federal. Os saberes investigados foram sistematizados pela professora Maria dos Campos Reis, que atuou no planejamento de um programa matemática destinado as primeiras séries. Utilizamos como aporte teórico-metodológico: Borer (2017), Hofstetter, Schneuwly, Freymond (2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). A partir de fontes pesquisadas, identificou-se a expertise de Maria dos Reis Campos que sistematizou saberes para ensinar matemática, dentre os quais se destacou o método de projetos, que foi utilizado como estratégia utilizada na formação das normalistas do Distrito Federal.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1343110.30612/tangram.v4i3.13431TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 43-612595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431/7835Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastor Maciel, Paulo Roberto2021-06-29T18:56:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13431Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-06-29T18:56:54Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
title A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
spellingShingle A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
Castor Maciel, Paulo Roberto
Expert. Saberes para ensinar. Método de projetos.
História da Educação Matemática
title_short A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
title_full A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
title_fullStr A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
title_full_unstemmed A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
title_sort A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
author Castor Maciel, Paulo Roberto
author_facet Castor Maciel, Paulo Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castor Maciel, Paulo Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Expert. Saberes para ensinar. Método de projetos.
História da Educação Matemática
topic Expert. Saberes para ensinar. Método de projetos.
História da Educação Matemática
description O presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais dos docentes das séries iniciais durante o período da escola nova no Rio de Janeiro, que na época era o Distrito Federal. Os saberes investigados foram sistematizados pela professora Maria dos Campos Reis, que atuou no planejamento de um programa matemática destinado as primeiras séries. Utilizamos como aporte teórico-metodológico: Borer (2017), Hofstetter, Schneuwly, Freymond (2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). A partir de fontes pesquisadas, identificou-se a expertise de Maria dos Reis Campos que sistematizou saberes para ensinar matemática, dentre os quais se destacou o método de projetos, que foi utilizado como estratégia utilizada na formação das normalistas do Distrito Federal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431
10.30612/tangram.v4i3.13431
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i3.13431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431/7835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 43-61
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479988137984