A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais dos docentes das séries iniciais durante o período da escola nova no Rio de Janeiro, que na época era o Distrito Federal. Os saberes investigados foram sistematizados pela professora Maria dos Campos Reis, que atuou no planejamento de um programa matemática destinado as primeiras séries. Utilizamos como aporte teórico-metodológico: Borer (2017), Hofstetter, Schneuwly, Freymond (2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). A partir de fontes pesquisadas, identificou-se a expertise de Maria dos Reis Campos que sistematizou saberes para ensinar matemática, dentre os quais se destacou o método de projetos, que foi utilizado como estratégia utilizada na formação das normalistas do Distrito Federal. |
id |
UFGD-9_63535597c5b6d387a2f61df6ee1575d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13431 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos ReisExpert. Saberes para ensinar. Método de projetos.História da Educação MatemáticaO presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais dos docentes das séries iniciais durante o período da escola nova no Rio de Janeiro, que na época era o Distrito Federal. Os saberes investigados foram sistematizados pela professora Maria dos Campos Reis, que atuou no planejamento de um programa matemática destinado as primeiras séries. Utilizamos como aporte teórico-metodológico: Borer (2017), Hofstetter, Schneuwly, Freymond (2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). A partir de fontes pesquisadas, identificou-se a expertise de Maria dos Reis Campos que sistematizou saberes para ensinar matemática, dentre os quais se destacou o método de projetos, que foi utilizado como estratégia utilizada na formação das normalistas do Distrito Federal.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1343110.30612/tangram.v4i3.13431TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 43-612595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431/7835Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastor Maciel, Paulo Roberto2021-06-29T18:56:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13431Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-06-29T18:56:54Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis |
title |
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis |
spellingShingle |
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis Castor Maciel, Paulo Roberto Expert. Saberes para ensinar. Método de projetos. História da Educação Matemática |
title_short |
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis |
title_full |
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis |
title_fullStr |
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis |
title_full_unstemmed |
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis |
title_sort |
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis |
author |
Castor Maciel, Paulo Roberto |
author_facet |
Castor Maciel, Paulo Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castor Maciel, Paulo Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expert. Saberes para ensinar. Método de projetos. História da Educação Matemática |
topic |
Expert. Saberes para ensinar. Método de projetos. História da Educação Matemática |
description |
O presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais dos docentes das séries iniciais durante o período da escola nova no Rio de Janeiro, que na época era o Distrito Federal. Os saberes investigados foram sistematizados pela professora Maria dos Campos Reis, que atuou no planejamento de um programa matemática destinado as primeiras séries. Utilizamos como aporte teórico-metodológico: Borer (2017), Hofstetter, Schneuwly, Freymond (2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). A partir de fontes pesquisadas, identificou-se a expertise de Maria dos Reis Campos que sistematizou saberes para ensinar matemática, dentre os quais se destacou o método de projetos, que foi utilizado como estratégia utilizada na formação das normalistas do Distrito Federal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431 10.30612/tangram.v4i3.13431 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i3.13431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13431/7835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 43-61 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479988137984 |