Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, David Pires
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gaban, Artur Alberti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825
Resumo: O livro didático é uma importante ferramenta de auxílio ao professor, em particular, o de matemática para o professor de matemática. Este trabalho analisa como a Educação Financeira aparece nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio à luz dos ambientes de aprendizagem sugeridos por Ole Skovsmose em seus trabalhos de Educação Matemática Crítica. Percebe-se, nas atividades que tratam de Educação Financeira dessas coleções, a falta de equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem e também o fato de existirem atividades que, em sua grande maioria, não possuem potencial e/ou contextualização que favoreçam o entendimento ou que coloquem o aluno em uma posição de investigador. Destacam-sedados levantados sobre as atividades desses livros e exemplos de como é possível transformar uma atividade que sugere um ambiente de aprendizagem em outra que pode levar a um ambiente diferente cuja direção favoreça e estimule o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã.
id UFGD-9_695a9bb2a4a5c7ce86c2c92a1516cfa2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8825
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino MédioEducação FinanceiraAmbientes de aprendizagemLivro didáticoO livro didático é uma importante ferramenta de auxílio ao professor, em particular, o de matemática para o professor de matemática. Este trabalho analisa como a Educação Financeira aparece nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio à luz dos ambientes de aprendizagem sugeridos por Ole Skovsmose em seus trabalhos de Educação Matemática Crítica. Percebe-se, nas atividades que tratam de Educação Financeira dessas coleções, a falta de equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem e também o fato de existirem atividades que, em sua grande maioria, não possuem potencial e/ou contextualização que favoreçam o entendimento ou que coloquem o aluno em uma posição de investigador. Destacam-sedados levantados sobre as atividades desses livros e exemplos de como é possível transformar uma atividade que sugere um ambiente de aprendizagem em outra que pode levar a um ambiente diferente cuja direção favoreça e estimule o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/882510.30612/tangram.v2i1.8825TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 67-782595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825/4837Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, David PiresGaban, Artur Alberti2018-12-14T13:39:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8825Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-12-14T13:39:31Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
title Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
spellingShingle Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
Dias, David Pires
Educação Financeira
Ambientes de aprendizagem
Livro didático
title_short Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
title_full Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
title_fullStr Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
title_full_unstemmed Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
title_sort Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
author Dias, David Pires
author_facet Dias, David Pires
Gaban, Artur Alberti
author_role author
author2 Gaban, Artur Alberti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, David Pires
Gaban, Artur Alberti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Ambientes de aprendizagem
Livro didático
topic Educação Financeira
Ambientes de aprendizagem
Livro didático
description O livro didático é uma importante ferramenta de auxílio ao professor, em particular, o de matemática para o professor de matemática. Este trabalho analisa como a Educação Financeira aparece nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio à luz dos ambientes de aprendizagem sugeridos por Ole Skovsmose em seus trabalhos de Educação Matemática Crítica. Percebe-se, nas atividades que tratam de Educação Financeira dessas coleções, a falta de equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem e também o fato de existirem atividades que, em sua grande maioria, não possuem potencial e/ou contextualização que favoreçam o entendimento ou que coloquem o aluno em uma posição de investigador. Destacam-sedados levantados sobre as atividades desses livros e exemplos de como é possível transformar uma atividade que sugere um ambiente de aprendizagem em outra que pode levar a um ambiente diferente cuja direção favoreça e estimule o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825
10.30612/tangram.v2i1.8825
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i1.8825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825/4837
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 67-78
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479519424512