Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825 |
Resumo: | O livro didático é uma importante ferramenta de auxílio ao professor, em particular, o de matemática para o professor de matemática. Este trabalho analisa como a Educação Financeira aparece nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio à luz dos ambientes de aprendizagem sugeridos por Ole Skovsmose em seus trabalhos de Educação Matemática Crítica. Percebe-se, nas atividades que tratam de Educação Financeira dessas coleções, a falta de equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem e também o fato de existirem atividades que, em sua grande maioria, não possuem potencial e/ou contextualização que favoreçam o entendimento ou que coloquem o aluno em uma posição de investigador. Destacam-sedados levantados sobre as atividades desses livros e exemplos de como é possível transformar uma atividade que sugere um ambiente de aprendizagem em outra que pode levar a um ambiente diferente cuja direção favoreça e estimule o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã. |
id |
UFGD-9_695a9bb2a4a5c7ce86c2c92a1516cfa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8825 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino MédioEducação FinanceiraAmbientes de aprendizagemLivro didáticoO livro didático é uma importante ferramenta de auxílio ao professor, em particular, o de matemática para o professor de matemática. Este trabalho analisa como a Educação Financeira aparece nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio à luz dos ambientes de aprendizagem sugeridos por Ole Skovsmose em seus trabalhos de Educação Matemática Crítica. Percebe-se, nas atividades que tratam de Educação Financeira dessas coleções, a falta de equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem e também o fato de existirem atividades que, em sua grande maioria, não possuem potencial e/ou contextualização que favoreçam o entendimento ou que coloquem o aluno em uma posição de investigador. Destacam-sedados levantados sobre as atividades desses livros e exemplos de como é possível transformar uma atividade que sugere um ambiente de aprendizagem em outra que pode levar a um ambiente diferente cuja direção favoreça e estimule o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/882510.30612/tangram.v2i1.8825TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 67-782595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825/4837Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, David PiresGaban, Artur Alberti2018-12-14T13:39:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8825Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-12-14T13:39:31Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio |
title |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio |
spellingShingle |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio Dias, David Pires Educação Financeira Ambientes de aprendizagem Livro didático |
title_short |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio |
title_full |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio |
title_fullStr |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio |
title_sort |
Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio |
author |
Dias, David Pires |
author_facet |
Dias, David Pires Gaban, Artur Alberti |
author_role |
author |
author2 |
Gaban, Artur Alberti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, David Pires Gaban, Artur Alberti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Financeira Ambientes de aprendizagem Livro didático |
topic |
Educação Financeira Ambientes de aprendizagem Livro didático |
description |
O livro didático é uma importante ferramenta de auxílio ao professor, em particular, o de matemática para o professor de matemática. Este trabalho analisa como a Educação Financeira aparece nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio à luz dos ambientes de aprendizagem sugeridos por Ole Skovsmose em seus trabalhos de Educação Matemática Crítica. Percebe-se, nas atividades que tratam de Educação Financeira dessas coleções, a falta de equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem e também o fato de existirem atividades que, em sua grande maioria, não possuem potencial e/ou contextualização que favoreçam o entendimento ou que coloquem o aluno em uma posição de investigador. Destacam-sedados levantados sobre as atividades desses livros e exemplos de como é possível transformar uma atividade que sugere um ambiente de aprendizagem em outra que pode levar a um ambiente diferente cuja direção favoreça e estimule o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825 10.30612/tangram.v2i1.8825 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v2i1.8825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825/4837 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 67-78 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479519424512 |