A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10242 |
Resumo: | O presente trabalho aborda um relato de experiência de uma tarefa sobre o ensino de frações com uma aluna cega, em uma turma de 4ª ano do ensino fundamental. Durante a tarefa, foram desenvolvidos os conceitos de parte-todo, medida e razão com o auxílio de material manipulativo. Usamos como referencial teórico para a elaboração da tarefa os estudos de Walle (2009) e o fascículo 4 - Frações do Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Letramento, além dos referenciais que esclarecem os mecanismos cognitivos de crianças portadora de deficiência. Nessa experiência pudemos perceber a importância da mediação e intervenção do professor em relação à sistematização do conceito de fração. |
id |
UFGD-9_81b614a1268f5d0fe0fbe99d59018094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10242 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueiraEducação Matemática. Frações. Materiais manipuláveisO presente trabalho aborda um relato de experiência de uma tarefa sobre o ensino de frações com uma aluna cega, em uma turma de 4ª ano do ensino fundamental. Durante a tarefa, foram desenvolvidos os conceitos de parte-todo, medida e razão com o auxílio de material manipulativo. Usamos como referencial teórico para a elaboração da tarefa os estudos de Walle (2009) e o fascículo 4 - Frações do Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Letramento, além dos referenciais que esclarecem os mecanismos cognitivos de crianças portadora de deficiência. Nessa experiência pudemos perceber a importância da mediação e intervenção do professor em relação à sistematização do conceito de fração. Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1024210.30612/tangram.v2i3.10242TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 103-1132595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10242/5358Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiné, Valdete Aparecida do AmaralCoutinho, Maria Dolores Martins da Cunha2020-07-07T09:33:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10242Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-07T09:33:08Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira |
title |
A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira |
spellingShingle |
A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira Miné, Valdete Aparecida do Amaral Educação Matemática. Frações. Materiais manipuláveis |
title_short |
A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira |
title_full |
A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira |
title_fullStr |
A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira |
title_full_unstemmed |
A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira |
title_sort |
A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira |
author |
Miné, Valdete Aparecida do Amaral |
author_facet |
Miné, Valdete Aparecida do Amaral Coutinho, Maria Dolores Martins da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Maria Dolores Martins da Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miné, Valdete Aparecida do Amaral Coutinho, Maria Dolores Martins da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Frações. Materiais manipuláveis |
topic |
Educação Matemática. Frações. Materiais manipuláveis |
description |
O presente trabalho aborda um relato de experiência de uma tarefa sobre o ensino de frações com uma aluna cega, em uma turma de 4ª ano do ensino fundamental. Durante a tarefa, foram desenvolvidos os conceitos de parte-todo, medida e razão com o auxílio de material manipulativo. Usamos como referencial teórico para a elaboração da tarefa os estudos de Walle (2009) e o fascículo 4 - Frações do Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Letramento, além dos referenciais que esclarecem os mecanismos cognitivos de crianças portadora de deficiência. Nessa experiência pudemos perceber a importância da mediação e intervenção do professor em relação à sistematização do conceito de fração. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10242 10.30612/tangram.v2i3.10242 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10242 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v2i3.10242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10242/5358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 103-113 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479560318976 |