A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trintin, Tatiane Buckôr
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amorim, Tales Emilio Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292
Resumo: O presente artigo resultou de uma pesquisa com alunos do sexto ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, em Camaquã, RS. O objetivo foi pesquisar as contribuições que os jogos podem trazer para melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações e na relação destes com números decimais e porcentagens. Foram desenvolvidas ao longo da pesquisa seis etapas: aplicação de um questionário; pesquisas; ensino de frações por jogos já existentes; construção de jogos pela educadora; construção de jogos pelos alunos e avaliações. Para o conjunto de dados analisados fez-se o uso dos seguintes instrumentos: questionários, diário de campo, avaliações e pareceres. Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo uma maior interação entre os alunos, fatores estes que contribuíram para uma melhora na aprendizagem do conteúdo frações.
id IFRS-2_ed8790d9bccc7107e9d22bec539c3819
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1292
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogosEnsino de MatemáticaFraçõesJogosO presente artigo resultou de uma pesquisa com alunos do sexto ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, em Camaquã, RS. O objetivo foi pesquisar as contribuições que os jogos podem trazer para melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações e na relação destes com números decimais e porcentagens. Foram desenvolvidas ao longo da pesquisa seis etapas: aplicação de um questionário; pesquisas; ensino de frações por jogos já existentes; construção de jogos pela educadora; construção de jogos pelos alunos e avaliações. Para o conjunto de dados analisados fez-se o uso dos seguintes instrumentos: questionários, diário de campo, avaliações e pareceres. Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo uma maior interação entre os alunos, fatores estes que contribuíram para uma melhora na aprendizagem do conteúdo frações.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/129210.35819/remat2016v2i1id1292REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 113-127REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 113-127REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 113-1272447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292/1111Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTrintin, Tatiane BuckôrAmorim, Tales Emilio Costa2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1292Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
title A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
spellingShingle A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
Trintin, Tatiane Buckôr
Ensino de Matemática
Frações
Jogos
title_short A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
title_full A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
title_fullStr A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
title_full_unstemmed A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
title_sort A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
author Trintin, Tatiane Buckôr
author_facet Trintin, Tatiane Buckôr
Amorim, Tales Emilio Costa
author_role author
author2 Amorim, Tales Emilio Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trintin, Tatiane Buckôr
Amorim, Tales Emilio Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Frações
Jogos
topic Ensino de Matemática
Frações
Jogos
description O presente artigo resultou de uma pesquisa com alunos do sexto ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, em Camaquã, RS. O objetivo foi pesquisar as contribuições que os jogos podem trazer para melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações e na relação destes com números decimais e porcentagens. Foram desenvolvidas ao longo da pesquisa seis etapas: aplicação de um questionário; pesquisas; ensino de frações por jogos já existentes; construção de jogos pela educadora; construção de jogos pelos alunos e avaliações. Para o conjunto de dados analisados fez-se o uso dos seguintes instrumentos: questionários, diário de campo, avaliações e pareceres. Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo uma maior interação entre os alunos, fatores estes que contribuíram para uma melhora na aprendizagem do conteúdo frações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292
10.35819/remat2016v2i1id1292
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i1id1292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292/1111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 113-127
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 113-127
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 113-127
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705159458816