Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393 |
Resumo: | A geometria está sempre presente em todos os lugares, faz parte do nosso cotidiano, portanto, torna-se um conteúdo indispensável na construção e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Diante da necessidade de (re) significar alguns conceitos geométricos, principalmente o que diz respeito ao conceito de área, a pesquisa aqui desenvolvida busca apresentar uma estratégia de ensino capaz de auxiliar de forma significativa o ensino-aprendizagem do cálculo de áreas de figuras planas com o auxílio do Geoplano e algumas aplicações do teorema de Pick, a pesquisa possui um caráter qualitativo, cujo objetivo é compreende a lógica interna dos grupos, ou seja, a pesquisa enfatizando a valorização do sujeito. Pôde ser observado ao longo da pesquisa que o uso de materiais concretos como o Geoplano as aulas de geometria podem ser de maior aproveitamento, levando a um maior rendimento na aprendizagem. |
id |
UFGD-9_88daac408497c5870766d908b0cb9bc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9393 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de PickGeometria. Área. Figuras planas.A geometria está sempre presente em todos os lugares, faz parte do nosso cotidiano, portanto, torna-se um conteúdo indispensável na construção e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Diante da necessidade de (re) significar alguns conceitos geométricos, principalmente o que diz respeito ao conceito de área, a pesquisa aqui desenvolvida busca apresentar uma estratégia de ensino capaz de auxiliar de forma significativa o ensino-aprendizagem do cálculo de áreas de figuras planas com o auxílio do Geoplano e algumas aplicações do teorema de Pick, a pesquisa possui um caráter qualitativo, cujo objetivo é compreende a lógica interna dos grupos, ou seja, a pesquisa enfatizando a valorização do sujeito. Pôde ser observado ao longo da pesquisa que o uso de materiais concretos como o Geoplano as aulas de geometria podem ser de maior aproveitamento, levando a um maior rendimento na aprendizagem.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/939310.30612/tangram.v2i3.9393TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 68-872595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393/5355Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGazire, Eliane ScheidCabral, Sabrina Alves BoldriniTeixeira, Bruna das Graças Ferreira Soares2020-07-07T09:14:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9393Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-07T09:14:36Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick |
title |
Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick |
spellingShingle |
Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick Gazire, Eliane Scheid Geometria. Área. Figuras planas. |
title_short |
Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick |
title_full |
Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick |
title_fullStr |
Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick |
title_full_unstemmed |
Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick |
title_sort |
Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick |
author |
Gazire, Eliane Scheid |
author_facet |
Gazire, Eliane Scheid Cabral, Sabrina Alves Boldrini Teixeira, Bruna das Graças Ferreira Soares |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Sabrina Alves Boldrini Teixeira, Bruna das Graças Ferreira Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gazire, Eliane Scheid Cabral, Sabrina Alves Boldrini Teixeira, Bruna das Graças Ferreira Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria. Área. Figuras planas. |
topic |
Geometria. Área. Figuras planas. |
description |
A geometria está sempre presente em todos os lugares, faz parte do nosso cotidiano, portanto, torna-se um conteúdo indispensável na construção e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Diante da necessidade de (re) significar alguns conceitos geométricos, principalmente o que diz respeito ao conceito de área, a pesquisa aqui desenvolvida busca apresentar uma estratégia de ensino capaz de auxiliar de forma significativa o ensino-aprendizagem do cálculo de áreas de figuras planas com o auxílio do Geoplano e algumas aplicações do teorema de Pick, a pesquisa possui um caráter qualitativo, cujo objetivo é compreende a lógica interna dos grupos, ou seja, a pesquisa enfatizando a valorização do sujeito. Pôde ser observado ao longo da pesquisa que o uso de materiais concretos como o Geoplano as aulas de geometria podem ser de maior aproveitamento, levando a um maior rendimento na aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393 10.30612/tangram.v2i3.9393 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v2i3.9393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393/5355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 68-87 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479545638912 |