Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazire, Eliane Scheid
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cabral, Sabrina Alves Boldrini, Teixeira, Bruna das Graças Ferreira Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393
Resumo: A geometria está sempre presente em todos os lugares, faz parte do nosso cotidiano, portanto, torna-se um conteúdo indispensável na construção e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Diante da necessidade de (re) significar alguns conceitos geométricos, principalmente o que diz respeito ao conceito de área, a pesquisa aqui desenvolvida busca apresentar uma estratégia de ensino capaz de auxiliar de forma significativa o ensino-aprendizagem do cálculo de áreas de figuras planas com o auxílio do Geoplano e algumas aplicações do teorema de Pick, a pesquisa possui um caráter qualitativo, cujo objetivo é compreende a lógica interna dos grupos, ou seja, a pesquisa enfatizando a valorização do sujeito. Pôde ser observado ao longo da pesquisa que o uso de materiais concretos como o Geoplano as aulas de geometria podem ser de maior aproveitamento, levando a um maior rendimento na aprendizagem.
id UFGD-9_88daac408497c5870766d908b0cb9bc4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9393
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de PickGeometria. Área. Figuras planas.A geometria está sempre presente em todos os lugares, faz parte do nosso cotidiano, portanto, torna-se um conteúdo indispensável na construção e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Diante da necessidade de (re) significar alguns conceitos geométricos, principalmente o que diz respeito ao conceito de área, a pesquisa aqui desenvolvida busca apresentar uma estratégia de ensino capaz de auxiliar de forma significativa o ensino-aprendizagem do cálculo de áreas de figuras planas com o auxílio do Geoplano e algumas aplicações do teorema de Pick, a pesquisa possui um caráter qualitativo, cujo objetivo é compreende a lógica interna dos grupos, ou seja, a pesquisa enfatizando a valorização do sujeito. Pôde ser observado ao longo da pesquisa que o uso de materiais concretos como o Geoplano as aulas de geometria podem ser de maior aproveitamento, levando a um maior rendimento na aprendizagem.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/939310.30612/tangram.v2i3.9393TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 68-872595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393/5355Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGazire, Eliane ScheidCabral, Sabrina Alves BoldriniTeixeira, Bruna das Graças Ferreira Soares2020-07-07T09:14:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9393Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-07T09:14:36Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick
title Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick
spellingShingle Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick
Gazire, Eliane Scheid
Geometria. Área. Figuras planas.
title_short Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick
title_full Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick
title_fullStr Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick
title_full_unstemmed Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick
title_sort Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick
author Gazire, Eliane Scheid
author_facet Gazire, Eliane Scheid
Cabral, Sabrina Alves Boldrini
Teixeira, Bruna das Graças Ferreira Soares
author_role author
author2 Cabral, Sabrina Alves Boldrini
Teixeira, Bruna das Graças Ferreira Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazire, Eliane Scheid
Cabral, Sabrina Alves Boldrini
Teixeira, Bruna das Graças Ferreira Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria. Área. Figuras planas.
topic Geometria. Área. Figuras planas.
description A geometria está sempre presente em todos os lugares, faz parte do nosso cotidiano, portanto, torna-se um conteúdo indispensável na construção e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Diante da necessidade de (re) significar alguns conceitos geométricos, principalmente o que diz respeito ao conceito de área, a pesquisa aqui desenvolvida busca apresentar uma estratégia de ensino capaz de auxiliar de forma significativa o ensino-aprendizagem do cálculo de áreas de figuras planas com o auxílio do Geoplano e algumas aplicações do teorema de Pick, a pesquisa possui um caráter qualitativo, cujo objetivo é compreende a lógica interna dos grupos, ou seja, a pesquisa enfatizando a valorização do sujeito. Pôde ser observado ao longo da pesquisa que o uso de materiais concretos como o Geoplano as aulas de geometria podem ser de maior aproveitamento, levando a um maior rendimento na aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393
10.30612/tangram.v2i3.9393
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i3.9393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9393/5355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 68-87
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479545638912