Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Andrea Stephanie Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Wenderson Ferreira, Lyra-silva, Gene Maria Vieira, Cedro, Wellington Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10968
Resumo: Esse artigo tem como objetivo relatar nossa experiência de ensino de álgebra a estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. A proposta de nosso trabalho era analisar as respostas dos alunos buscando entender como eles lidam com as dificuldades encontradas ao resolverem os problemas relacionados aos sistemas de equações lineares. Como resultado, conseguimos que a maioria da turma conseguisse entender os processos da resolução dos sistemas de equação do primeiro grau, havendo grande participação da turma, trabalho coletivo e interesse pelo conteúdo e passaram a prestar mais atenção nas aulas para que conseguissem vencer seu adversário nos jogos seguintes.
id UFGD-9_8bbf59a6d56a3a9086386514f4687445
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10968
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações linearesJugando con Álgebra: el uso de juegos en la enseñanza de sistemas de ecuaciones linealesPlaying with Algebra: The use of games in teaching of systems of linear equationsEnsino de Álgebra. Jogos na matemática. Sistemas de equações lineares.Enseñanza de álgebra. Juegos de matemáticas. Sistemas de ecuaciones lineales.Teaching algebra. Mathematics games. Systems of linear equations.Esse artigo tem como objetivo relatar nossa experiência de ensino de álgebra a estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. A proposta de nosso trabalho era analisar as respostas dos alunos buscando entender como eles lidam com as dificuldades encontradas ao resolverem os problemas relacionados aos sistemas de equações lineares. Como resultado, conseguimos que a maioria da turma conseguisse entender os processos da resolução dos sistemas de equação do primeiro grau, havendo grande participação da turma, trabalho coletivo e interesse pelo conteúdo e passaram a prestar mais atenção nas aulas para que conseguissem vencer seu adversário nos jogos seguintes.Este artículo tiene como objetivo reportar la experiencia de enseñar álgebra a estudiantes de octavo grado de la escuela primaria. El propósito del trabajo es analizar las respuestas de los estudiantes buscando comprender cómo afrontan las dificultades encontradas en la resolución de problemas relacionados con sistemas de ecuaciones lineales. Como resultado, se observó que la mayoría de la clase comprendió los procesos de resolución de los sistemas de ecuaciones polinomiales de primer grado, así como una notable participación de la clase, generada por el aumento de su nivel de interés en la resolución de las tareas. Además, hay una mejora en la cooperación entre estudiantes.This article aims to report the experience of teaching algebra to students in the eighth grade of elementary school. The purpose of the work is to analyze the students' responses seeking to understand how they deal with the difficulties encountered when solving problems related to systems of linear equations. As a result, it was observed that the majority of the class understood the processes of solving the systems of polynomial equations of the first degree, as well as a remarkable participation of the class, generated by the increase in their level of interest in solving the tasks. In addition, there is an improvement in cooperation between students.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1096810.30612/tangram.v3i4.10968TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 173-1892595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10968/6515Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Andrea Stephanie MoreiraOliveira, Wenderson FerreiraLyra-silva, Gene Maria VieiraCedro, Wellington Lima2020-12-15T08:47:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10968Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:06Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares
Jugando con Álgebra: el uso de juegos en la enseñanza de sistemas de ecuaciones lineales
Playing with Algebra: The use of games in teaching of systems of linear equations
title Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares
spellingShingle Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares
Rosa, Andrea Stephanie Moreira
Ensino de Álgebra. Jogos na matemática. Sistemas de equações lineares.
Enseñanza de álgebra. Juegos de matemáticas. Sistemas de ecuaciones lineales.
Teaching algebra. Mathematics games. Systems of linear equations.
title_short Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares
title_full Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares
title_fullStr Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares
title_full_unstemmed Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares
title_sort Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares
author Rosa, Andrea Stephanie Moreira
author_facet Rosa, Andrea Stephanie Moreira
Oliveira, Wenderson Ferreira
Lyra-silva, Gene Maria Vieira
Cedro, Wellington Lima
author_role author
author2 Oliveira, Wenderson Ferreira
Lyra-silva, Gene Maria Vieira
Cedro, Wellington Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Andrea Stephanie Moreira
Oliveira, Wenderson Ferreira
Lyra-silva, Gene Maria Vieira
Cedro, Wellington Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Álgebra. Jogos na matemática. Sistemas de equações lineares.
Enseñanza de álgebra. Juegos de matemáticas. Sistemas de ecuaciones lineales.
Teaching algebra. Mathematics games. Systems of linear equations.
topic Ensino de Álgebra. Jogos na matemática. Sistemas de equações lineares.
Enseñanza de álgebra. Juegos de matemáticas. Sistemas de ecuaciones lineales.
Teaching algebra. Mathematics games. Systems of linear equations.
description Esse artigo tem como objetivo relatar nossa experiência de ensino de álgebra a estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. A proposta de nosso trabalho era analisar as respostas dos alunos buscando entender como eles lidam com as dificuldades encontradas ao resolverem os problemas relacionados aos sistemas de equações lineares. Como resultado, conseguimos que a maioria da turma conseguisse entender os processos da resolução dos sistemas de equação do primeiro grau, havendo grande participação da turma, trabalho coletivo e interesse pelo conteúdo e passaram a prestar mais atenção nas aulas para que conseguissem vencer seu adversário nos jogos seguintes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10968
10.30612/tangram.v3i4.10968
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10968
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i4.10968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10968/6515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 173-189
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479587581952