A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530 |
Resumo: | Neste texto, apresentamos os resultados de dois projetos subsequentes de Iniciação Científica desenvolvidos por aluno e alunas da Licenciatura em Matemática, envolvidos em um projeto de extensão denominado “Saberes em diálogo: comunidade, escola, universidade na construção da educação escolar quilombola de Barra do Turvo (SP). Em ambos os projetos, valemo-nos do levantamento bibliográfico em portais institucionais, como descreveremos no texto, para identificar, ainda que panoramicamente no segundo caso, as características, as convergências e as singularidades que se anunciam na produção de conhecimento em âmbito acadêmico, no Brasil, sobre a educação escolar quilombola e a educação matemática nesse contexto. Os resultados alcançados nos permitem algumas inferências relevantes sobre a temática, dentre os quais um bom exemplo consiste na percepção de que a Lei Federal 10.639/2003 implicou um adensamento na produção acadêmica, bem como o fazem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Essa percepção, contudo, é discutida em contraponto com o fato de ainda haver poucos registros e estudos realizados com docentes, suas práticas pedagógicas e das possíveis relações a serem estabelecidas na educação matemática. Por isso, mostrou-se relevante a elaboração de um quadro das práticas elaboradas por meio do referido projeto de extensão e aquelas já disponíveis na literatura acadêmica. De forma panorâmica, também apresentamos os resultados da primeira aproximação das dissertações e teses produzidas no Brasil com a referida temática. |
id |
UFGD-9_a72b4b3f29074e9f46938f3db6ca2d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17530 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficosEducação escolar quilombolaSaberes em diálogoLevantamento bibliográficoEducação MatemáticaNeste texto, apresentamos os resultados de dois projetos subsequentes de Iniciação Científica desenvolvidos por aluno e alunas da Licenciatura em Matemática, envolvidos em um projeto de extensão denominado “Saberes em diálogo: comunidade, escola, universidade na construção da educação escolar quilombola de Barra do Turvo (SP). Em ambos os projetos, valemo-nos do levantamento bibliográfico em portais institucionais, como descreveremos no texto, para identificar, ainda que panoramicamente no segundo caso, as características, as convergências e as singularidades que se anunciam na produção de conhecimento em âmbito acadêmico, no Brasil, sobre a educação escolar quilombola e a educação matemática nesse contexto. Os resultados alcançados nos permitem algumas inferências relevantes sobre a temática, dentre os quais um bom exemplo consiste na percepção de que a Lei Federal 10.639/2003 implicou um adensamento na produção acadêmica, bem como o fazem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Essa percepção, contudo, é discutida em contraponto com o fato de ainda haver poucos registros e estudos realizados com docentes, suas práticas pedagógicas e das possíveis relações a serem estabelecidas na educação matemática. Por isso, mostrou-se relevante a elaboração de um quadro das práticas elaboradas por meio do referido projeto de extensão e aquelas já disponíveis na literatura acadêmica. De forma panorâmica, também apresentamos os resultados da primeira aproximação das dissertações e teses produzidas no Brasil com a referida temática.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1753010.30612/tangram.v6i3.17530TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2023); 167-1892595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530/9712https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessValle, Julio CesarMaciel, Isabela BlancoTersariolli, Paula MendesCoelho, André Rosenbaum2024-02-08T18:17:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17530Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T18:17:24Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos |
title |
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos |
spellingShingle |
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos Valle, Julio Cesar Educação escolar quilombola Saberes em diálogo Levantamento bibliográfico Educação Matemática |
title_short |
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos |
title_full |
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos |
title_fullStr |
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos |
title_full_unstemmed |
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos |
title_sort |
A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos |
author |
Valle, Julio Cesar |
author_facet |
Valle, Julio Cesar Maciel, Isabela Blanco Tersariolli, Paula Mendes Coelho, André Rosenbaum |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Isabela Blanco Tersariolli, Paula Mendes Coelho, André Rosenbaum |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valle, Julio Cesar Maciel, Isabela Blanco Tersariolli, Paula Mendes Coelho, André Rosenbaum |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar quilombola Saberes em diálogo Levantamento bibliográfico Educação Matemática |
topic |
Educação escolar quilombola Saberes em diálogo Levantamento bibliográfico Educação Matemática |
description |
Neste texto, apresentamos os resultados de dois projetos subsequentes de Iniciação Científica desenvolvidos por aluno e alunas da Licenciatura em Matemática, envolvidos em um projeto de extensão denominado “Saberes em diálogo: comunidade, escola, universidade na construção da educação escolar quilombola de Barra do Turvo (SP). Em ambos os projetos, valemo-nos do levantamento bibliográfico em portais institucionais, como descreveremos no texto, para identificar, ainda que panoramicamente no segundo caso, as características, as convergências e as singularidades que se anunciam na produção de conhecimento em âmbito acadêmico, no Brasil, sobre a educação escolar quilombola e a educação matemática nesse contexto. Os resultados alcançados nos permitem algumas inferências relevantes sobre a temática, dentre os quais um bom exemplo consiste na percepção de que a Lei Federal 10.639/2003 implicou um adensamento na produção acadêmica, bem como o fazem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Essa percepção, contudo, é discutida em contraponto com o fato de ainda haver poucos registros e estudos realizados com docentes, suas práticas pedagógicas e das possíveis relações a serem estabelecidas na educação matemática. Por isso, mostrou-se relevante a elaboração de um quadro das práticas elaboradas por meio do referido projeto de extensão e aquelas já disponíveis na literatura acadêmica. De forma panorâmica, também apresentamos os resultados da primeira aproximação das dissertações e teses produzidas no Brasil com a referida temática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530 10.30612/tangram.v6i3.17530 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v6i3.17530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17530/9712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2023); 167-189 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480251330560 |