Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860 |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre a relevância da Educação Financeira para estudantes do ensino básico e tem como objetivo investigar como eles controlam suas finanças, trazendo à tona uma discussão à luz da modernidade líquida de Bauman (2001). Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede particular, sendo 35 alunos participantes. Foram aplicadas problematizações com o intuito de identificar e analisar seus conhecimentos sobre Educação Financeira. Com base nas respostas das atividades foi possível compreender a relação dos alunos com os recursos financeiros e, para obter uma análise do entendimento dos jovens com relação à Educação Financeira, foi estabelecer algumas estratégias no sentido de orientá-los em suas limitações financeiras. Logo após análise dos dados foi possível constatar uma dificuldade dos alunos no desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Concluiu-se que é importante que os alunos sejam educados financeiramente, pois assim, torna-se possível um planejamento em prol da qualidade de vida, em especial, a financeira. Estes resultados foram refletidos e discutidos à luz da concepção de Bauman (2001, 2008) a respeito da sociedade “líquida” e, inspirado na Teoria Das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), já que envolveram situações em sala de aula, com aluno, com professor e com o saber matemático. |
id |
UFGD-9_a9ba12ed83c515983386ae518c4bf161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8860 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de ReflexãoEducação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo.Este trabalho discorre sobre a relevância da Educação Financeira para estudantes do ensino básico e tem como objetivo investigar como eles controlam suas finanças, trazendo à tona uma discussão à luz da modernidade líquida de Bauman (2001). Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede particular, sendo 35 alunos participantes. Foram aplicadas problematizações com o intuito de identificar e analisar seus conhecimentos sobre Educação Financeira. Com base nas respostas das atividades foi possível compreender a relação dos alunos com os recursos financeiros e, para obter uma análise do entendimento dos jovens com relação à Educação Financeira, foi estabelecer algumas estratégias no sentido de orientá-los em suas limitações financeiras. Logo após análise dos dados foi possível constatar uma dificuldade dos alunos no desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Concluiu-se que é importante que os alunos sejam educados financeiramente, pois assim, torna-se possível um planejamento em prol da qualidade de vida, em especial, a financeira. Estes resultados foram refletidos e discutidos à luz da concepção de Bauman (2001, 2008) a respeito da sociedade “líquida” e, inspirado na Teoria Das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), já que envolveram situações em sala de aula, com aluno, com professor e com o saber matemático.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/886010.30612/tangram.v2i3.8860TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 03-152595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860/5351Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Luiz Felipe GonçalvesSilva, Bruno Pereira de MatosPereira, John Anderson FerreiraRodrigues, Chang Kuo2020-06-30T16:35:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8860Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-06-30T16:35:55Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão |
title |
Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão |
spellingShingle |
Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves Educação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo. |
title_short |
Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão |
title_full |
Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão |
title_fullStr |
Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão |
title_full_unstemmed |
Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão |
title_sort |
Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão |
author |
Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves |
author_facet |
Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves Silva, Bruno Pereira de Matos Pereira, John Anderson Ferreira Rodrigues, Chang Kuo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bruno Pereira de Matos Pereira, John Anderson Ferreira Rodrigues, Chang Kuo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves Silva, Bruno Pereira de Matos Pereira, John Anderson Ferreira Rodrigues, Chang Kuo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo. |
topic |
Educação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo. |
description |
Este trabalho discorre sobre a relevância da Educação Financeira para estudantes do ensino básico e tem como objetivo investigar como eles controlam suas finanças, trazendo à tona uma discussão à luz da modernidade líquida de Bauman (2001). Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede particular, sendo 35 alunos participantes. Foram aplicadas problematizações com o intuito de identificar e analisar seus conhecimentos sobre Educação Financeira. Com base nas respostas das atividades foi possível compreender a relação dos alunos com os recursos financeiros e, para obter uma análise do entendimento dos jovens com relação à Educação Financeira, foi estabelecer algumas estratégias no sentido de orientá-los em suas limitações financeiras. Logo após análise dos dados foi possível constatar uma dificuldade dos alunos no desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Concluiu-se que é importante que os alunos sejam educados financeiramente, pois assim, torna-se possível um planejamento em prol da qualidade de vida, em especial, a financeira. Estes resultados foram refletidos e discutidos à luz da concepção de Bauman (2001, 2008) a respeito da sociedade “líquida” e, inspirado na Teoria Das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), já que envolveram situações em sala de aula, com aluno, com professor e com o saber matemático. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860 10.30612/tangram.v2i3.8860 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v2i3.8860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860/5351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 03-15 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479530958848 |