Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Bruno Pereira de Matos, Pereira, John Anderson Ferreira, Rodrigues, Chang Kuo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860
Resumo: Este trabalho discorre sobre a relevância da Educação Financeira para estudantes do ensino básico e tem como objetivo investigar como eles controlam suas finanças, trazendo à tona uma discussão à luz da modernidade líquida de Bauman (2001). Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede particular, sendo 35 alunos participantes. Foram aplicadas problematizações com o intuito de identificar e analisar seus conhecimentos sobre Educação Financeira. Com base nas respostas das atividades foi possível compreender a relação dos alunos com os recursos financeiros e, para obter uma análise do entendimento dos jovens com relação à Educação Financeira, foi estabelecer algumas estratégias no sentido de orientá-los em suas limitações financeiras. Logo após análise dos dados foi possível constatar uma dificuldade dos alunos no desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Concluiu-se que é importante que os alunos sejam educados financeiramente, pois assim, torna-se possível um planejamento em prol da qualidade de vida, em especial, a financeira. Estes resultados foram refletidos e discutidos à luz da concepção de Bauman (2001, 2008) a respeito da sociedade “líquida” e, inspirado na Teoria Das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), já que envolveram situações em sala de aula, com aluno, com professor e com o saber matemático.
id UFGD-9_a9ba12ed83c515983386ae518c4bf161
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8860
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de ReflexãoEducação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo.Este trabalho discorre sobre a relevância da Educação Financeira para estudantes do ensino básico e tem como objetivo investigar como eles controlam suas finanças, trazendo à tona uma discussão à luz da modernidade líquida de Bauman (2001). Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede particular, sendo 35 alunos participantes. Foram aplicadas problematizações com o intuito de identificar e analisar seus conhecimentos sobre Educação Financeira. Com base nas respostas das atividades foi possível compreender a relação dos alunos com os recursos financeiros e, para obter uma análise do entendimento dos jovens com relação à Educação Financeira, foi estabelecer algumas estratégias no sentido de orientá-los em suas limitações financeiras. Logo após análise dos dados foi possível constatar uma dificuldade dos alunos no desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Concluiu-se que é importante que os alunos sejam educados financeiramente, pois assim, torna-se possível um planejamento em prol da qualidade de vida, em especial, a financeira. Estes resultados foram refletidos e discutidos à luz da concepção de Bauman (2001, 2008) a respeito da sociedade “líquida” e, inspirado na Teoria Das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), já que envolveram situações em sala de aula, com aluno, com professor e com o saber matemático.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/886010.30612/tangram.v2i3.8860TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 03-152595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860/5351Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Luiz Felipe GonçalvesSilva, Bruno Pereira de MatosPereira, John Anderson FerreiraRodrigues, Chang Kuo2020-06-30T16:35:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8860Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-06-30T16:35:55Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão
title Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão
spellingShingle Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão
Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves
Educação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo.
title_short Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão
title_full Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão
title_fullStr Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão
title_full_unstemmed Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão
title_sort Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão
author Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves
author_facet Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves
Silva, Bruno Pereira de Matos
Pereira, John Anderson Ferreira
Rodrigues, Chang Kuo
author_role author
author2 Silva, Bruno Pereira de Matos
Pereira, John Anderson Ferreira
Rodrigues, Chang Kuo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves
Silva, Bruno Pereira de Matos
Pereira, John Anderson Ferreira
Rodrigues, Chang Kuo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo.
topic Educação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo.
description Este trabalho discorre sobre a relevância da Educação Financeira para estudantes do ensino básico e tem como objetivo investigar como eles controlam suas finanças, trazendo à tona uma discussão à luz da modernidade líquida de Bauman (2001). Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede particular, sendo 35 alunos participantes. Foram aplicadas problematizações com o intuito de identificar e analisar seus conhecimentos sobre Educação Financeira. Com base nas respostas das atividades foi possível compreender a relação dos alunos com os recursos financeiros e, para obter uma análise do entendimento dos jovens com relação à Educação Financeira, foi estabelecer algumas estratégias no sentido de orientá-los em suas limitações financeiras. Logo após análise dos dados foi possível constatar uma dificuldade dos alunos no desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Concluiu-se que é importante que os alunos sejam educados financeiramente, pois assim, torna-se possível um planejamento em prol da qualidade de vida, em especial, a financeira. Estes resultados foram refletidos e discutidos à luz da concepção de Bauman (2001, 2008) a respeito da sociedade “líquida” e, inspirado na Teoria Das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), já que envolveram situações em sala de aula, com aluno, com professor e com o saber matemático.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860
10.30612/tangram.v2i3.8860
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i3.8860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8860/5351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2019); 03-15
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479530958848