Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8300 |
Resumo: | É crescente o número de estudantes que têm recorrido às videoaulas dispostas em redes sociais. Muito disso é devido ao desmantelamento dos modos de ensino enciclopédicos vigentes em nossas escolas e da falta de atenção dos estudantes ao ensino tradicional. Por meio de uma Análise de Discurso arqueogenealógica procuramos compreender e tensionar os mecanismos que se colocam como propulsores dessa nova forma de se ensinar e aprender matemática da atualidade. Trata-se de um recorte de nosso projeto de pesquisa atual, onde vinculamos e analisamos seus efeitos nesse meio inovador sob um olhar da Teoria da Atenção, a qual nos apresenta alguns fatores condizentes e fundamentais pelo qual tantos alunos quanto professores virtuais vêm a procurar e trabalhar nesse ambiente. |
id |
UFGD-9_aa3a33730249f989da06c9d93c2cf90e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8300 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da AtençãoÉ crescente o número de estudantes que têm recorrido às videoaulas dispostas em redes sociais. Muito disso é devido ao desmantelamento dos modos de ensino enciclopédicos vigentes em nossas escolas e da falta de atenção dos estudantes ao ensino tradicional. Por meio de uma Análise de Discurso arqueogenealógica procuramos compreender e tensionar os mecanismos que se colocam como propulsores dessa nova forma de se ensinar e aprender matemática da atualidade. Trata-se de um recorte de nosso projeto de pesquisa atual, onde vinculamos e analisamos seus efeitos nesse meio inovador sob um olhar da Teoria da Atenção, a qual nos apresenta alguns fatores condizentes e fundamentais pelo qual tantos alunos quanto professores virtuais vêm a procurar e trabalhar nesse ambiente.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/830010.30612/tangram.v1i3.8300TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 40-622595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8300/4475Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal Junior, Luiz CarlosAndrade, Cecília Pereira deMartins, Egídio Rodriguesda Silva, Lílian Esquinelato2018-07-10T23:07:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8300Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-07-10T23:07:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção |
title |
Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção |
spellingShingle |
Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção Leal Junior, Luiz Carlos |
title_short |
Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção |
title_full |
Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção |
title_fullStr |
Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção |
title_full_unstemmed |
Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção |
title_sort |
Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção |
author |
Leal Junior, Luiz Carlos |
author_facet |
Leal Junior, Luiz Carlos Andrade, Cecília Pereira de Martins, Egídio Rodrigues da Silva, Lílian Esquinelato |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Cecília Pereira de Martins, Egídio Rodrigues da Silva, Lílian Esquinelato |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal Junior, Luiz Carlos Andrade, Cecília Pereira de Martins, Egídio Rodrigues da Silva, Lílian Esquinelato |
description |
É crescente o número de estudantes que têm recorrido às videoaulas dispostas em redes sociais. Muito disso é devido ao desmantelamento dos modos de ensino enciclopédicos vigentes em nossas escolas e da falta de atenção dos estudantes ao ensino tradicional. Por meio de uma Análise de Discurso arqueogenealógica procuramos compreender e tensionar os mecanismos que se colocam como propulsores dessa nova forma de se ensinar e aprender matemática da atualidade. Trata-se de um recorte de nosso projeto de pesquisa atual, onde vinculamos e analisamos seus efeitos nesse meio inovador sob um olhar da Teoria da Atenção, a qual nos apresenta alguns fatores condizentes e fundamentais pelo qual tantos alunos quanto professores virtuais vêm a procurar e trabalhar nesse ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8300 10.30612/tangram.v1i3.8300 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8300 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v1i3.8300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8300/4475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 40-62 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479502647296 |