Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi apreciar o efeito da incorporação da tabuada de duas operações na aprendizagem de adição ou subtração de Números Inteiros. Selecionou-se aleatoriamente 276 alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Montepuez e esses foram divididos (n =138) em dois grupos (experimental e controlo). Aplicou-se o pré-teste aos dois grupos de alunos para verificar o nível de conhecimento. Depois, lecionou-se 3 aulas para cada um dos grupos sendo para o grupo experimental com incorporação da tabuada. Em seguida, aplicou-se o pós-teste aos dois grupos. Através do teste de Mann-Whitney, as medianas do pós-teste foram diferentes. Neste sentido, a mediana do grupo experimental foi igual a 20 e a do grupo de controlo igual a 10. Feitas análises, notou-se que que os alunos que utilizaram a tabuada tiveram mediana superior em relação aos que não se beneficiaram de aulas com tabuada. Conclui-se que a tabuada pode ser usada como meio didático para aprendizagem de Adição ou Subtração de Números Inteiros; seu uso produz efeito positivo na aprendizagem dos alunos. |
id |
UFGD-9_ab3c84ece3957a25eb071fab80f8e265 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15447 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números InteirosAprendizagemRecurso didáticaAdição ou Subtração de Números Inteiros na TabuadaEducação MatemáticaO objetivo da pesquisa foi apreciar o efeito da incorporação da tabuada de duas operações na aprendizagem de adição ou subtração de Números Inteiros. Selecionou-se aleatoriamente 276 alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Montepuez e esses foram divididos (n =138) em dois grupos (experimental e controlo). Aplicou-se o pré-teste aos dois grupos de alunos para verificar o nível de conhecimento. Depois, lecionou-se 3 aulas para cada um dos grupos sendo para o grupo experimental com incorporação da tabuada. Em seguida, aplicou-se o pós-teste aos dois grupos. Através do teste de Mann-Whitney, as medianas do pós-teste foram diferentes. Neste sentido, a mediana do grupo experimental foi igual a 20 e a do grupo de controlo igual a 10. Feitas análises, notou-se que que os alunos que utilizaram a tabuada tiveram mediana superior em relação aos que não se beneficiaram de aulas com tabuada. Conclui-se que a tabuada pode ser usada como meio didático para aprendizagem de Adição ou Subtração de Números Inteiros; seu uso produz efeito positivo na aprendizagem dos alunos.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1544710.30612/tangram.v4i4.15447TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 4 (2021); 139-1622595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447/8282Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessHirage, RamadaneChicote, Rosalino SubtilDeixa, Geraldo Vernijo2021-12-01T14:23:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15447Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-12-01T14:23:39Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros |
title |
Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros |
spellingShingle |
Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros Hirage, Ramadane Aprendizagem Recurso didática Adição ou Subtração de Números Inteiros na Tabuada Educação Matemática |
title_short |
Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros |
title_full |
Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros |
title_fullStr |
Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros |
title_full_unstemmed |
Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros |
title_sort |
Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros |
author |
Hirage, Ramadane |
author_facet |
Hirage, Ramadane Chicote, Rosalino Subtil Deixa, Geraldo Vernijo |
author_role |
author |
author2 |
Chicote, Rosalino Subtil Deixa, Geraldo Vernijo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hirage, Ramadane Chicote, Rosalino Subtil Deixa, Geraldo Vernijo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Recurso didática Adição ou Subtração de Números Inteiros na Tabuada Educação Matemática |
topic |
Aprendizagem Recurso didática Adição ou Subtração de Números Inteiros na Tabuada Educação Matemática |
description |
O objetivo da pesquisa foi apreciar o efeito da incorporação da tabuada de duas operações na aprendizagem de adição ou subtração de Números Inteiros. Selecionou-se aleatoriamente 276 alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Montepuez e esses foram divididos (n =138) em dois grupos (experimental e controlo). Aplicou-se o pré-teste aos dois grupos de alunos para verificar o nível de conhecimento. Depois, lecionou-se 3 aulas para cada um dos grupos sendo para o grupo experimental com incorporação da tabuada. Em seguida, aplicou-se o pós-teste aos dois grupos. Através do teste de Mann-Whitney, as medianas do pós-teste foram diferentes. Neste sentido, a mediana do grupo experimental foi igual a 20 e a do grupo de controlo igual a 10. Feitas análises, notou-se que que os alunos que utilizaram a tabuada tiveram mediana superior em relação aos que não se beneficiaram de aulas com tabuada. Conclui-se que a tabuada pode ser usada como meio didático para aprendizagem de Adição ou Subtração de Números Inteiros; seu uso produz efeito positivo na aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447 10.30612/tangram.v4i4.15447 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i4.15447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447/8282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 4 (2021); 139-162 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480034275328 |