Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicetti, Vera Lucia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Backes, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17095
Resumo: A formação continuada é parte essencial ao exercício docente, pois os movimentos e avanços na sociedade mudam as formas de viver, conviver e agir, tornando necessária a congruência da prática do professor com as mudanças advindas desses movimentos. Este artigo tem por objetivo: autorregular a formação de professores que ensinam matemática a partir da aprendizagem dos estudantes, por meio da reflexão-ação dos docentes. Os professores participantes da formação continuada estudaram, planejaram e aplicaram os conhecimentos aprendidos na formação com os seus estudantes e após discutiram para autorregular sua formação no âmago do grupo. A metodologia quantitativa foi pautada na análise de pré e pós testes que envolveram números e álgebra como unidades temáticas aplicadas nos estudantes dos professores em formação. As análises mostram que os estudantes tiveram melhores resultados no pós teste, permitindo que os professores refletissem sobre a relação entre a participação na formação, bem como a abertura à novas formas de ensinar, com as aprendizagens dos estudantes.
id UFGD-9_c563be29424d4bf31a2d15965aed2d51
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17095
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemáticaRecontextualization of the teacher’s formation in the learning of mathematic studentsFormação de professoresFormação continuadaAprendizagemMatemáticaFormación de profesores. Formación continua. Aprendizage. Matemáticas.Teacher training. Professional development. Learning. Mathematics.A formação continuada é parte essencial ao exercício docente, pois os movimentos e avanços na sociedade mudam as formas de viver, conviver e agir, tornando necessária a congruência da prática do professor com as mudanças advindas desses movimentos. Este artigo tem por objetivo: autorregular a formação de professores que ensinam matemática a partir da aprendizagem dos estudantes, por meio da reflexão-ação dos docentes. Os professores participantes da formação continuada estudaram, planejaram e aplicaram os conhecimentos aprendidos na formação com os seus estudantes e após discutiram para autorregular sua formação no âmago do grupo. A metodologia quantitativa foi pautada na análise de pré e pós testes que envolveram números e álgebra como unidades temáticas aplicadas nos estudantes dos professores em formação. As análises mostram que os estudantes tiveram melhores resultados no pós teste, permitindo que os professores refletissem sobre a relação entre a participação na formação, bem como a abertura à novas formas de ensinar, com as aprendizagens dos estudantes.La formación continua es parte esencial de la práctica docente, ya que los movimientos y avances de la sociedad modifican las formas de vivir, convivir y actuar, siendo necesario que la práctica docente sea consecuente con los cambios derivados de estos movimientos. Este artículo tiene como objetivo: autorregular la formación de los docentes que enseñan matemáticas a partir del aprendizaje de los estudiantes, a través de la reflexión-acción por parte de los docentes. Los docentes que participaban en la formación continua estudiaban, planificaban y aplicaban los conocimientos aprendidos en la formación con sus alumnos y luego discutían para autorregular su formación dentro del grupo. La metodología cuantitativa se basó en el análisis de pre y post pruebas que involucraron los números y el álgebra como unidades temáticas aplicadas a estudiantes de maestros en formación. Los análisis muestran que los estudiantes obtuvieron mejores resultados en la prueba posterior, lo que permitió a los profesores reflexionar sobre la relación entre la participación en la formación, así como la apertura a nuevas formas de enseñanza, con el aprendizaje de los estudiantes.Continuing education is an essential part of teaching practice because the movements and advances in society change the ways of living, coexisting and acting, making it necessary for the teacher's practice to be congruent with the changes resulting from these movements. This article aims at self-regulating the training of teachers who teach mathematics based on students' learning, through teachers' reflection-action. Teachers who participated in the training studied, planned and applied the knowledge learned in the training with their students, and then discussed in the group how to self-regulate their training. The quantitative methodology was based on the analysis of pre- and post-tests that included numbers and algebra as thematic units applied to the students of the teachers in training. The analyses show that the students had better results in the post-test, allowing the teachers to reflect on the relationship between participation in the training, as well as openness to new ways of teaching, with the students' learning.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1709510.30612/tangram.v6i2.17095TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 71-962595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDenghttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17095/9666https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFelicetti, Vera LuciaBackes, Luciana2024-02-08T15:19:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17095Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T15:19:49Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
Recontextualization of the teacher’s formation in the learning of mathematic students
title Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
spellingShingle Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
Felicetti, Vera Lucia
Formação de professores
Formação continuada
Aprendizagem
Matemática
Formación de profesores. Formación continua. Aprendizage. Matemáticas.
Teacher training. Professional development. Learning. Mathematics.
title_short Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
title_full Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
title_fullStr Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
title_full_unstemmed Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
title_sort Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática
author Felicetti, Vera Lucia
author_facet Felicetti, Vera Lucia
Backes, Luciana
author_role author
author2 Backes, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felicetti, Vera Lucia
Backes, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação continuada
Aprendizagem
Matemática
Formación de profesores. Formación continua. Aprendizage. Matemáticas.
Teacher training. Professional development. Learning. Mathematics.
topic Formação de professores
Formação continuada
Aprendizagem
Matemática
Formación de profesores. Formación continua. Aprendizage. Matemáticas.
Teacher training. Professional development. Learning. Mathematics.
description A formação continuada é parte essencial ao exercício docente, pois os movimentos e avanços na sociedade mudam as formas de viver, conviver e agir, tornando necessária a congruência da prática do professor com as mudanças advindas desses movimentos. Este artigo tem por objetivo: autorregular a formação de professores que ensinam matemática a partir da aprendizagem dos estudantes, por meio da reflexão-ação dos docentes. Os professores participantes da formação continuada estudaram, planejaram e aplicaram os conhecimentos aprendidos na formação com os seus estudantes e após discutiram para autorregular sua formação no âmago do grupo. A metodologia quantitativa foi pautada na análise de pré e pós testes que envolveram números e álgebra como unidades temáticas aplicadas nos estudantes dos professores em formação. As análises mostram que os estudantes tiveram melhores resultados no pós teste, permitindo que os professores refletissem sobre a relação entre a participação na formação, bem como a abertura à novas formas de ensinar, com as aprendizagens dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17095
10.30612/tangram.v6i2.17095
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17095
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i2.17095
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17095/9666
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 71-96
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480208338944