Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro da Silva, Marcelo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bueno, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362
Resumo: Este trabalho, no âmbito dos cursos superiores em administração e de áreas correlatas, corrobora com a utilização de atividades de Modelagem Matemática. Para tal, os alunos devem ser engajados na busca de problemas reais, assim, utilizando ferramentas matemáticas na construção de modelos para encontrar e/ou prever soluções. Então, discorre-se neste texto a experiência de uma oficina de Modelagem Matemática com alunos de graduação numa semana acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se que a atividade de Modelagem possibilitou o levantamento de uma problemática, por parte dos participantes, no caso, de prever a quantidade de garrafas PET produzidas e recicladas em determinado período, e verificar em qual momento essas quantidades se igualam.  Os modelos encontrados pelos participantes levaram respostas aos questionamentos propostos na problemática e conclui-se que a atividade de Modelagem na formação inicial desses estudantes implicará no impulso de mudança de pensamento, sendo ele crítico e reflexivo.
id UFGD-9_cf0942f6bad15dca13ac04431a118566
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7362
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superiorEste trabalho, no âmbito dos cursos superiores em administração e de áreas correlatas, corrobora com a utilização de atividades de Modelagem Matemática. Para tal, os alunos devem ser engajados na busca de problemas reais, assim, utilizando ferramentas matemáticas na construção de modelos para encontrar e/ou prever soluções. Então, discorre-se neste texto a experiência de uma oficina de Modelagem Matemática com alunos de graduação numa semana acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se que a atividade de Modelagem possibilitou o levantamento de uma problemática, por parte dos participantes, no caso, de prever a quantidade de garrafas PET produzidas e recicladas em determinado período, e verificar em qual momento essas quantidades se igualam.  Os modelos encontrados pelos participantes levaram respostas aos questionamentos propostos na problemática e conclui-se que a atividade de Modelagem na formação inicial desses estudantes implicará no impulso de mudança de pensamento, sendo ele crítico e reflexivo.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/736210.30612/tangram.v1i3.7362TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 81-952595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362/4464Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNavarro da Silva, MarceloBueno, Simone2018-06-27T11:48:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7362Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T11:48:31Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior
title Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior
spellingShingle Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior
Navarro da Silva, Marcelo
title_short Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior
title_full Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior
title_fullStr Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior
title_full_unstemmed Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior
title_sort Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior
author Navarro da Silva, Marcelo
author_facet Navarro da Silva, Marcelo
Bueno, Simone
author_role author
author2 Bueno, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Navarro da Silva, Marcelo
Bueno, Simone
description Este trabalho, no âmbito dos cursos superiores em administração e de áreas correlatas, corrobora com a utilização de atividades de Modelagem Matemática. Para tal, os alunos devem ser engajados na busca de problemas reais, assim, utilizando ferramentas matemáticas na construção de modelos para encontrar e/ou prever soluções. Então, discorre-se neste texto a experiência de uma oficina de Modelagem Matemática com alunos de graduação numa semana acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se que a atividade de Modelagem possibilitou o levantamento de uma problemática, por parte dos participantes, no caso, de prever a quantidade de garrafas PET produzidas e recicladas em determinado período, e verificar em qual momento essas quantidades se igualam.  Os modelos encontrados pelos participantes levaram respostas aos questionamentos propostos na problemática e conclui-se que a atividade de Modelagem na formação inicial desses estudantes implicará no impulso de mudança de pensamento, sendo ele crítico e reflexivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362
10.30612/tangram.v1i3.7362
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v1i3.7362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362/4464
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 81-95
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479481675776