Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362 |
Resumo: | Este trabalho, no âmbito dos cursos superiores em administração e de áreas correlatas, corrobora com a utilização de atividades de Modelagem Matemática. Para tal, os alunos devem ser engajados na busca de problemas reais, assim, utilizando ferramentas matemáticas na construção de modelos para encontrar e/ou prever soluções. Então, discorre-se neste texto a experiência de uma oficina de Modelagem Matemática com alunos de graduação numa semana acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se que a atividade de Modelagem possibilitou o levantamento de uma problemática, por parte dos participantes, no caso, de prever a quantidade de garrafas PET produzidas e recicladas em determinado período, e verificar em qual momento essas quantidades se igualam. Os modelos encontrados pelos participantes levaram respostas aos questionamentos propostos na problemática e conclui-se que a atividade de Modelagem na formação inicial desses estudantes implicará no impulso de mudança de pensamento, sendo ele crítico e reflexivo. |
id |
UFGD-9_cf0942f6bad15dca13ac04431a118566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7362 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superiorEste trabalho, no âmbito dos cursos superiores em administração e de áreas correlatas, corrobora com a utilização de atividades de Modelagem Matemática. Para tal, os alunos devem ser engajados na busca de problemas reais, assim, utilizando ferramentas matemáticas na construção de modelos para encontrar e/ou prever soluções. Então, discorre-se neste texto a experiência de uma oficina de Modelagem Matemática com alunos de graduação numa semana acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se que a atividade de Modelagem possibilitou o levantamento de uma problemática, por parte dos participantes, no caso, de prever a quantidade de garrafas PET produzidas e recicladas em determinado período, e verificar em qual momento essas quantidades se igualam. Os modelos encontrados pelos participantes levaram respostas aos questionamentos propostos na problemática e conclui-se que a atividade de Modelagem na formação inicial desses estudantes implicará no impulso de mudança de pensamento, sendo ele crítico e reflexivo.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/736210.30612/tangram.v1i3.7362TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 81-952595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362/4464Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNavarro da Silva, MarceloBueno, Simone2018-06-27T11:48:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7362Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T11:48:31Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior |
title |
Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior |
spellingShingle |
Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior Navarro da Silva, Marcelo |
title_short |
Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior |
title_full |
Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior |
title_fullStr |
Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior |
title_sort |
Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior |
author |
Navarro da Silva, Marcelo |
author_facet |
Navarro da Silva, Marcelo Bueno, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Navarro da Silva, Marcelo Bueno, Simone |
description |
Este trabalho, no âmbito dos cursos superiores em administração e de áreas correlatas, corrobora com a utilização de atividades de Modelagem Matemática. Para tal, os alunos devem ser engajados na busca de problemas reais, assim, utilizando ferramentas matemáticas na construção de modelos para encontrar e/ou prever soluções. Então, discorre-se neste texto a experiência de uma oficina de Modelagem Matemática com alunos de graduação numa semana acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se que a atividade de Modelagem possibilitou o levantamento de uma problemática, por parte dos participantes, no caso, de prever a quantidade de garrafas PET produzidas e recicladas em determinado período, e verificar em qual momento essas quantidades se igualam. Os modelos encontrados pelos participantes levaram respostas aos questionamentos propostos na problemática e conclui-se que a atividade de Modelagem na formação inicial desses estudantes implicará no impulso de mudança de pensamento, sendo ele crítico e reflexivo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362 10.30612/tangram.v1i3.7362 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v1i3.7362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7362/4464 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 81-95 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479481675776 |