Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70673 |
Resumo: | Orientador : Simone Francisco Ruiz |
id |
UFPR_355ee6357ae3310345dfb56a568274b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70673 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997-Berticelli, Danilene Gullich Donin, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências ExatasRuiz, Simone Francisco, 1989-2021-05-13T20:44:21Z2021-05-13T20:44:21Z2019https://hdl.handle.net/1884/70673Orientador : Simone Francisco RuizCoorientador: Danilene Donin BerticelliMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática.Inclui referênciasResumo : Este trabalho apresenta uma proposta de Modelagem Matem'atica para o ensino das representa- ¸c˜oes alg'ebricas de Algebra, que foi aplicada em uma turma de ' 7 o Ano do Ensino Fundamental II de um Col'egio Estadual da Regi˜ao Oeste do Paran'a. A proposta foi estruturada para um per'iodo de 12 horas/aula, cada uma com 50 minutos. Ser˜ao apresentados, neste trabalho, o desenvolvimento e an'alise dos dados de cinco atividades aplicadas, sendo elas: Atividade Explorat'oria - Pr'evia, Jogo da Representa¸c˜ao, Atividade das S'eries, Campo Minado das Equa¸c˜oes e Atividade Explorat'oria - Final. O objetivo aqui foi contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Algebra, al'em de auxiliar os professores que procuram por metodologias alternativas para uma ' aprendizagem mais significativa, visto que atualmente o estudo da matem'atica 'e considerado dif'icil para os educandos, j'a que poucos tˆem habilidades com este conte'udo. Al'em disso, com o intuito de estudar qualitativamente e quantitativamente a capacidade dos alunos em responder algebricamente determinados problemas, um mesmo question'ario foi proposto duas vezes, uma no in'icio e outra ao final das 12 aulas, permitindo, assim, comparar o efeito das atividades aplicadas sobre a aprendizagem dos alunos. A an'alise dos resultados da proposta foi realizada de modo qualitativo, buscando-se interpretar e compreender as respostas dos alunos frente 'as aplica¸c˜oes desenvolvidas e, quantitativo, buscando quantificar as informa¸c˜oes coletadas. A partir dos resultados obtidos analisamos que houve alunos que apresentaram um avan¸co percept'ivel e outros nem tanto, mas nem sempre as dificuldades eram em representar algebricamente, eles possu'iam dificuldades em outros conceitos que foram utilizados junto com as representa¸c˜oes. Tamb'em pudemos verificar que a proposta tornou as aulas mais atraentes e contextualizadas, bem como possibilitou aos alunos se familiarizarem com conceitos de representa¸c˜ao.1 arquivo (58 p.).application/pdfMatemáticaModelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLOUIZE ANDRESSA EGGERS SCHNEIDER_Ciencias exatas_2019-2.pdfapplication/pdf6026514https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70673/1/LOUIZE%20ANDRESSA%20EGGERS%20SCHNEIDER_Ciencias%20exatas_2019-2.pdf54ed12031b57b0b7856b33c566030c95MD51open access1884/706732021-05-13 17:44:21.424open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70673Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-13T20:44:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra |
title |
Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra |
spellingShingle |
Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997- Matemática |
title_short |
Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra |
title_full |
Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra |
title_fullStr |
Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra |
title_full_unstemmed |
Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra |
title_sort |
Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra |
author |
Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997- |
author_facet |
Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Berticelli, Danilene Gullich Donin, 1979- Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ruiz, Simone Francisco, 1989- |
contributor_str_mv |
Ruiz, Simone Francisco, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática |
topic |
Matemática |
description |
Orientador : Simone Francisco Ruiz |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T20:44:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-13T20:44:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/70673 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/70673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (58 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70673/1/LOUIZE%20ANDRESSA%20EGGERS%20SCHNEIDER_Ciencias%20exatas_2019-2.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54ed12031b57b0b7856b33c566030c95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860704444088320 |