Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Milena Kemy Sujimoto de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Malheiros, Ana Paula dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12515
Resumo: A Modelagem Matemática, que pode ser caracterizada como uma estratégia pedagógica, é investigada no Brasil desde a década de 1970. Entretanto, pesquisas têm destacado dificuldades dos professores em levar a Modelagem para as aulas de Matemática. Dentre os obstáculos evidenciados, está a dificuldade em cumprir o currículo, principalmente nas escolas nas quais o material didático é de uso obrigatório, como no caso das escolas públicas do estado de São Paulo. Considerando tal cenário, este artigo, oriundo de uma pesquisa de Iniciação Científica, pautada no paradigma qualitativo, tem como objetivo apresentar um caminho para que a Modelagem esteja presente nas salas de aula onde há imposição de utilização de materiais didáticos, além de evidenciar a importância dos professores saberem atrelar a Modelagem com as atividades já existentes. Dessa maneira, acreditamos que podemos contribuir para a utilização da Modelagem em sala de aula, apesar dos diversos obstáculos existentes.
id UFGD-9_d063df7bd067cbb43cad5e8d1a38e6a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12515
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didáticoModelo matemático y el aula: una mirada a un material didácticoMathematical modeling and classroom: a view on a didactic materialEducação Matemática. Modelagem. Educação Básica.Educação MatemáticaEducación Matemática. Modelo. Educación básica.Mathematical Education. Modeling. Basic Education.A Modelagem Matemática, que pode ser caracterizada como uma estratégia pedagógica, é investigada no Brasil desde a década de 1970. Entretanto, pesquisas têm destacado dificuldades dos professores em levar a Modelagem para as aulas de Matemática. Dentre os obstáculos evidenciados, está a dificuldade em cumprir o currículo, principalmente nas escolas nas quais o material didático é de uso obrigatório, como no caso das escolas públicas do estado de São Paulo. Considerando tal cenário, este artigo, oriundo de uma pesquisa de Iniciação Científica, pautada no paradigma qualitativo, tem como objetivo apresentar um caminho para que a Modelagem esteja presente nas salas de aula onde há imposição de utilização de materiais didáticos, além de evidenciar a importância dos professores saberem atrelar a Modelagem com as atividades já existentes. Dessa maneira, acreditamos que podemos contribuir para a utilização da Modelagem em sala de aula, apesar dos diversos obstáculos existentes.El Modelo Matemático, que se puede caracterizar como una estrategia pedagógica, ha sido investigado en Brasil, en el ámbito de la Educación Matemática, desde la década de 1970. Sin embargo, la investigación ha resaltado las dificultades de los docentes para llevarlo a las clases de Matemática, en particularmente en las clases de Educación Básica. Entre los obstáculos evidenciados, se encuentra la dificultad para cumplir con el currículo, principalmente en las instituciones donde el material didáctico es obligatorio, como es el caso de las escuelas públicas del estado de São Paulo. Ante este escenario, este artículo, proveniente de una investigación de Iniciación Científica, basada en el paradigma cualitativo, tiene como objetivo presentar una forma de que el Modelo esté presente en las aulas donde existe una imposición al uso de materiales didácticos, además de resaltar la importancia los profesores saben cómo vincular el modelado con actividades existentes. Así, mostramos que es posible que el Modelo esté presente en contextos opresivos y creemos que podemos contribuir a su uso en el aula, a pesar de los diversos obstáculos existentes.Mathematical Modeling, which can be characterized as a pedagogical strategy, has been investigated in Brazil since the 1970s. However, research has highlighted teachers' difficulties to integrate Modeling into Mathematic classes. Among the obstacles evidenced is the difficulty in fulfilling the curriculum, mainly in schools where the didactic material is mandatory, as in the case of public schools in the state of São Paulo. Considering this scenario, this article, originating from a Scientific Initiation research, based on the qualitative paradigm, aims at presenting a way for Modeling to be present in classrooms where there are imposed the use of teaching materials, as well as highlighting the importance of teachers knowing how to link Modeling with existing activities. In this way, we believe that we can contribute to the use of Modeling in the classroom, despite the many obstacles.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1251510.30612/tangram.v3i4.12515TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 93-1132595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12515/6509Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Milena Kemy Sujimoto deMalheiros, Ana Paula dos Santos2020-12-15T08:47:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12515Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:07Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didático
Modelo matemático y el aula: una mirada a un material didáctico
Mathematical modeling and classroom: a view on a didactic material
title Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didático
spellingShingle Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didático
Aguiar, Milena Kemy Sujimoto de
Educação Matemática. Modelagem. Educação Básica.
Educação Matemática
Educación Matemática. Modelo. Educación básica.
Mathematical Education. Modeling. Basic Education.
title_short Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didático
title_full Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didático
title_fullStr Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didático
title_full_unstemmed Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didático
title_sort Modelagem Matemática e a Sala de Aula: um olhar para um material didático
author Aguiar, Milena Kemy Sujimoto de
author_facet Aguiar, Milena Kemy Sujimoto de
Malheiros, Ana Paula dos Santos
author_role author
author2 Malheiros, Ana Paula dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Milena Kemy Sujimoto de
Malheiros, Ana Paula dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Modelagem. Educação Básica.
Educação Matemática
Educación Matemática. Modelo. Educación básica.
Mathematical Education. Modeling. Basic Education.
topic Educação Matemática. Modelagem. Educação Básica.
Educação Matemática
Educación Matemática. Modelo. Educación básica.
Mathematical Education. Modeling. Basic Education.
description A Modelagem Matemática, que pode ser caracterizada como uma estratégia pedagógica, é investigada no Brasil desde a década de 1970. Entretanto, pesquisas têm destacado dificuldades dos professores em levar a Modelagem para as aulas de Matemática. Dentre os obstáculos evidenciados, está a dificuldade em cumprir o currículo, principalmente nas escolas nas quais o material didático é de uso obrigatório, como no caso das escolas públicas do estado de São Paulo. Considerando tal cenário, este artigo, oriundo de uma pesquisa de Iniciação Científica, pautada no paradigma qualitativo, tem como objetivo apresentar um caminho para que a Modelagem esteja presente nas salas de aula onde há imposição de utilização de materiais didáticos, além de evidenciar a importância dos professores saberem atrelar a Modelagem com as atividades já existentes. Dessa maneira, acreditamos que podemos contribuir para a utilização da Modelagem em sala de aula, apesar dos diversos obstáculos existentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12515
10.30612/tangram.v3i4.12515
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12515
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i4.12515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12515/6509
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 93-113
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479931514880