Proposta de Estudo de Padrões Fractais com Smartphone e Materiais Manipuláveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17606 |
Resumo: | Este artigo objetiva popularizar a discussão sobre atividades investigativas para o estudo de fractais mediado pelo smartphone e por materiais manipuláveis. O trabalho foi teoricamente embasado nas Fases das Tecnologias Digitais na Educação Matemática, oriundas dos avanços tecnológicos e no quanto eles impactam diretamente a educação. A investigação, de cunho qualitativo, foi realizada por meio da elaboração de atividades para estudo de fractais de forma interdisciplinar e investigativa, disponibilizadas no GeoGebra Book “Fractais: uma experiência com a Matemática e a Arte”. Deste modo, a pesquisa se justifica por criar possibilidades de trabalhar com fractais com o uso de smartphone para fins didáticos, para servir como apoio a alunos e professores interessados na temática. Concluímos que a proposta de estudo dos padrões fractais por meio do smartphone possibilita que a aprendizagem matemática ocorra de forma aliada às tecnologias digitais, sendo favorável a prática da matemática investigativa. |
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Proposta de Estudo de Padrões Fractais com Smartphone e Materiais ManipuláveisPropuesta para el Estudio de Patrones Fractales con Smartphone y Materiales ManipulablesProposal for the Study of Fractal Patterns with Smartphone and Manipulable MaterialsInterdisciplinaridadeEnsino MédioGeoGebraInterdisciplinariedadEscuela SecundariaGeoGebraInterdisciplinarityHigh SchoolGeoGebraEste artigo objetiva popularizar a discussão sobre atividades investigativas para o estudo de fractais mediado pelo smartphone e por materiais manipuláveis. O trabalho foi teoricamente embasado nas Fases das Tecnologias Digitais na Educação Matemática, oriundas dos avanços tecnológicos e no quanto eles impactam diretamente a educação. A investigação, de cunho qualitativo, foi realizada por meio da elaboração de atividades para estudo de fractais de forma interdisciplinar e investigativa, disponibilizadas no GeoGebra Book “Fractais: uma experiência com a Matemática e a Arte”. Deste modo, a pesquisa se justifica por criar possibilidades de trabalhar com fractais com o uso de smartphone para fins didáticos, para servir como apoio a alunos e professores interessados na temática. Concluímos que a proposta de estudo dos padrões fractais por meio do smartphone possibilita que a aprendizagem matemática ocorra de forma aliada às tecnologias digitais, sendo favorável a prática da matemática investigativa.This article aims to discuss and share investigative activities for the study of fractals mediated by the smartphone and manipulable materials. The work was theoretically based on the Phases of Digital Technologies in Mathematics Education, arising from technological advances and how much they directly impact education. The investigation, of a qualitative nature, was carried out through the elaboration of activities for the study of fractals in an interdisciplinary and investigative way, available in the GeoGebra Book “Fractals: an experience with Mathematics and Art”. In this way, the research is justified by creating possibilities of working with fractals with the use of smartphones for didactic purposes, to serve as support for students and teachers interested in the subject. We conclude that the proposal to study fractal patterns through the smartphone allows mathematical learning to occur in conjunction with digital technologies, favoring the practice of investigative mathematics. Este artículo tiene como objetivo discutir y compartir actividades de investigación para el estudio de los fractales mediados por el teléfono inteligente y materiales manipulables. El trabajo se basó teóricamente en las Fases de las Tecnologías Digitales en la Educación Matemática, que surgen de los avances tecnológicos y cuánto impactan directamente en la educación. La investigación, de carácter cualitativo, se llevó a cabo mediante la elaboración de actividades para el estudio de los fractales de forma interdisciplinaria e investigativa, disponibles en el Libro de GeoGebra “Fractales: una experiencia con las Matemáticas y el Arte”. De esta manera, la investigación se justifica al generar posibilidades de trabajo con fractales con el uso de teléfonos inteligentes con fines didácticos, para que sirvan de apoyo a estudiantes y docentes interesados en el tema. Concluimos que la propuesta de estudiar patrones fractales a través del teléfono inteligente permite que el aprendizaje matemático se dé en conjunto con las tecnologías digitales, favoreciendo la práctica de las matemáticas investigativas.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1760610.30612/tangram.v7i1.17606TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 129-1442595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17606/10079https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRoque, RenataFaria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho2024-03-30T17:15:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17606Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-03-30T17:15:13Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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