Proposta de Estudo de Padrões Fractais com Smartphone e Materiais Manipuláveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Renata
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17606
Resumo: Este artigo objetiva popularizar a discussão sobre atividades investigativas para o estudo de fractais mediado pelo smartphone e por materiais manipuláveis. O trabalho foi teoricamente embasado nas Fases das Tecnologias Digitais na Educação Matemática, oriundas dos avanços tecnológicos e no quanto eles impactam diretamente a educação. A investigação, de cunho qualitativo, foi realizada por meio da elaboração de atividades para estudo de fractais de forma interdisciplinar e investigativa, disponibilizadas no GeoGebra Book “Fractais: uma experiência com a Matemática e a Arte”. Deste modo, a pesquisa se justifica por criar possibilidades de trabalhar com fractais com o uso de smartphone para fins didáticos, para servir como apoio a alunos e professores interessados na temática. Concluímos que a proposta de estudo dos padrões fractais por meio do smartphone possibilita que a aprendizagem matemática ocorra de forma aliada às tecnologias digitais, sendo favorável a prática da matemática investigativa.
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