O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264 |
Resumo: | O cálculo mental consiste em diferentes estratégias que visamàobtenção de resultados por meio de métodos mais simples de resolução, tendo comoauxílioo cálculo escrito. Uma das possibilidades para desenvolvê-lo é a utilização dos jogos matemáticos, pois eles propiciam a observaçãoeo trabalho individual e coletivo. Neste artigo, buscou-seinvestigar como estudantes dos anos finais do ensino fundamental utilizam o cálculo mental no trabalho com jogos matemáticos. Para tal,procedeu-se auma pesquisa com um grupo de 16 alunos de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Castelo, Espírito Santo. Fundamentou-seteoricamente em Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017), entre outros. As atividadesrealizadas permitiram concluir que,durante a aplicação dos jogos, os alunos tiveram maior comprometimento em realizar as tarefas. Identificou-seousodos algoritmos da adição da multiplicação como principais estratégias de cálculo mental. |
id |
UFGD-9_e84a565c69dc35264bda2a6f0f214880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12264 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mentalEl uso de juegos matemáticos em el trabajo concálculo mentalThe use of mathematical games at work with mental calculationCálculo Mental. Jogos matemáticos. Ensino de Matemática.Educação matemáticaCálculo mental. Juegos matemáticos. Enseñanza de las matemáticas.Mental Calculation. Mathematics Games. Mathematics teachingO cálculo mental consiste em diferentes estratégias que visamàobtenção de resultados por meio de métodos mais simples de resolução, tendo comoauxílioo cálculo escrito. Uma das possibilidades para desenvolvê-lo é a utilização dos jogos matemáticos, pois eles propiciam a observaçãoeo trabalho individual e coletivo. Neste artigo, buscou-seinvestigar como estudantes dos anos finais do ensino fundamental utilizam o cálculo mental no trabalho com jogos matemáticos. Para tal,procedeu-se auma pesquisa com um grupo de 16 alunos de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Castelo, Espírito Santo. Fundamentou-seteoricamente em Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017), entre outros. As atividadesrealizadas permitiram concluir que,durante a aplicação dos jogos, os alunos tiveram maior comprometimento em realizar as tarefas. Identificou-seousodos algoritmos da adição da multiplicação como principais estratégias de cálculo mental.El cálculo mental consta de diferentes estrategias que tienen como objetivo la obtención de resultados a través de métodos de resolución más sencillos, con la ayuda del cálculo escrito. Una de las posibilidades para desarrollarlo es el uso de juegos matemáticos, ya que brindan observación, trabajo individual y colectivo. Eneste artículo, buscamos investigar cómo los estudiantes de los últimos años de la escuela primaria utilizan el cálculo mental cuando trabajan con juegos matemáticos. Para ello, se realizó una encuesta a un grupo de 16 estudiantes de una escuela pública ubicada en el municipio de Castelo,Espírito Santo. Teóricamente nos basamos en Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017) entre otros. Las actividades realizadas permitieron concluir que durante la aplicación de los juegos, los alumnos estuvieron más comprometidos con la realización de las tareas. Identificamos el uso de algoritmos de suma y multiplicación como las principales estrategias de cálculo mental.The mental calculation consists of different strategies that aim to obtain results through simpler methods of resolution, with the aid of the written calculation. One of the possibilities to develop it is the use of mathematical games, as they provide observation, individual and collective work. In this article, we seek to investigate how students in the final years of elementary school use mental calculus when working with mathematical games. To this end, a survey was conducted with a group of 16 students from a state school located in the municipality of Castelo,Espírito Santo. We theoretically ground in Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017) among others. The activities carried out made it possible to conclude that during the application of the games, the students were more committed to performing the tasks. We identified the use of the multiplication addition algorithms as the main mental calculation strategies.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1226410.30612/tangram.v3i3.12264TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 60-842595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264/6122Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fábio Bueno daGualandi, Jorge HenriqueSantos, Pollyana dos2020-12-15T08:47:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12264Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental El uso de juegos matemáticos em el trabajo concálculo mental The use of mathematical games at work with mental calculation |
title |
O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental |
spellingShingle |
O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental Silva, Fábio Bueno da Cálculo Mental. Jogos matemáticos. Ensino de Matemática. Educação matemática Cálculo mental. Juegos matemáticos. Enseñanza de las matemáticas. Mental Calculation. Mathematics Games. Mathematics teaching |
title_short |
O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental |
title_full |
O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental |
title_fullStr |
O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental |
title_sort |
O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental |
author |
Silva, Fábio Bueno da |
author_facet |
Silva, Fábio Bueno da Gualandi, Jorge Henrique Santos, Pollyana dos |
author_role |
author |
author2 |
Gualandi, Jorge Henrique Santos, Pollyana dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fábio Bueno da Gualandi, Jorge Henrique Santos, Pollyana dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo Mental. Jogos matemáticos. Ensino de Matemática. Educação matemática Cálculo mental. Juegos matemáticos. Enseñanza de las matemáticas. Mental Calculation. Mathematics Games. Mathematics teaching |
topic |
Cálculo Mental. Jogos matemáticos. Ensino de Matemática. Educação matemática Cálculo mental. Juegos matemáticos. Enseñanza de las matemáticas. Mental Calculation. Mathematics Games. Mathematics teaching |
description |
O cálculo mental consiste em diferentes estratégias que visamàobtenção de resultados por meio de métodos mais simples de resolução, tendo comoauxílioo cálculo escrito. Uma das possibilidades para desenvolvê-lo é a utilização dos jogos matemáticos, pois eles propiciam a observaçãoeo trabalho individual e coletivo. Neste artigo, buscou-seinvestigar como estudantes dos anos finais do ensino fundamental utilizam o cálculo mental no trabalho com jogos matemáticos. Para tal,procedeu-se auma pesquisa com um grupo de 16 alunos de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Castelo, Espírito Santo. Fundamentou-seteoricamente em Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017), entre outros. As atividadesrealizadas permitiram concluir que,durante a aplicação dos jogos, os alunos tiveram maior comprometimento em realizar as tarefas. Identificou-seousodos algoritmos da adição da multiplicação como principais estratégias de cálculo mental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264 10.30612/tangram.v3i3.12264 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v3i3.12264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12264/6122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 60-84 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479919980544 |