Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Arthur Roberto Barboza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá, Lauro Chagas e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12635
Resumo: Os Encontros Nacionais de Professores de Matemática das Escolas Técnicas Federais (ENCONAM) reuniram, por duas décadas, docentes que buscavam aperfeiçoar o ensino a partir da integração entre conceitos matemáticos e da prática profissional. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa documental buscando analisar os materiais didáticos produzidos no movimento dos ENCONAM. O acesso às fontes se deu na Hemeroteca Digital e em acervos de escolas que sediaram os eventos e de professores que participaram de sua organização. A análise dos fascículos aconteceu em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação. Ao final, compreendemos que o movimento iniciado no ENCONAM não buscou reduzir a matemática à instrumentalidade, mas operar sob o tripé trabalho, ciência e cultura. Apesar disso, verificamos que as questões ainda apresentavam fragilidades no que tange a integração entre formação básica e formação geral – o que se configura um desafio para os professores da Educação Profissional até os dias atuais.
id UFGD-9_f1ca4363e3874525131ed714ed82e1e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12635
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996Un análisis de los materiales didácticos producidos por profesores de Matemáticas en la Educación Profesional entre 1980 y 1996An analysis of teaching materials produced by Mathematics teachers of Vocational Education between 1980 and 1996Educação Matemática. Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Materiais Didáticos.Educação MatemáticaEducação profissionalHistória da EducaçãoEducación Matemática. Educación profesional. Interdisciplinariedad. Materiales de enseñanza.Mathematics Education. Vocational Education and Training. Interdisciplinarity. Teaching materials.Os Encontros Nacionais de Professores de Matemática das Escolas Técnicas Federais (ENCONAM) reuniram, por duas décadas, docentes que buscavam aperfeiçoar o ensino a partir da integração entre conceitos matemáticos e da prática profissional. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa documental buscando analisar os materiais didáticos produzidos no movimento dos ENCONAM. O acesso às fontes se deu na Hemeroteca Digital e em acervos de escolas que sediaram os eventos e de professores que participaram de sua organização. A análise dos fascículos aconteceu em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação. Ao final, compreendemos que o movimento iniciado no ENCONAM não buscou reduzir a matemática à instrumentalidade, mas operar sob o tripé trabalho, ciência e cultura. Apesar disso, verificamos que as questões ainda apresentavam fragilidades no que tange a integração entre formação básica e formação geral – o que se configura um desafio para os professores da Educação Profissional até os dias atuais.Los Encuentros Nacionales de Docentes de Matemáticas de las Escuelas Técnicas Federales (ENCONAM) reunieron, durante vinte años, a docentes que buscaban mejorar la enseñanza a partir de la integración entre conceptos matemáticos y práctica profesional. En este contexto, realizamos una investigación documental que busca analizar los materiales didácticos producidos en el movimiento ENCONAM. El acceso a las fuentes se realizó en la Hemeroteca Digital y en las colecciones de las escuelas que acogieron los eventos y de los docentes que participaron en su organización. El análisis de los temas se realizó en tres etapas: preanálisis, exploración del material e interpretación. Al final, entendemos que el movimiento iniciado en ENCONAM no buscaba reducir las matemáticas a una instrumentalidad, sino operar bajo el trípode del trabajo, la ciencia y la cultura. A pesar de ello, encontramos que los temas aún presentaban debilidades en cuanto a la integración entre la educación básica y la educación general, lo que es un desafío para los docentes de Educación Profesional hasta la actualidad.The National Meetings of Mathematics Teachers of the Federal Technical Schools (ENCONAM) brought together, for two decades, teachers who sought to improve teaching based on the integration between mathematical concepts and professional practice. In this context, we conducted a documentary research seeking to analyze the teaching materials produced in the ENCONAM movement. Access to the sources took place in the Hemeroteca Digital and in collections of schools that hosted the events and of teachers who participated in its organization. The analysis of the fascicles was developed in three stages: pre-analysis, exploration of the material and interpretation. In the end, we understand that the movement started at ENCONAM did not seek to reduce mathematics to instrumentality, but to operate under the tripod of work, science and culture. In spite of this, we found that the issues still presented weaknesses with regard to the integration between basic education and general education – which constitutes a challenge for teachers of Professional Education to the present day.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1263510.30612/tangram.v3i4.12635TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 114-1332595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12635/6508Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Arthur Roberto BarbozaSá, Lauro Chagas e2020-12-15T08:47:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12635Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:07Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996
Un análisis de los materiales didácticos producidos por profesores de Matemáticas en la Educación Profesional entre 1980 y 1996
An analysis of teaching materials produced by Mathematics teachers of Vocational Education between 1980 and 1996
title Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996
spellingShingle Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996
Maciel, Arthur Roberto Barboza
Educação Matemática. Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Materiais Didáticos.
Educação Matemática
Educação profissional
História da Educação
Educación Matemática. Educación profesional. Interdisciplinariedad. Materiales de enseñanza.
Mathematics Education. Vocational Education and Training. Interdisciplinarity. Teaching materials.
title_short Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996
title_full Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996
title_fullStr Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996
title_full_unstemmed Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996
title_sort Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996
author Maciel, Arthur Roberto Barboza
author_facet Maciel, Arthur Roberto Barboza
Sá, Lauro Chagas e
author_role author
author2 Sá, Lauro Chagas e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Arthur Roberto Barboza
Sá, Lauro Chagas e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Materiais Didáticos.
Educação Matemática
Educação profissional
História da Educação
Educación Matemática. Educación profesional. Interdisciplinariedad. Materiales de enseñanza.
Mathematics Education. Vocational Education and Training. Interdisciplinarity. Teaching materials.
topic Educação Matemática. Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Materiais Didáticos.
Educação Matemática
Educação profissional
História da Educação
Educación Matemática. Educación profesional. Interdisciplinariedad. Materiales de enseñanza.
Mathematics Education. Vocational Education and Training. Interdisciplinarity. Teaching materials.
description Os Encontros Nacionais de Professores de Matemática das Escolas Técnicas Federais (ENCONAM) reuniram, por duas décadas, docentes que buscavam aperfeiçoar o ensino a partir da integração entre conceitos matemáticos e da prática profissional. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa documental buscando analisar os materiais didáticos produzidos no movimento dos ENCONAM. O acesso às fontes se deu na Hemeroteca Digital e em acervos de escolas que sediaram os eventos e de professores que participaram de sua organização. A análise dos fascículos aconteceu em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação. Ao final, compreendemos que o movimento iniciado no ENCONAM não buscou reduzir a matemática à instrumentalidade, mas operar sob o tripé trabalho, ciência e cultura. Apesar disso, verificamos que as questões ainda apresentavam fragilidades no que tange a integração entre formação básica e formação geral – o que se configura um desafio para os professores da Educação Profissional até os dias atuais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12635
10.30612/tangram.v3i4.12635
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12635
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i4.12635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12635/6508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 114-133
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479942000640