A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira da Silva, Anderson Rodrigo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite de Almeida, Fernando Emílio, Gomes Lopes, Eduardo, Mendes Lopes, Francinette
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249
Resumo: Este relato de experiência descreve a atividade realizada na Turma do 1º Ano “A” na EREM José de Almeida Maciel, localizada na cidade de Pesqueira-PE. A História da Matemática foi utilizada como ferramenta de suporte para realização desta proposta de atividade voltada ao ensino do Teorema de Tales. Os discentes trabalharam em grupo e também individualmente em atividades verificativas na lousa. Na realização desta atividade percebemos o entusiasmo que os estudantes mostraram ao conhecer a origem dos conteúdos. Também notamos que os questionamentos ocorreram no que diz respeito à utilidade dos conteúdos através do tempo. Notou-se uma evolução no aspecto de trabalho em equipe, na compreensão do conteúdo e também na interpretação de situações-problemas envolvendo o tema. Acreditamos que a História da Matemática torna-se imprescindível no processo de ensino-aprendizagem a partir da necessidade de compreensão do conhecimento matemático em diversos contextos, como exige a sociedade atual de seus integrantes.
id UFGD-9_f2ede4a44f219562968b78eb0ef8dfe8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8249
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de TalesEste relato de experiência descreve a atividade realizada na Turma do 1º Ano “A” na EREM José de Almeida Maciel, localizada na cidade de Pesqueira-PE. A História da Matemática foi utilizada como ferramenta de suporte para realização desta proposta de atividade voltada ao ensino do Teorema de Tales. Os discentes trabalharam em grupo e também individualmente em atividades verificativas na lousa. Na realização desta atividade percebemos o entusiasmo que os estudantes mostraram ao conhecer a origem dos conteúdos. Também notamos que os questionamentos ocorreram no que diz respeito à utilidade dos conteúdos através do tempo. Notou-se uma evolução no aspecto de trabalho em equipe, na compreensão do conteúdo e também na interpretação de situações-problemas envolvendo o tema. Acreditamos que a História da Matemática torna-se imprescindível no processo de ensino-aprendizagem a partir da necessidade de compreensão do conhecimento matemático em diversos contextos, como exige a sociedade atual de seus integrantes.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/824910.30612/tangram.v2i2.8249TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2019); 116-1242595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249/5074Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira da Silva, Anderson RodrigoLeite de Almeida, Fernando EmílioGomes Lopes, EduardoMendes Lopes, Francinette2019-04-10T23:09:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8249Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-04-10T23:09:36Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
title A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
spellingShingle A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
Oliveira da Silva, Anderson Rodrigo
title_short A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
title_full A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
title_fullStr A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
title_full_unstemmed A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
title_sort A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
author Oliveira da Silva, Anderson Rodrigo
author_facet Oliveira da Silva, Anderson Rodrigo
Leite de Almeida, Fernando Emílio
Gomes Lopes, Eduardo
Mendes Lopes, Francinette
author_role author
author2 Leite de Almeida, Fernando Emílio
Gomes Lopes, Eduardo
Mendes Lopes, Francinette
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira da Silva, Anderson Rodrigo
Leite de Almeida, Fernando Emílio
Gomes Lopes, Eduardo
Mendes Lopes, Francinette
description Este relato de experiência descreve a atividade realizada na Turma do 1º Ano “A” na EREM José de Almeida Maciel, localizada na cidade de Pesqueira-PE. A História da Matemática foi utilizada como ferramenta de suporte para realização desta proposta de atividade voltada ao ensino do Teorema de Tales. Os discentes trabalharam em grupo e também individualmente em atividades verificativas na lousa. Na realização desta atividade percebemos o entusiasmo que os estudantes mostraram ao conhecer a origem dos conteúdos. Também notamos que os questionamentos ocorreram no que diz respeito à utilidade dos conteúdos através do tempo. Notou-se uma evolução no aspecto de trabalho em equipe, na compreensão do conteúdo e também na interpretação de situações-problemas envolvendo o tema. Acreditamos que a História da Matemática torna-se imprescindível no processo de ensino-aprendizagem a partir da necessidade de compreensão do conhecimento matemático em diversos contextos, como exige a sociedade atual de seus integrantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249
10.30612/tangram.v2i2.8249
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i2.8249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249/5074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2019); 116-124
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479498452992