A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249 |
Resumo: | Este relato de experiência descreve a atividade realizada na Turma do 1º Ano “A” na EREM José de Almeida Maciel, localizada na cidade de Pesqueira-PE. A História da Matemática foi utilizada como ferramenta de suporte para realização desta proposta de atividade voltada ao ensino do Teorema de Tales. Os discentes trabalharam em grupo e também individualmente em atividades verificativas na lousa. Na realização desta atividade percebemos o entusiasmo que os estudantes mostraram ao conhecer a origem dos conteúdos. Também notamos que os questionamentos ocorreram no que diz respeito à utilidade dos conteúdos através do tempo. Notou-se uma evolução no aspecto de trabalho em equipe, na compreensão do conteúdo e também na interpretação de situações-problemas envolvendo o tema. Acreditamos que a História da Matemática torna-se imprescindível no processo de ensino-aprendizagem a partir da necessidade de compreensão do conhecimento matemático em diversos contextos, como exige a sociedade atual de seus integrantes. |
id |
UFGD-9_f2ede4a44f219562968b78eb0ef8dfe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8249 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de TalesEste relato de experiência descreve a atividade realizada na Turma do 1º Ano “A” na EREM José de Almeida Maciel, localizada na cidade de Pesqueira-PE. A História da Matemática foi utilizada como ferramenta de suporte para realização desta proposta de atividade voltada ao ensino do Teorema de Tales. Os discentes trabalharam em grupo e também individualmente em atividades verificativas na lousa. Na realização desta atividade percebemos o entusiasmo que os estudantes mostraram ao conhecer a origem dos conteúdos. Também notamos que os questionamentos ocorreram no que diz respeito à utilidade dos conteúdos através do tempo. Notou-se uma evolução no aspecto de trabalho em equipe, na compreensão do conteúdo e também na interpretação de situações-problemas envolvendo o tema. Acreditamos que a História da Matemática torna-se imprescindível no processo de ensino-aprendizagem a partir da necessidade de compreensão do conhecimento matemático em diversos contextos, como exige a sociedade atual de seus integrantes.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/824910.30612/tangram.v2i2.8249TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2019); 116-1242595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249/5074Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira da Silva, Anderson RodrigoLeite de Almeida, Fernando EmílioGomes Lopes, EduardoMendes Lopes, Francinette2019-04-10T23:09:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8249Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-04-10T23:09:36Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales |
title |
A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales |
spellingShingle |
A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales Oliveira da Silva, Anderson Rodrigo |
title_short |
A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales |
title_full |
A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales |
title_fullStr |
A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales |
title_full_unstemmed |
A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales |
title_sort |
A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales |
author |
Oliveira da Silva, Anderson Rodrigo |
author_facet |
Oliveira da Silva, Anderson Rodrigo Leite de Almeida, Fernando Emílio Gomes Lopes, Eduardo Mendes Lopes, Francinette |
author_role |
author |
author2 |
Leite de Almeida, Fernando Emílio Gomes Lopes, Eduardo Mendes Lopes, Francinette |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira da Silva, Anderson Rodrigo Leite de Almeida, Fernando Emílio Gomes Lopes, Eduardo Mendes Lopes, Francinette |
description |
Este relato de experiência descreve a atividade realizada na Turma do 1º Ano “A” na EREM José de Almeida Maciel, localizada na cidade de Pesqueira-PE. A História da Matemática foi utilizada como ferramenta de suporte para realização desta proposta de atividade voltada ao ensino do Teorema de Tales. Os discentes trabalharam em grupo e também individualmente em atividades verificativas na lousa. Na realização desta atividade percebemos o entusiasmo que os estudantes mostraram ao conhecer a origem dos conteúdos. Também notamos que os questionamentos ocorreram no que diz respeito à utilidade dos conteúdos através do tempo. Notou-se uma evolução no aspecto de trabalho em equipe, na compreensão do conteúdo e também na interpretação de situações-problemas envolvendo o tema. Acreditamos que a História da Matemática torna-se imprescindível no processo de ensino-aprendizagem a partir da necessidade de compreensão do conhecimento matemático em diversos contextos, como exige a sociedade atual de seus integrantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249 10.30612/tangram.v2i2.8249 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v2i2.8249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8249/5074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2019); 116-124 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479498452992 |