Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geronimo, Rafael Rix
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23800
Resumo: Nosso objetivo geral foi construir uma sequência didática articulada com gamificação para ensinar o teorema de Tales. Para atingi-lo definimos os seguintes objetivos específicos: investigar a pertinência da gamificação para o ensino de matemática; elaborar uma sequência para utilizar a gamificação como estratégia para o ensino; aplicar essa sequência em alunos do nono ano do ensino fundamental; analisar suas potencialidades e restrições. Escolhemos a metodologia da engenharia didática, por isso realizamos os estudos preliminares, incluindo estudos curriculares, levantamento de pesquisas e do objeto matemático. Utilizamos como aporte a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Dialética Ferramenta-Objeto(DFO), elaboramos e aplicamos remotamente uma sequência didática com três alunos do nono ano do ensino fundamental. Consideramos que os estudantes foram capazes de agir, formular e validar suas respostas mesmo à distância, se comunicando por meio do aplicativo Meeting. As respostas dos estudantes mostraram que eram capazes de mobilizar ferramentas acerca de polígonos e semelhança, aplicando em diferentes situações problemas. Mobilizaram seus conhecimentos antigos para o entendimento do teorema de Tales e por isso, acreditamos que as escolhas pela TSD e DFO possibilitaram fundamentar nosso entendimento acerca da formulação dos desafios e interpretação das respostas apresentadas. Os estudantes construíram feixes de retas paralelas com base em seus conhecimentos de polígonos e construíram um novo conhecimento, o teorema de Tales, durante realização dos desafios. Cabe salientar que os discentes relataram estarem mobilizando teorema de Tales antes mesmo da institucionalização. Pelos resultados, consideramos validada nossa engenharia didática, visto que os estudantes foram capazes de construir seus conhecimentos referentes ao teorema de Tales, enunciando-o e aplicando, mesmo antes da institucionalização. Além disso, conseguiram responder todas as atividades sem muitas dificuldades, mesmo se tratando de situações didáticas que consideramos complexas
id PUC_SP-1_8ac048c5425d15a9b022478ade985a20
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/23800
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/1660997924904848Geronimo, Rafael Rix2021-10-22T19:56:37Z2021-10-22T19:56:37Z2021-06-15Geronimo, Rafael Rix. Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação. 2021. 176 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23800Nosso objetivo geral foi construir uma sequência didática articulada com gamificação para ensinar o teorema de Tales. Para atingi-lo definimos os seguintes objetivos específicos: investigar a pertinência da gamificação para o ensino de matemática; elaborar uma sequência para utilizar a gamificação como estratégia para o ensino; aplicar essa sequência em alunos do nono ano do ensino fundamental; analisar suas potencialidades e restrições. Escolhemos a metodologia da engenharia didática, por isso realizamos os estudos preliminares, incluindo estudos curriculares, levantamento de pesquisas e do objeto matemático. Utilizamos como aporte a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Dialética Ferramenta-Objeto(DFO), elaboramos e aplicamos remotamente uma sequência didática com três alunos do nono ano do ensino fundamental. Consideramos que os estudantes foram capazes de agir, formular e validar suas respostas mesmo à distância, se comunicando por meio do aplicativo Meeting. As respostas dos estudantes mostraram que eram capazes de mobilizar ferramentas acerca de polígonos e semelhança, aplicando em diferentes situações problemas. Mobilizaram seus conhecimentos antigos para o entendimento do teorema de Tales e por isso, acreditamos que as escolhas pela TSD e DFO possibilitaram fundamentar nosso entendimento acerca da formulação dos desafios e interpretação das respostas apresentadas. Os estudantes construíram feixes de retas paralelas com base em seus conhecimentos de polígonos e construíram um novo conhecimento, o teorema de Tales, durante realização dos desafios. Cabe salientar que os discentes relataram estarem mobilizando teorema de Tales antes mesmo da institucionalização. Pelos resultados, consideramos validada nossa engenharia didática, visto que os estudantes foram capazes de construir seus conhecimentos referentes ao teorema de Tales, enunciando-o e aplicando, mesmo antes da institucionalização. Além disso, conseguiram responder todas as atividades sem muitas dificuldades, mesmo se tratando de situações didáticas que consideramos complexasOur general objective was to develop a gamified didactic engineering to teach Thales' theorem. To achieve it, we defined the following specific objectives: to investigate the relevance of gamification for teaching mathematics; develop a sequence to use gamification as a teaching strategy; apply this sequence to students in the ninth year of elementary school; analyze its potentials and restrictions. We chose the methodology of didactic engineering, so we carried out preliminary studies, including curricular studies, survey research and the mathematical object. We use as input the Theory of Didactic Situations (TSD) and the Tool-Object Dialectic (DFO), we elaborate and remotely apply a didactic sequence with three students from the ninth grade of elementary school. We believe that the students were able to act, formulate and validate their answers even from a distance, communicating through the Meeting app. The students' answers showed that they were able to mobilize tools about polygons and similarity, applying problems in different situations. They mobilized their old knowledge to understand Thales' theorem and, therefore, we believe that the choices made by TSD and DFO made it possible to support our understanding of the formulation of the challenges and interpretation of the answers presented. Students built bundles of parallels from polygons and mobilized new knowledge: Thales' theorem, during challenges. It should be noted that students reported being mobilizing Thales' theorem even before institutionalization. Based on the results, we considered our didactic engineering validated, as the students were able to build their knowledge regarding Thales' theorem, stating and applying it, even before institutionalization. Furthermore, they were able to answer all the activities without much difficulty, even when dealing with didactic situations that we consider complexCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAGamificaçãoEngenharia didáticaTeorema de TalesGamificationDidactic engineeringThales theoremUma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRafael Rix Geronimo.pdfRafael Rix Geronimo.pdfapplication/pdf4942065https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23800/1/Rafael%20Rix%20Geronimo.pdfca0c018668f99c28e575aba804cbf00dMD51TEXTRafael Rix Geronimo.pdf.txtRafael Rix Geronimo.pdf.txtExtracted texttext/plain332593https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23800/2/Rafael%20Rix%20Geronimo.pdf.txtd47e39e50258fb2f67352db8dd853847MD52THUMBNAILRafael Rix Geronimo.pdf.jpgRafael Rix Geronimo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23800/3/Rafael%20Rix%20Geronimo.pdf.jpgfab8617307e6b0400e5306497332a078MD53handle/238002021-10-26 01:01:33.133oai:repositorio.pucsp.br:handle/23800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-10-26T04:01:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação
title Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação
spellingShingle Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação
Geronimo, Rafael Rix
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Gamificação
Engenharia didática
Teorema de Tales
Gamification
Didactic engineering
Thales theorem
title_short Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação
title_full Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação
title_fullStr Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação
title_sort Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação
author Geronimo, Rafael Rix
author_facet Geronimo, Rafael Rix
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1660997924904848
dc.contributor.author.fl_str_mv Geronimo, Rafael Rix
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Gamificação
Engenharia didática
Teorema de Tales
Gamification
Didactic engineering
Thales theorem
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Engenharia didática
Teorema de Tales
Gamification
Didactic engineering
Thales theorem
description Nosso objetivo geral foi construir uma sequência didática articulada com gamificação para ensinar o teorema de Tales. Para atingi-lo definimos os seguintes objetivos específicos: investigar a pertinência da gamificação para o ensino de matemática; elaborar uma sequência para utilizar a gamificação como estratégia para o ensino; aplicar essa sequência em alunos do nono ano do ensino fundamental; analisar suas potencialidades e restrições. Escolhemos a metodologia da engenharia didática, por isso realizamos os estudos preliminares, incluindo estudos curriculares, levantamento de pesquisas e do objeto matemático. Utilizamos como aporte a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Dialética Ferramenta-Objeto(DFO), elaboramos e aplicamos remotamente uma sequência didática com três alunos do nono ano do ensino fundamental. Consideramos que os estudantes foram capazes de agir, formular e validar suas respostas mesmo à distância, se comunicando por meio do aplicativo Meeting. As respostas dos estudantes mostraram que eram capazes de mobilizar ferramentas acerca de polígonos e semelhança, aplicando em diferentes situações problemas. Mobilizaram seus conhecimentos antigos para o entendimento do teorema de Tales e por isso, acreditamos que as escolhas pela TSD e DFO possibilitaram fundamentar nosso entendimento acerca da formulação dos desafios e interpretação das respostas apresentadas. Os estudantes construíram feixes de retas paralelas com base em seus conhecimentos de polígonos e construíram um novo conhecimento, o teorema de Tales, durante realização dos desafios. Cabe salientar que os discentes relataram estarem mobilizando teorema de Tales antes mesmo da institucionalização. Pelos resultados, consideramos validada nossa engenharia didática, visto que os estudantes foram capazes de construir seus conhecimentos referentes ao teorema de Tales, enunciando-o e aplicando, mesmo antes da institucionalização. Além disso, conseguiram responder todas as atividades sem muitas dificuldades, mesmo se tratando de situações didáticas que consideramos complexas
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Geronimo, Rafael Rix. Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação. 2021. 176 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23800
identifier_str_mv Geronimo, Rafael Rix. Uma proposta para o ensino do teorema de Tales com gamificação. 2021. 176 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23800/1/Rafael%20Rix%20Geronimo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23800/2/Rafael%20Rix%20Geronimo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23800/3/Rafael%20Rix%20Geronimo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca0c018668f99c28e575aba804cbf00d
d47e39e50258fb2f67352db8dd853847
fab8617307e6b0400e5306497332a078
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278027859755008