Jogo Buss e o fortalecimento da história da comunidade Santa Rosa nas aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Conti, Keli Cristina, Pinto, Nayara Katherine Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13702
Resumo: A partir de recortes do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, de Santos (2020), intitulado Jogo Buss e o fortalecimento da história da comunidade Santa Rosa nas aulas de Matemática, este artigo tem como objetivo trazer elementos do Jogo Buss (Jogo do Milho), apresentando seu desenvolvimento em sala de aula. Quanto ao aporte teórico, tivemos o apoio de Grando (2004). Para compreender as intervenções dentro da sala de aula, trazemos as concepções de Kishimoto (1996). Na compreensão da historicidade do tema do jogo, Caldart (2000) nos ajudou a refletir sobre a relação dos contextos sociais do campo e a utilizar o jogo como um instrumento pedagógico para estudantes do campo. Ao final, foi possível observar que os estudantes estabeleceram relações do jogo com o tema de probabilidade e resgataram lembranças de seus familiares.
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