Jogos pedagógicos digitais na educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gheller, Silvete Teichmann
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134453
Resumo: O uso das tecnologias nas escolas se amplia cada vez mais nesse novo cenário do século XXI, pois com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano. As informações chegam com maior intensidade até mesmo nas instituições de ensino situadas nas zonas rurais, como nas chamadas escolas do campo. A utilização das tecnologias está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não têm sido diferente. Sendo que a apropriação desses meios de comunicação para a construção do conhecimento vem mobilizando os educadores no sentido da seleção e utilização mais adequada dessas novas tecnologias. Devido a isto, o presente trabalho analisa a importância do uso dessas tecnologias na educação do campo, o objetivo é identificar as dificuldades encontradas na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal da região pesquisada. Foi possível observar a não utilização diária da sala de informática no processo de ensino e de aprendizagem por uma boa parcela dos alunos; bem como, a não instalação da Internet na escola.
id UFRGS-2_b37dd7a32184ed07793cd1f2f37e523b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134453
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gheller, Silvete TeichmannMussoi, Eunice Maria2016-03-30T02:08:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/134453000986757O uso das tecnologias nas escolas se amplia cada vez mais nesse novo cenário do século XXI, pois com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano. As informações chegam com maior intensidade até mesmo nas instituições de ensino situadas nas zonas rurais, como nas chamadas escolas do campo. A utilização das tecnologias está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não têm sido diferente. Sendo que a apropriação desses meios de comunicação para a construção do conhecimento vem mobilizando os educadores no sentido da seleção e utilização mais adequada dessas novas tecnologias. Devido a isto, o presente trabalho analisa a importância do uso dessas tecnologias na educação do campo, o objetivo é identificar as dificuldades encontradas na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal da região pesquisada. Foi possível observar a não utilização diária da sala de informática no processo de ensino e de aprendizagem por uma boa parcela dos alunos; bem como, a não instalação da Internet na escola.El uso de las tecnologías en las escuelas se amplía cada vez más en este nuevo cenário del século XXI, pues con el avancio de la globalización la tecnología passó a ser inserida en el cotidiano, ylas informaciones ylos conocimientos llegan con mayor intensidad hastamismo las instituiciones de enseño situadas en las zonas rurales, como en las llamadas escuelas del campo. La utilización de las tecnologías es inminente, y está transformando las relaciones humanas en todas las sus dimensiones: económicas, sociales y en elámbito educacional no tiene sido diferente. Siendo que laapropriación de estos medios de comunicación para la construción del conocimiento ven mobilizando los educadores en el sentido de la seleción y utilización más adecuada de estas nuevas tecnologías. Devido a esto, el presente trabajo analisará la importância del uso de estas tecnologías en la educación del campo, el objectivo es identificar sus dificuldades encontradas en la utilización de las Tecnologías de Información y Comunicación en el Enseño Fundamental en una escuela de la rede pública municipal de la región pesquisada. Fue posible observar la no utilización diária de la sala de informática en el proceso de enseño y de aprendizajen por una buena parcela de los alumnos; bien como, la no instalación de la Internet en la escuela.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos pedagógicosJogos digitaisEducação do campoJuegos pedagógicos digitalesEducación del campoJogos pedagógicos digitais na educação do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986757.pdf000986757.pdfTexto completoapplication/pdf1288290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134453/1/000986757.pdf874abee06d4d9918ca724e3af6d0e3a3MD51TEXT000986757.pdf.txt000986757.pdf.txtExtracted Texttext/plain60641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134453/2/000986757.pdf.txtc7b7ba0a92fb34c720c8f94b2f1540b3MD52THUMBNAIL000986757.pdf.jpg000986757.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134453/3/000986757.pdf.jpg4c2b862ca53f2d6d2fee87025182f0ebMD5310183/1344532018-10-26 09:45:21.72oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134453Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos pedagógicos digitais na educação do campo
title Jogos pedagógicos digitais na educação do campo
spellingShingle Jogos pedagógicos digitais na educação do campo
Gheller, Silvete Teichmann
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Jogos digitais
Educação do campo
Juegos pedagógicos digitales
Educación del campo
title_short Jogos pedagógicos digitais na educação do campo
title_full Jogos pedagógicos digitais na educação do campo
title_fullStr Jogos pedagógicos digitais na educação do campo
title_full_unstemmed Jogos pedagógicos digitais na educação do campo
title_sort Jogos pedagógicos digitais na educação do campo
author Gheller, Silvete Teichmann
author_facet Gheller, Silvete Teichmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gheller, Silvete Teichmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mussoi, Eunice Maria
contributor_str_mv Mussoi, Eunice Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Jogos digitais
Educação do campo
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Jogos digitais
Educação do campo
Juegos pedagógicos digitales
Educación del campo
dc.subject.spa.fl_str_mv Juegos pedagógicos digitales
Educación del campo
description O uso das tecnologias nas escolas se amplia cada vez mais nesse novo cenário do século XXI, pois com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano. As informações chegam com maior intensidade até mesmo nas instituições de ensino situadas nas zonas rurais, como nas chamadas escolas do campo. A utilização das tecnologias está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não têm sido diferente. Sendo que a apropriação desses meios de comunicação para a construção do conhecimento vem mobilizando os educadores no sentido da seleção e utilização mais adequada dessas novas tecnologias. Devido a isto, o presente trabalho analisa a importância do uso dessas tecnologias na educação do campo, o objetivo é identificar as dificuldades encontradas na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal da região pesquisada. Foi possível observar a não utilização diária da sala de informática no processo de ensino e de aprendizagem por uma boa parcela dos alunos; bem como, a não instalação da Internet na escola.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134453
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986757
url http://hdl.handle.net/10183/134453
identifier_str_mv 000986757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134453/1/000986757.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134453/2/000986757.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134453/3/000986757.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 874abee06d4d9918ca724e3af6d0e3a3
c7b7ba0a92fb34c720c8f94b2f1540b3
4c2b862ca53f2d6d2fee87025182f0eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502148857856