Concepções de qualidade na educação superior: interseção entre os instrumentos de avaliação do MERCOSUL e do Brasil
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1345 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar as concepções de qualidade implícitas aos atuais sistemas de avaliação em curso, presente nos instrumentos de avaliação adotados pelo Mercosul e pelo Brasil, construídos na interseção entre as políticas supranacionais e locais. Assim, tem-se como objeto de pesquisa o sistema de acreditação adotado pelo Setor Educacional do Mercosul, identificado como ARCUSUL, e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - adotado pelo INEP, no contexto brasileiro. Esse tema ganha importância para a área educacional a partir do processo de globalização, quando ocorrem mudanças estruturais na forma de interação mundial, e, justifica-se pela relevância e contribuições na área das políticas de educação superior, especialmente considerando o processo de internacionalização em curso. O problema norteador da pesquisa foi sintetizado na seguinte questão: Quais são as concepções de qualidade implícitas aos sistemas de avaliação adotado pelo Setor Educacional do Mercosul, identificado como ARCU-SUL, e o SINAES, sistema de avaliação adotado pelo Brasil? Para responder ao problema levantado e alcançar os objetivos propostos a pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira foi desenvolvida uma revisão de literatura e na segunda a análise documental. As análises aconteceram nas Guias de Autoavaliação das carreiras avaliadas pelo Sistema ARCUSUL e no Instrumento de avaliação de Cursos do SINAES. Como resultado a pesquisa mostrou que o ARCU-SUL possui uma concepção de qualidade mercantilista e técnica/formal. Mesmo que o Setor Educacional do Mercosul apresente a educação como direito humano e social, suas ações e objetivos são traçados para o benefício do desenvolvimento econômico em detrimento da emancipação humana, cultural e social. No caso do SINAES, a concepção de qualidade constatada também foi a técnico/formal. Embora o documento avance por meio de cobrança dos critérios normativos/legais no que se refere à acessibilidade, planos de carreira, sustentabilidade educação para a diversidade etnicorracial, educação para os direitos humanos, disciplina de Libras e a proteção dos direitos da pessoa com espetro autista. De forma geral, pode-se observar que há pontos comuns, que fazem a interseção entre a concepção de qualidade do Mercosul e do Brasil, uma vez que ambos os instrumentos analisados possuem a lógica técnico-formal de qualidade. |
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Assim, tem-se como objeto de pesquisa o sistema de acreditação adotado pelo Setor Educacional do Mercosul, identificado como ARCUSUL, e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - adotado pelo INEP, no contexto brasileiro. Esse tema ganha importância para a área educacional a partir do processo de globalização, quando ocorrem mudanças estruturais na forma de interação mundial, e, justifica-se pela relevância e contribuições na área das políticas de educação superior, especialmente considerando o processo de internacionalização em curso. O problema norteador da pesquisa foi sintetizado na seguinte questão: Quais são as concepções de qualidade implícitas aos sistemas de avaliação adotado pelo Setor Educacional do Mercosul, identificado como ARCU-SUL, e o SINAES, sistema de avaliação adotado pelo Brasil? Para responder ao problema levantado e alcançar os objetivos propostos a pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira foi desenvolvida uma revisão de literatura e na segunda a análise documental. As análises aconteceram nas Guias de Autoavaliação das carreiras avaliadas pelo Sistema ARCUSUL e no Instrumento de avaliação de Cursos do SINAES. Como resultado a pesquisa mostrou que o ARCU-SUL possui uma concepção de qualidade mercantilista e técnica/formal. Mesmo que o Setor Educacional do Mercosul apresente a educação como direito humano e social, suas ações e objetivos são traçados para o benefício do desenvolvimento econômico em detrimento da emancipação humana, cultural e social. No caso do SINAES, a concepção de qualidade constatada também foi a técnico/formal. Embora o documento avance por meio de cobrança dos critérios normativos/legais no que se refere à acessibilidade, planos de carreira, sustentabilidade educação para a diversidade etnicorracial, educação para os direitos humanos, disciplina de Libras e a proteção dos direitos da pessoa com espetro autista. De forma geral, pode-se observar que há pontos comuns, que fazem a interseção entre a concepção de qualidade do Mercosul e do Brasil, uma vez que ambos os instrumentos analisados possuem a lógica técnico-formal de qualidade.This study aimed to identify the implicit quality concepts to the current evaluation systems in progress, present in the evaluation instruments adopted by Mercosur and Brazil, built at the intersection between the supra-national and local policies. So we had as research object the accreditation system adopted by the Educational Sector of Mercosur, identified as ARCU-SUL, and the National Assessment System of Higher Education - SINAES - adopted by INEP in the Brazilian context. This issue gains importance for education from the process of globalization, when there are structural changes in the form of global interaction, and is justified by the relevance and contributions in the field of higher education policies, especially considering the ongoing internationalization process . The guiding research problem was summarized in the following question: What are the concepts of implicit quality evaluation systems adopted by the Educational Sector of Mercosur, identified as ARCU-SUS and SINAES, evaluation system adopted by Brazil? To answer the problem raised and achieve the proposed objectives the survey was divided into two stages. The first was developed a literature review and the second document analysis. The analysis took place in the selfevaluation guides the careers evaluated by ARCU-SUL System and Course Assessment Tool SINAES. As the research results showed that ARCU-SUL has a mercantilist quality design and technical / formal. Even if the Educational Sector of Mercosur present education as a human and social rights, their actions and goals are set for the benefit of economic development at the expense of human, cultural and social emancipation. In the case of SINAES, the design of verified quality was also the technical / formal. Although the document go through the collection of regulatory / legal criteria as regards to accessibility, career plans, sustainability education for etnicorracial diversity, education for human rights, Pounds discipline and protection of the individual rights with autistic spectrum . In general, it can be observed that there are common points that make the intersection between design quality of Mercosur and Brazil, since both instruments have the technical and formal logic quality.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-24T20:05:37Z No. of bitstreams: 1 MaryAnedeSouza.pdf: 1316870 bytes, checksum: ae0424a23c86229b4c1939a279425fe6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-24T20:05:37Z (GMT). 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