Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Libertas (Juiz de Fora. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/37065 |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise acerca dos caminhos da formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai. Partimos de um estudo de caso de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e de revisão de literatura, por meio dos quais analisamos as legislações e normativas que balizam o ensino superior no Paraguai; os processos formativos em trabajo social; e as propostas pedagógicas expressas nos planes/programas e nas mallas curriculares das universidades pesquisadas. A revisão de literatura privilegiou os autores paraguaios que discutem tanto o processo constituição sócio-histórica do Estado paraguaio e a política de educação superior, quanto o trabajo social no país estudado. Identificamos que a formação passou a ser regulamentada por uma perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas, como o código de ética profissional, a lei que regulamenta a profissão e a implementação de novas propostas curriculares. Outro aspecto identificado é que a formação profissional também responde as necessidades postas pelo desenvolvimento e contradições do capitalismo. Foi possível identificar que a formação está direcionada por um conjunto de objetivos estabelecidos, direcionando um perfil a ser formado. Em relação aos objetivos, destacamos os relacionados a análise da vida social; aos conhecimentos que sustentam a formação; as habilidades; aos instrumentos técnico-operativos e teórico-metodológicos; a ética; e a implementação de políticas sociais. No que tange ao perfil a ser formado, a direção é centrada na interpretação da questão social; na elaboração de propostas interventivas; e nas competências profissionais. Consideramos ainda que as Mallas Curriculares expressam componentes vinculados ao trabajo profesional; aos fundamentos do Trabajo Social; e ao entendimento da vida social. |
id |
UFJF-1_cfb96d91a22c3f10aac90d3cb7e360bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/37065 |
network_acronym_str |
UFJF-1 |
network_name_str |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissionalTrabajo Social; Formação profissional; Trabajo Profesional; Paraguai.O artigo apresenta uma análise acerca dos caminhos da formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai. Partimos de um estudo de caso de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e de revisão de literatura, por meio dos quais analisamos as legislações e normativas que balizam o ensino superior no Paraguai; os processos formativos em trabajo social; e as propostas pedagógicas expressas nos planes/programas e nas mallas curriculares das universidades pesquisadas. A revisão de literatura privilegiou os autores paraguaios que discutem tanto o processo constituição sócio-histórica do Estado paraguaio e a política de educação superior, quanto o trabajo social no país estudado. Identificamos que a formação passou a ser regulamentada por uma perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas, como o código de ética profissional, a lei que regulamenta a profissão e a implementação de novas propostas curriculares. Outro aspecto identificado é que a formação profissional também responde as necessidades postas pelo desenvolvimento e contradições do capitalismo. Foi possível identificar que a formação está direcionada por um conjunto de objetivos estabelecidos, direcionando um perfil a ser formado. Em relação aos objetivos, destacamos os relacionados a análise da vida social; aos conhecimentos que sustentam a formação; as habilidades; aos instrumentos técnico-operativos e teórico-metodológicos; a ética; e a implementação de políticas sociais. No que tange ao perfil a ser formado, a direção é centrada na interpretação da questão social; na elaboração de propostas interventivas; e nas competências profissionais. Consideramos ainda que as Mallas Curriculares expressam componentes vinculados ao trabajo profesional; aos fundamentos do Trabajo Social; e ao entendimento da vida social.Universidade Federal de Juiz de Fora2022-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmltext/xmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/3706510.34019/1980-8518.2022.v22.37065Libertas; v. 22 n. 1 (2022): Revista Libertas - ISSN: 1980-8518 (jan/jun 2022); 97-1221980-85181518-9325reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/37065/24367https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/37065/24561https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/37065/24646Copyright (c) 2022 Filipe Silva Neri, Mabel Mascarenhas Torreshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeri, Filipe SilvaMascarenhas Torres, Mabel 2022-07-19T17:55:13Zoai:periodicos.ufjf.br:article/37065Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/oairevista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com1980-85181518-9325opendoar:2022-07-19T17:55:13Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissional |
title |
Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissional |
spellingShingle |
Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissional Neri, Filipe Silva Trabajo Social; Formação profissional; Trabajo Profesional; Paraguai. |
title_short |
Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissional |
title_full |
Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissional |
title_fullStr |
Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissional |
title_full_unstemmed |
Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissional |
title_sort |
Trabajo Social no Paraguai: os caminhos da formação profissional |
author |
Neri, Filipe Silva |
author_facet |
Neri, Filipe Silva Mascarenhas Torres, Mabel |
author_role |
author |
author2 |
Mascarenhas Torres, Mabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neri, Filipe Silva Mascarenhas Torres, Mabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabajo Social; Formação profissional; Trabajo Profesional; Paraguai. |
topic |
Trabajo Social; Formação profissional; Trabajo Profesional; Paraguai. |
description |
O artigo apresenta uma análise acerca dos caminhos da formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai. Partimos de um estudo de caso de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e de revisão de literatura, por meio dos quais analisamos as legislações e normativas que balizam o ensino superior no Paraguai; os processos formativos em trabajo social; e as propostas pedagógicas expressas nos planes/programas e nas mallas curriculares das universidades pesquisadas. A revisão de literatura privilegiou os autores paraguaios que discutem tanto o processo constituição sócio-histórica do Estado paraguaio e a política de educação superior, quanto o trabajo social no país estudado. Identificamos que a formação passou a ser regulamentada por uma perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas, como o código de ética profissional, a lei que regulamenta a profissão e a implementação de novas propostas curriculares. Outro aspecto identificado é que a formação profissional também responde as necessidades postas pelo desenvolvimento e contradições do capitalismo. Foi possível identificar que a formação está direcionada por um conjunto de objetivos estabelecidos, direcionando um perfil a ser formado. Em relação aos objetivos, destacamos os relacionados a análise da vida social; aos conhecimentos que sustentam a formação; as habilidades; aos instrumentos técnico-operativos e teórico-metodológicos; a ética; e a implementação de políticas sociais. No que tange ao perfil a ser formado, a direção é centrada na interpretação da questão social; na elaboração de propostas interventivas; e nas competências profissionais. Consideramos ainda que as Mallas Curriculares expressam componentes vinculados ao trabajo profesional; aos fundamentos do Trabajo Social; e ao entendimento da vida social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/37065 10.34019/1980-8518.2022.v22.37065 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/37065 |
identifier_str_mv |
10.34019/1980-8518.2022.v22.37065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/37065/24367 https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/37065/24561 https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/37065/24646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Filipe Silva Neri, Mabel Mascarenhas Torres https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Filipe Silva Neri, Mabel Mascarenhas Torres https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Libertas; v. 22 n. 1 (2022): Revista Libertas - ISSN: 1980-8518 (jan/jun 2022); 97-122 1980-8518 1518-9325 reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
collection |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com |
_version_ |
1798675465003597824 |