Educação e democracia: complexos sociais de alienação fundamentais para a emancipação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Neusa Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomide, Uyara de Salles, Souza Junior, Hormindo Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Libertas (Juiz de Fora. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/36339
Resumo: Este artigo objetiva discutir as particularidades e possíveis relações entre alienação e estranhamento na dinâmica da sociedade capitalista atual, enquanto complexos construídos historicamente e fundamentais para a compreensão dos processos que envolvem o campo da educação e da democracia. Tais questões inserem-se no caro debate sobre as limitações da democracia enquanto conteúdo e forma de governo, assim como sobre o processo de emancipação humana e da conquista da liberdade. Acredita-se que esse debate não pode prescindir da discussão sobre as condições materiais de formação do ser social e de seus mecanismos de produção e reprodução, o que implica, entre outros complexos, o da educação, escolhido por nós em virtude da sua potencialidade emancipadora do gênero humano. Neste sentido, tendo como referencial teórico centrais György Lukács e Karl Marx, partimos do tripé categorial analítico: alienação, estranhamento e educação, para se pensar questões relativas à democracia e a emancipação humana diante da sociedade capitalista na atualidade.
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