“Parece que a qualquer hora a gente está disponível” : a intensificação do trabalho home office docente no ensino superior público mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no contexto da Covid-19
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55537 |
Resumo: | A dissertação em tela pousa no debate mais amplo e internacional sobre as transformações contemporâneas no mundo do trabalho mediado pelas tecnologias digitais. O objetivo geral consistiu em analisar sob quais condições (objetivas e subjetivas) o capital apropriou-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no espaço doméstico para intensificar o trabalho home office de docentes no Ensino Superior público no contexto da Covid-19. Os objetivos específicos foram: 1) apreender o conceito de intensificação do trabalho (mais trabalho) à luz da teoria social crítica, destacando o trabalho home office docente no Ensino Superior público na conjuntura pandêmica; 2) evidenciar as estratégias e disputas político-ideológicas da burguesia no contexto do regime de acumulação flexível para conformar um “novo” tipo de trabalhador a ser explorado pelo capital em tempos de isolamento social; e 3) identificar às mudanças que foram estimuladas pelas TICs e materializadas no cotidiano social dos(as) trabalhadores(as) em estudo, para refletir sobre as condições laborais e suas particularidades na pandemia. As categorias teórico-analíticas que sustentaram à pesquisa se articulam entre intensidade do trabalho (mais-trabalho), jornada de trabalho e tempo de trabalho. O ponto central dessa pesquisa qualitativa foi contribuir no debate crítico sobre o home office de docentes universitários no ensino público que estavam realizando as suas atividades presencialmente e no contexto de crise sanitária, passaram a reorganizar os seus processos de trabalho no espaço do lar. A problemática de pesquisa foi: “Sob quais condições (objetivas e subjetivas) o capital apropriou-se das TICs no espaço doméstico para intensificar o trabalho home office de docentes no Ensino Superior público no contexto da Covid-19?”. Os procedimentos metodológicos valeram-se de pesquisa bibliográfica e documental presente em: Marx (1982, 2006, 2014), Dal Rosso (2006, 2008, 2011), Dal Rosso e Cardoso (2015), Antunes (2009), Tonelo (2019, 2021), Christensen (2013), Morozov (2018), Harvey (2017), Banco Mundial (2003), Baruch (2001), Pratt (1984), Mendonça (2010), Jaakson e Kallaste (2010), Ward e Shabba (2011), a Lei no 12.551, de 12 de dezembro de 2011 (Brasil, 2011), Lei no 13.467, de julho de 2017 (Brasil, 2017), as portarias no 343 e no 345, de 17 e 19 de março de 2020 (Brasil, 2020b, 2020c), respectivamente, e publicadas pelo Ministério da Educação (MEC), que autorizou a realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE), as pesquisas de Brid, Bohler e Zanoni (2020), Emiliano (2022), Undurraga, Simburgürger e Mora (2021) e Bortolan et al. (2021) filtradas no Google Acadêmico e SciELO, além do auxílio do aplicativo wordclouds (nuvem de palavras). A sintonia entre o materialismo histórico e dialético com as pesquisas coletadas e sistematizadas revelam, que, tendencialmente, o capital no contexto de crise pandêmica, forjou uma velha/nova cultura da apropriação do espaço privado e da vida social de docentes no Ensino Superior público. Na esteira desse processo, ampliou-se a jornada de trabalho (profissional e doméstica), o tempo de trabalho frente e fora das telas com os estudos e preparação de aulas (e-mail, WhatsApp, Google Classroom), o descanso converteu-se em tempo de trabalho assalariado improdutivo, responsabilização e controle de docentes pela compra e manuseio dos equipamentos tecnológicos. Portanto, esse cotidiano refletiu em adoecimentos, tais como: exaustão da visão, audição, desgaste físico, intelectual e emocional (depressão e a síndrome de Burnout). |
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O objetivo geral consistiu em analisar sob quais condições (objetivas e subjetivas) o capital apropriou-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no espaço doméstico para intensificar o trabalho home office de docentes no Ensino Superior público no contexto da Covid-19. Os objetivos específicos foram: 1) apreender o conceito de intensificação do trabalho (mais trabalho) à luz da teoria social crítica, destacando o trabalho home office docente no Ensino Superior público na conjuntura pandêmica; 2) evidenciar as estratégias e disputas político-ideológicas da burguesia no contexto do regime de acumulação flexível para conformar um “novo” tipo de trabalhador a ser explorado pelo capital em tempos de isolamento social; e 3) identificar às mudanças que foram estimuladas pelas TICs e materializadas no cotidiano social dos(as) trabalhadores(as) em estudo, para refletir sobre as condições laborais e suas particularidades na pandemia. As categorias teórico-analíticas que sustentaram à pesquisa se articulam entre intensidade do trabalho (mais-trabalho), jornada de trabalho e tempo de trabalho. O ponto central dessa pesquisa qualitativa foi contribuir no debate crítico sobre o home office de docentes universitários no ensino público que estavam realizando as suas atividades presencialmente e no contexto de crise sanitária, passaram a reorganizar os seus processos de trabalho no espaço do lar. A problemática de pesquisa foi: “Sob quais condições (objetivas e subjetivas) o capital apropriou-se das TICs no espaço doméstico para intensificar o trabalho home office de docentes no Ensino Superior público no contexto da Covid-19?”. Os procedimentos metodológicos valeram-se de pesquisa bibliográfica e documental presente em: Marx (1982, 2006, 2014), Dal Rosso (2006, 2008, 2011), Dal Rosso e Cardoso (2015), Antunes (2009), Tonelo (2019, 2021), Christensen (2013), Morozov (2018), Harvey (2017), Banco Mundial (2003), Baruch (2001), Pratt (1984), Mendonça (2010), Jaakson e Kallaste (2010), Ward e Shabba (2011), a Lei no 12.551, de 12 de dezembro de 2011 (Brasil, 2011), Lei no 13.467, de julho de 2017 (Brasil, 2017), as portarias no 343 e no 345, de 17 e 19 de março de 2020 (Brasil, 2020b, 2020c), respectivamente, e publicadas pelo Ministério da Educação (MEC), que autorizou a realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE), as pesquisas de Brid, Bohler e Zanoni (2020), Emiliano (2022), Undurraga, Simburgürger e Mora (2021) e Bortolan et al. (2021) filtradas no Google Acadêmico e SciELO, além do auxílio do aplicativo wordclouds (nuvem de palavras). A sintonia entre o materialismo histórico e dialético com as pesquisas coletadas e sistematizadas revelam, que, tendencialmente, o capital no contexto de crise pandêmica, forjou uma velha/nova cultura da apropriação do espaço privado e da vida social de docentes no Ensino Superior público. Na esteira desse processo, ampliou-se a jornada de trabalho (profissional e doméstica), o tempo de trabalho frente e fora das telas com os estudos e preparação de aulas (e-mail, WhatsApp, Google Classroom), o descanso converteu-se em tempo de trabalho assalariado improdutivo, responsabilização e controle de docentes pela compra e manuseio dos equipamentos tecnológicos. Portanto, esse cotidiano refletiu em adoecimentos, tais como: exaustão da visão, audição, desgaste físico, intelectual e emocional (depressão e a síndrome de Burnout).CAPESThe dissertation on screen touches on the broader and international debate about contemporary transformations in the world of work mediated by digital technologies. The general objective was to analyze under what conditions (objective and subjective) capital appropriated Information and Communication Technologies (ICTs) in the domestic space to intensify teaching home office work in public higher education in the context of Covid-19. The specific objectives were: 1) understand the concept of work intensification (more work) in the light of critical social theory, highlighting teaching home office work in public higher education in the pandemic situation; 2) highlight the political-ideological strategies and disputes of the bourgeoisie in the context of the flexible accumulation regime to create a “new” type of worker to be exploited by capital in the context of social isolation; and 3) identify the changes that were stimulated by ICTs and materialized in the daily social life of the workers under study, to reflect on working conditions and their particularities during the pandemic. The theoretical- analytical categories that supported the research are articulated between work intensity (plus-work), working hours and working time as a mediation that cannot be separated from the valorization of capital. The central point of this qualitative research was to contribute to the critical debate about the home office of university professors in public education who were carrying out their activities in person and in the context of the health crisis, began to reorganize their work processes in the home space.in the wake of this process, the research problem was:Under what conditions (objective and subjective) capital appropriated Information and Communication Technologies (ICTs) in the domestic space to intensify teaching home office work in public higher education in the context of Covid-19? ”. The methodological instruments use bibliographic and documentary present in: Marx (1982, 2006, 2014), Dal Rosso (2006, 2008, 2011), Dal Rosso e Cardoso (2015), Santos Neto (2013), Antunes (2009), Tonelo (2019, 2021), Christensen (2013), Morozov (2018), Harvey (2017), World Bank (2003), Baruch (2001), Pratt (1984), Mendonça (2010), Jaakson and Kallaste (2010), Ward and Shabba (2011), law 12,551 of December 12, 2011, Law no. 13,467 of July 2017, ordinances no 343 and no 345 of March 17 and 19 (Brasil, 2020b, 2020c), published by the Ministry of Education (MEC), which authorized the carrying out of Emergency Remote Education (ERE), the research by Brid, Bohler and Zanoni (2020), Emiliano (2022), Undurraga, Simburgürger and Mora (2021) and Bortolan et al. (2021) filtered on Google Scholar and SciELO, in addition to the help of the wordclouds application (word cloud). The harmony between historical and dialectical materialism with the collected and systematized research reveals that, in the context of the pandemic crisis, capital tended to forge an old/new culture of appropriation of the private space and social life of teachers in public higher education. In the wake of this process, the working day (professional and domestic) increased, the time spent working in front of and off screens with studies and class preparation (e-mail, WhatsApp, Google Classroom), rest became in unproductive paid work time, accountability and control of teachers for the purchase and handling of technological equipment. This daily work resulted in illnesses, such as: exhaustion of vision, hearing, physical, intellectual and emotional exhaustion (depression and Burnout syndrome).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Servico SocialUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIntensificaçãoTrabalho docenteCovid-19, Pandemia de, 2020-“Parece que a qualquer hora a gente está disponível” : a intensificação do trabalho home office docente no ensino superior público mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no contexto da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Vinícius Paulino Lopes da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Vinícius Paulino Lopes da Silva.pdfapplication/pdf1704900https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55537/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Vin%c3%adcius%20Paulino%20Lopes%20da%20Silva.pdffcf50cf7006b618db71bc940b51b77b9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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SILVA, Vinícius Paulino Lopes da. “Parece que a qualquer hora a gente está disponível”: a intensificação do trabalho home office docente no ensino superior público mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no contexto da Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
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SILVA, Vinícius Paulino Lopes da. “Parece que a qualquer hora a gente está disponível”: a intensificação do trabalho home office docente no ensino superior público mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no contexto da Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. ark:/64986/001300000zgnb |
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