Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183 |
Resumo: | As mudanças ocorridas no ambiente da comunicação durante a última década nos obrigam a revisar os parâmetros a partir dos quais a educação midiática deve ser implementada. Nesse artigo propomos alguns critérios que devem nortear a educação midiática e, em especial, uma proposta articulada de dimensões e indicadores para definir a nova competência midiática. A proposta foi realizada pelos autores e ajustada a partir da contribuição de 50 especialistas de renome, espanhóis e estrangeiros, com base em seis grandes dimensões: linguagem, tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, ideologia e valores e dimensão estética. Está estruturada em torno de dois âmbitos de trabalho em cada dimensão: da produção das próprias mensagens e da interação com as mensagens alheias. Propomos desenvolver a educação midiática no marco da cultura participativa, combinando o espírito crítico e estético com a capacidade de expressão e o desenvolvimento da autonomia pessoal com o compromisso social e cultural. Pretendemos, por fim, combinar a revolução tecnológica com a neurobiológica, assumindo as mudanças ocorridas no entendimento da mente humana e considerando, especialmente, a importância das emoções e do inconsciente sobre os processos racionais e conscientes. |
id |
UFJF-4_486525525e5c258987aa76bd72776c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/21183 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadoresEducação midiáticacompetência midiáticaparticipaçãoatitude críticaemoçãoestéticalinguageminteraçãoAs mudanças ocorridas no ambiente da comunicação durante a última década nos obrigam a revisar os parâmetros a partir dos quais a educação midiática deve ser implementada. Nesse artigo propomos alguns critérios que devem nortear a educação midiática e, em especial, uma proposta articulada de dimensões e indicadores para definir a nova competência midiática. A proposta foi realizada pelos autores e ajustada a partir da contribuição de 50 especialistas de renome, espanhóis e estrangeiros, com base em seis grandes dimensões: linguagem, tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, ideologia e valores e dimensão estética. Está estruturada em torno de dois âmbitos de trabalho em cada dimensão: da produção das próprias mensagens e da interação com as mensagens alheias. Propomos desenvolver a educação midiática no marco da cultura participativa, combinando o espírito crítico e estético com a capacidade de expressão e o desenvolvimento da autonomia pessoal com o compromisso social e cultural. Pretendemos, por fim, combinar a revolução tecnológica com a neurobiológica, assumindo as mudanças ocorridas no entendimento da mente humana e considerando, especialmente, a importância das emoções e do inconsciente sobre os processos racionais e conscientes.Universidade Federal de Juiz de Fora2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183Lumina; v. 9 n. 1 (2015)1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183/11521Copyright (c) 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrés, JoanPiscitelli, Alejandro2020-05-29T12:30:50Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21183Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2020-05-29T12:30:50Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores |
title |
Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores |
spellingShingle |
Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores Ferrés, Joan Educação midiática competência midiática participação atitude crítica emoção estética linguagem interação |
title_short |
Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores |
title_full |
Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores |
title_fullStr |
Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores |
title_full_unstemmed |
Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores |
title_sort |
Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores |
author |
Ferrés, Joan |
author_facet |
Ferrés, Joan Piscitelli, Alejandro |
author_role |
author |
author2 |
Piscitelli, Alejandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrés, Joan Piscitelli, Alejandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação midiática competência midiática participação atitude crítica emoção estética linguagem interação |
topic |
Educação midiática competência midiática participação atitude crítica emoção estética linguagem interação |
description |
As mudanças ocorridas no ambiente da comunicação durante a última década nos obrigam a revisar os parâmetros a partir dos quais a educação midiática deve ser implementada. Nesse artigo propomos alguns critérios que devem nortear a educação midiática e, em especial, uma proposta articulada de dimensões e indicadores para definir a nova competência midiática. A proposta foi realizada pelos autores e ajustada a partir da contribuição de 50 especialistas de renome, espanhóis e estrangeiros, com base em seis grandes dimensões: linguagem, tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, ideologia e valores e dimensão estética. Está estruturada em torno de dois âmbitos de trabalho em cada dimensão: da produção das próprias mensagens e da interação com as mensagens alheias. Propomos desenvolver a educação midiática no marco da cultura participativa, combinando o espírito crítico e estético com a capacidade de expressão e o desenvolvimento da autonomia pessoal com o compromisso social e cultural. Pretendemos, por fim, combinar a revolução tecnológica com a neurobiológica, assumindo as mudanças ocorridas no entendimento da mente humana e considerando, especialmente, a importância das emoções e do inconsciente sobre os processos racionais e conscientes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183/11521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 9 n. 1 (2015) 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675254417031168 |