Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrés, Joan
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Piscitelli, Alejandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183
Resumo: As mudanças ocorridas no ambiente da comunicação durante a última década nos obrigam a revisar os parâmetros a partir dos quais a educação midiática deve ser implementada. Nesse artigo propomos alguns critérios que devem nortear a educação midiática e, em especial, uma proposta articulada de dimensões e indicadores para definir a nova competência midiática. A proposta foi realizada pelos autores e ajustada a partir da contribuição de 50 especialistas de renome, espanhóis e estrangeiros, com base em seis grandes dimensões: linguagem, tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, ideologia e valores e dimensão estética. Está estruturada em torno de dois âmbitos de trabalho em cada dimensão: da produção das próprias mensagens e da interação com as mensagens alheias. Propomos desenvolver a educação midiática no marco da cultura participativa, combinando o espírito crítico e estético com a capacidade de expressão e o desenvolvimento da autonomia pessoal com o compromisso social e cultural. Pretendemos, por fim, combinar a revolução tecnológica com a neurobiológica, assumindo as mudanças ocorridas no entendimento da mente humana e considerando, especialmente, a importância das emoções e do inconsciente sobre os processos racionais e conscientes.
id UFJF-4_486525525e5c258987aa76bd72776c15
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/21183
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadoresEducação midiáticacompetência midiáticaparticipaçãoatitude críticaemoçãoestéticalinguageminteraçãoAs mudanças ocorridas no ambiente da comunicação durante a última década nos obrigam a revisar os parâmetros a partir dos quais a educação midiática deve ser implementada. Nesse artigo propomos alguns critérios que devem nortear a educação midiática e, em especial, uma proposta articulada de dimensões e indicadores para definir a nova competência midiática. A proposta foi realizada pelos autores e ajustada a partir da contribuição de 50 especialistas de renome, espanhóis e estrangeiros, com base em seis grandes dimensões: linguagem, tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, ideologia e valores e dimensão estética. Está estruturada em torno de dois âmbitos de trabalho em cada dimensão: da produção das próprias mensagens e da interação com as mensagens alheias. Propomos desenvolver a educação midiática no marco da cultura participativa, combinando o espírito crítico e estético com a capacidade de expressão e o desenvolvimento da autonomia pessoal com o compromisso social e cultural. Pretendemos, por fim, combinar a revolução tecnológica com a neurobiológica, assumindo as mudanças ocorridas no entendimento da mente humana e considerando, especialmente, a importância das emoções e do inconsciente sobre os processos racionais e conscientes.Universidade Federal de Juiz de Fora2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183Lumina; v. 9 n. 1 (2015)1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183/11521Copyright (c) 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrés, JoanPiscitelli, Alejandro2020-05-29T12:30:50Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21183Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2020-05-29T12:30:50Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
title Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
spellingShingle Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
Ferrés, Joan
Educação midiática
competência midiática
participação
atitude crítica
emoção
estética
linguagem
interação
title_short Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
title_full Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
title_fullStr Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
title_full_unstemmed Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
title_sort Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
author Ferrés, Joan
author_facet Ferrés, Joan
Piscitelli, Alejandro
author_role author
author2 Piscitelli, Alejandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrés, Joan
Piscitelli, Alejandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação midiática
competência midiática
participação
atitude crítica
emoção
estética
linguagem
interação
topic Educação midiática
competência midiática
participação
atitude crítica
emoção
estética
linguagem
interação
description As mudanças ocorridas no ambiente da comunicação durante a última década nos obrigam a revisar os parâmetros a partir dos quais a educação midiática deve ser implementada. Nesse artigo propomos alguns critérios que devem nortear a educação midiática e, em especial, uma proposta articulada de dimensões e indicadores para definir a nova competência midiática. A proposta foi realizada pelos autores e ajustada a partir da contribuição de 50 especialistas de renome, espanhóis e estrangeiros, com base em seis grandes dimensões: linguagem, tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, ideologia e valores e dimensão estética. Está estruturada em torno de dois âmbitos de trabalho em cada dimensão: da produção das próprias mensagens e da interação com as mensagens alheias. Propomos desenvolver a educação midiática no marco da cultura participativa, combinando o espírito crítico e estético com a capacidade de expressão e o desenvolvimento da autonomia pessoal com o compromisso social e cultural. Pretendemos, por fim, combinar a revolução tecnológica com a neurobiológica, assumindo as mudanças ocorridas no entendimento da mente humana e considerando, especialmente, a importância das emoções e do inconsciente sobre os processos racionais e conscientes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183/11521
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 9 n. 1 (2015)
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675254417031168