Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416 |
Resumo: | A necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual. |
id |
UFJF-4_61c7d8e71dbca2ce8e9b347a4e7302e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/21416 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadorescompetência midiáticacompetência digitalalfabetização midiáticadimensões e indicadoresdidáticaA necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual.Universidade Federal de Juiz de Fora2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2141610.34019/1981-4070.2017.v11.21416Lumina; v. 11 n. 1 (2017): Dossiê Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416/11613Copyright (c) 2017 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmor Pérez, MªDelgado, Águeda2019-06-15T12:33:09Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21416Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-06-15T12:33:09Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
spellingShingle |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores Amor Pérez, Mª competência midiática competência digital alfabetização midiática dimensões e indicadores didática |
title_short |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title_full |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title_fullStr |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title_full_unstemmed |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title_sort |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
author |
Amor Pérez, Mª |
author_facet |
Amor Pérez, Mª Delgado, Águeda |
author_role |
author |
author2 |
Delgado, Águeda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amor Pérez, Mª Delgado, Águeda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência midiática competência digital alfabetização midiática dimensões e indicadores didática |
topic |
competência midiática competência digital alfabetização midiática dimensões e indicadores didática |
description |
A necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416 10.34019/1981-4070.2017.v11.21416 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2017.v11.21416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416/11613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 11 n. 1 (2017): Dossiê Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675254911959040 |