Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amor Pérez, Mª
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Delgado, Águeda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416
Resumo: A necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual.
id UFJF-4_61c7d8e71dbca2ce8e9b347a4e7302e0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/21416
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadorescompetência midiáticacompetência digitalalfabetização midiáticadimensões e indicadoresdidáticaA necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual.Universidade Federal de Juiz de Fora2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2141610.34019/1981-4070.2017.v11.21416Lumina; v. 11 n. 1 (2017): Dossiê Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416/11613Copyright (c) 2017 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmor Pérez, MªDelgado, Águeda2019-06-15T12:33:09Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21416Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-06-15T12:33:09Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
title Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
spellingShingle Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
Amor Pérez, Mª
competência midiática
competência digital
alfabetização midiática
dimensões e indicadores
didática
title_short Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
title_full Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
title_fullStr Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
title_full_unstemmed Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
title_sort Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
author Amor Pérez, Mª
author_facet Amor Pérez, Mª
Delgado, Águeda
author_role author
author2 Delgado, Águeda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amor Pérez, Mª
Delgado, Águeda
dc.subject.por.fl_str_mv competência midiática
competência digital
alfabetização midiática
dimensões e indicadores
didática
topic competência midiática
competência digital
alfabetização midiática
dimensões e indicadores
didática
description A necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416
10.34019/1981-4070.2017.v11.21416
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2017.v11.21416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21416/11613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 11 n. 1 (2017): Dossiê Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675254911959040