O vídeoclipe na Web: consumo de massa?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21087 |
Resumo: | O artigo traz algumas considerações sobre a migração do videoclipe da TV para a Web e a apropriação de plataformas on line de disponibilização de vídeos por parte da indústria fonográfica e do mercado musical independente. O estudo se baseia na análise de alguns videoclipes mais visualizados no Youtube, buscando situar a música popular neste contexto. Considera-se da hipótese de que, mesmo estando associada o um forte discurso de segmentação de mercado, a Web também possibilita a efetivação do mercado dos chamados hits musicais. Tal fenômeno está em conformidade com o cenário da convergência midiática, que tem contribuído para modificar as formas de consumo musical na contemporaneirade. |
id |
UFJF-4_88902ec070ffaa637bc729d308f0dbc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/21087 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
O vídeoclipe na Web: consumo de massa?VideoclipeInternetindústria fonográficaciberculturaO artigo traz algumas considerações sobre a migração do videoclipe da TV para a Web e a apropriação de plataformas on line de disponibilização de vídeos por parte da indústria fonográfica e do mercado musical independente. O estudo se baseia na análise de alguns videoclipes mais visualizados no Youtube, buscando situar a música popular neste contexto. Considera-se da hipótese de que, mesmo estando associada o um forte discurso de segmentação de mercado, a Web também possibilita a efetivação do mercado dos chamados hits musicais. Tal fenômeno está em conformidade com o cenário da convergência midiática, que tem contribuído para modificar as formas de consumo musical na contemporaneirade.Universidade Federal de Juiz de Fora2014-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2108710.34019/1981-4070.2014.v8.21087Lumina; v. 8 n. 1 (2014): Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21087/11459Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessZanetti, Danielados Santos, Nathan Mello2019-02-16T14:02:21Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21087Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:02:21Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O vídeoclipe na Web: consumo de massa? |
title |
O vídeoclipe na Web: consumo de massa? |
spellingShingle |
O vídeoclipe na Web: consumo de massa? Zanetti, Daniela Videoclipe Internet indústria fonográfica cibercultura |
title_short |
O vídeoclipe na Web: consumo de massa? |
title_full |
O vídeoclipe na Web: consumo de massa? |
title_fullStr |
O vídeoclipe na Web: consumo de massa? |
title_full_unstemmed |
O vídeoclipe na Web: consumo de massa? |
title_sort |
O vídeoclipe na Web: consumo de massa? |
author |
Zanetti, Daniela |
author_facet |
Zanetti, Daniela dos Santos, Nathan Mello |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Nathan Mello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanetti, Daniela dos Santos, Nathan Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Videoclipe Internet indústria fonográfica cibercultura |
topic |
Videoclipe Internet indústria fonográfica cibercultura |
description |
O artigo traz algumas considerações sobre a migração do videoclipe da TV para a Web e a apropriação de plataformas on line de disponibilização de vídeos por parte da indústria fonográfica e do mercado musical independente. O estudo se baseia na análise de alguns videoclipes mais visualizados no Youtube, buscando situar a música popular neste contexto. Considera-se da hipótese de que, mesmo estando associada o um forte discurso de segmentação de mercado, a Web também possibilita a efetivação do mercado dos chamados hits musicais. Tal fenômeno está em conformidade com o cenário da convergência midiática, que tem contribuído para modificar as formas de consumo musical na contemporaneirade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21087 10.34019/1981-4070.2014.v8.21087 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21087 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2014.v8.21087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21087/11459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 8 n. 1 (2014): Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675253986066432 |