O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DALAGO, Renan da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: VELHO, Ana Paula Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2570
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, através da semiótica pierciana, o videoclipe “Chandelier”, do novo CD “1000 forms of fear” da cantora australiana Sia, dirigido por ela e Daniel Askill. A análise parte do pressuposto de que o videoclipe é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada pela indústria fonográfica para aumentar seus lucros e propagar a imagem do artista. Além disto, esta ferramenta é utilizada para refletir valores e transmitir informações. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos destacando as obras de Charles Sanders Pierce, Santaella (2002), Pignatari (2004), Rotta et al. (2011), entre outros, e efetuada uma análise da narrativa audiovisual a partir da gramática especulativa de Peirce. Os resultados apontaram a eficiência do videoclipe como peça publicitária e como ferramenta para criar uma marca e reconstruir uma nova imagem da cantora Sia.
id UNICESU-1_452aa908eedd9ccaa1e7f41e6ae38923
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2570
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIERAudiovisualIndústria fonográficaPublicidadeSemióticaVideoclipeO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, através da semiótica pierciana, o videoclipe “Chandelier”, do novo CD “1000 forms of fear” da cantora australiana Sia, dirigido por ela e Daniel Askill. A análise parte do pressuposto de que o videoclipe é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada pela indústria fonográfica para aumentar seus lucros e propagar a imagem do artista. Além disto, esta ferramenta é utilizada para refletir valores e transmitir informações. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos destacando as obras de Charles Sanders Pierce, Santaella (2002), Pignatari (2004), Rotta et al. (2011), entre outros, e efetuada uma análise da narrativa audiovisual a partir da gramática especulativa de Peirce. Os resultados apontaram a eficiência do videoclipe como peça publicitária e como ferramenta para criar uma marca e reconstruir uma nova imagem da cantora Sia.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T20:47:01Z2019-11-06T20:47:01Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2570porDALAGO, Renan da SilvaVELHO, Ana Paula Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:44:25Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2570Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:44:25Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER
title O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER
spellingShingle O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER
DALAGO, Renan da Silva
Audiovisual
Indústria fonográfica
Publicidade
Semiótica
Videoclipe
title_short O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER
title_full O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER
title_fullStr O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER
title_full_unstemmed O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER
title_sort O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER
author DALAGO, Renan da Silva
author_facet DALAGO, Renan da Silva
VELHO, Ana Paula Machado
author_role author
author2 VELHO, Ana Paula Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DALAGO, Renan da Silva
VELHO, Ana Paula Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
Indústria fonográfica
Publicidade
Semiótica
Videoclipe
topic Audiovisual
Indústria fonográfica
Publicidade
Semiótica
Videoclipe
description O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, através da semiótica pierciana, o videoclipe “Chandelier”, do novo CD “1000 forms of fear” da cantora australiana Sia, dirigido por ela e Daniel Askill. A análise parte do pressuposto de que o videoclipe é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada pela indústria fonográfica para aumentar seus lucros e propagar a imagem do artista. Além disto, esta ferramenta é utilizada para refletir valores e transmitir informações. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos destacando as obras de Charles Sanders Pierce, Santaella (2002), Pignatari (2004), Rotta et al. (2011), entre outros, e efetuada uma análise da narrativa audiovisual a partir da gramática especulativa de Peirce. Os resultados apontaram a eficiência do videoclipe como peça publicitária e como ferramenta para criar uma marca e reconstruir uma nova imagem da cantora Sia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T20:47:01Z
2019-11-06T20:47:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2570
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098726301892608