O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2570 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, através da semiótica pierciana, o videoclipe “Chandelier”, do novo CD “1000 forms of fear” da cantora australiana Sia, dirigido por ela e Daniel Askill. A análise parte do pressuposto de que o videoclipe é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada pela indústria fonográfica para aumentar seus lucros e propagar a imagem do artista. Além disto, esta ferramenta é utilizada para refletir valores e transmitir informações. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos destacando as obras de Charles Sanders Pierce, Santaella (2002), Pignatari (2004), Rotta et al. (2011), entre outros, e efetuada uma análise da narrativa audiovisual a partir da gramática especulativa de Peirce. Os resultados apontaram a eficiência do videoclipe como peça publicitária e como ferramenta para criar uma marca e reconstruir uma nova imagem da cantora Sia. |
id |
UNICESU -1_e7cfdcbcbbb34070c274a82db61d3b9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2570 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIERAudiovisualIndústria fonográficaPublicidadeSemióticaVideoclipeO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, através da semiótica pierciana, o videoclipe “Chandelier”, do novo CD “1000 forms of fear” da cantora australiana Sia, dirigido por ela e Daniel Askill. A análise parte do pressuposto de que o videoclipe é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada pela indústria fonográfica para aumentar seus lucros e propagar a imagem do artista. Além disto, esta ferramenta é utilizada para refletir valores e transmitir informações. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos destacando as obras de Charles Sanders Pierce, Santaella (2002), Pignatari (2004), Rotta et al. (2011), entre outros, e efetuada uma análise da narrativa audiovisual a partir da gramática especulativa de Peirce. Os resultados apontaram a eficiência do videoclipe como peça publicitária e como ferramenta para criar uma marca e reconstruir uma nova imagem da cantora Sia.UniCesumar2019-11-06T20:47:01Z2019-11-06T20:47:01Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2570otherDALAGO, Renan da SilvaVELHO, Ana Paula Machadoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:07:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:35.449Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER |
title |
O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER |
spellingShingle |
O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER DALAGO, Renan da Silva Audiovisual Indústria fonográfica Publicidade Semiótica Videoclipe |
title_short |
O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER |
title_full |
O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER |
title_fullStr |
O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER |
title_full_unstemmed |
O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER |
title_sort |
O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER |
author |
DALAGO, Renan da Silva |
author_facet |
DALAGO, Renan da Silva VELHO, Ana Paula Machado |
author_role |
author |
author2 |
VELHO, Ana Paula Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DALAGO, Renan da Silva VELHO, Ana Paula Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiovisual Indústria fonográfica Publicidade Semiótica Videoclipe |
topic |
Audiovisual Indústria fonográfica Publicidade Semiótica Videoclipe |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, através da semiótica pierciana, o videoclipe “Chandelier”, do novo CD “1000 forms of fear” da cantora australiana Sia, dirigido por ela e Daniel Askill. A análise parte do pressuposto de que o videoclipe é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada pela indústria fonográfica para aumentar seus lucros e propagar a imagem do artista. Além disto, esta ferramenta é utilizada para refletir valores e transmitir informações. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos destacando as obras de Charles Sanders Pierce, Santaella (2002), Pignatari (2004), Rotta et al. (2011), entre outros, e efetuada uma análise da narrativa audiovisual a partir da gramática especulativa de Peirce. Os resultados apontaram a eficiência do videoclipe como peça publicitária e como ferramenta para criar uma marca e reconstruir uma nova imagem da cantora Sia. |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, através da semiótica pierciana, o videoclipe “Chandelier”, do novo CD “1000 forms of fear” da cantora australiana Sia, dirigido por ela e Daniel Askill. A análise parte do pressuposto de que o videoclipe é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada pela indústria fonográfica para aumentar seus lucros e propagar a imagem do artista. Além disto, esta ferramenta é utilizada para refletir valores e transmitir informações. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos destacando as obras de Charles Sanders Pierce, Santaella (2002), Pignatari (2004), Rotta et al. (2011), entre outros, e efetuada uma análise da narrativa audiovisual a partir da gramática especulativa de Peirce. Os resultados apontaram a eficiência do videoclipe como peça publicitária e como ferramenta para criar uma marca e reconstruir uma nova imagem da cantora Sia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-06T20:47:01Z 2019-11-06T20:47:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2570 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948633164808192 |