O LUSTRE METAFÓRICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO VIDEOCLIPE CHANDELIER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DALAGO, Renan da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: VELHO, Ana Paula Machado
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2570
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, através da semiótica pierciana, o videoclipe “Chandelier”, do novo CD “1000 forms of fear” da cantora australiana Sia, dirigido por ela e Daniel Askill. A análise parte do pressuposto de que o videoclipe é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada pela indústria fonográfica para aumentar seus lucros e propagar a imagem do artista. Além disto, esta ferramenta é utilizada para refletir valores e transmitir informações. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos destacando as obras de Charles Sanders Pierce, Santaella (2002), Pignatari (2004), Rotta et al. (2011), entre outros, e efetuada uma análise da narrativa audiovisual a partir da gramática especulativa de Peirce. Os resultados apontaram a eficiência do videoclipe como peça publicitária e como ferramenta para criar uma marca e reconstruir uma nova imagem da cantora Sia.
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