On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological view

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quiroga, Tiago
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Policena , Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27321
Resumo: Partindo do importante pressuposto que caracteriza a tradição epistemológica francesa, de que as redes conceituais desempenham papel central na constituição das áreas de conhecimento, o artigo propõe a teoria da comunicação do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser como contribuição decisiva às especificidades do campo comunicacional. Com base na midiatização como atual forma histórica da comunicação, problematiza-se a contraposição de informação e sentido como estrutura ambígua do objeto comunicacional, em que o pensamento flusseriano pode ser visto como caminho comum aos dois polos de entendimento. Em termos metodológicos, são realizados inicialmente apontamentos acerca do percurso filosófico de Flusser, que vai da linguagem à comunicação. Em seguida, explora-se a ressignificação que o autor faz da informação, inserindo-a num enquadramento epistemológico propriamente comunicacional. Posteriormente, apresenta-se a escalada da abstração como perspectiva fenomenológica da história da cultura, revelando o código simbólico como mediação fundamental entre a informação e o sentido. Por fim, procura-se lançar um olhar epistemológico sobre a midiatização, em que ela conforma o código zero dimensional, reacendendo o debate ontológico acerca do comunicacional na presente área de estudos.
id UFJF-4_90a8acc65b4132e2103415451b5b1e47
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/27321
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological viewSobre a comunicologia de Vilém Flusser: uma visada epistemológicaCódigoComunicologiaEpistemologiaFlusserMidiatizaçãoPartindo do importante pressuposto que caracteriza a tradição epistemológica francesa, de que as redes conceituais desempenham papel central na constituição das áreas de conhecimento, o artigo propõe a teoria da comunicação do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser como contribuição decisiva às especificidades do campo comunicacional. Com base na midiatização como atual forma histórica da comunicação, problematiza-se a contraposição de informação e sentido como estrutura ambígua do objeto comunicacional, em que o pensamento flusseriano pode ser visto como caminho comum aos dois polos de entendimento. Em termos metodológicos, são realizados inicialmente apontamentos acerca do percurso filosófico de Flusser, que vai da linguagem à comunicação. Em seguida, explora-se a ressignificação que o autor faz da informação, inserindo-a num enquadramento epistemológico propriamente comunicacional. Posteriormente, apresenta-se a escalada da abstração como perspectiva fenomenológica da história da cultura, revelando o código simbólico como mediação fundamental entre a informação e o sentido. Por fim, procura-se lançar um olhar epistemológico sobre a midiatização, em que ela conforma o código zero dimensional, reacendendo o debate ontológico acerca do comunicacional na presente área de estudos.Universidade Federal de Juiz de Fora2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2732110.34019/1981-4070.2020.v14.27321Lumina; v. 14 n. 3 (2020); 22-361981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27321/21857Copyright (c) 2020 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessQuiroga, TiagoPolicena , Guilherme 2021-04-30T03:28:27Zoai:periodicos.ufjf.br:article/27321Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2021-04-30T03:28:27Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological view
Sobre a comunicologia de Vilém Flusser: uma visada epistemológica
title On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological view
spellingShingle On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological view
Quiroga, Tiago
Código
Comunicologia
Epistemologia
Flusser
Midiatização
title_short On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological view
title_full On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological view
title_fullStr On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological view
title_full_unstemmed On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological view
title_sort On Vilém Flusser’s Communicology: an epistemological view
author Quiroga, Tiago
author_facet Quiroga, Tiago
Policena , Guilherme
author_role author
author2 Policena , Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quiroga, Tiago
Policena , Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Código
Comunicologia
Epistemologia
Flusser
Midiatização
topic Código
Comunicologia
Epistemologia
Flusser
Midiatização
description Partindo do importante pressuposto que caracteriza a tradição epistemológica francesa, de que as redes conceituais desempenham papel central na constituição das áreas de conhecimento, o artigo propõe a teoria da comunicação do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser como contribuição decisiva às especificidades do campo comunicacional. Com base na midiatização como atual forma histórica da comunicação, problematiza-se a contraposição de informação e sentido como estrutura ambígua do objeto comunicacional, em que o pensamento flusseriano pode ser visto como caminho comum aos dois polos de entendimento. Em termos metodológicos, são realizados inicialmente apontamentos acerca do percurso filosófico de Flusser, que vai da linguagem à comunicação. Em seguida, explora-se a ressignificação que o autor faz da informação, inserindo-a num enquadramento epistemológico propriamente comunicacional. Posteriormente, apresenta-se a escalada da abstração como perspectiva fenomenológica da história da cultura, revelando o código simbólico como mediação fundamental entre a informação e o sentido. Por fim, procura-se lançar um olhar epistemológico sobre a midiatização, em que ela conforma o código zero dimensional, reacendendo o debate ontológico acerca do comunicacional na presente área de estudos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27321
10.34019/1981-4070.2020.v14.27321
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27321
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2020.v14.27321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27321/21857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 14 n. 3 (2020); 22-36
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675255447781376