O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha, Ana Luiza Paez Dib
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242735
Resumo: A desinformação é um dos grandes problemas da atualidade relacionados à internet. A educação midiática é uma das formas de combater esse problema, por isso ela está ganhando cada vez mais espaço nas escolas e na política. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é descrever o estágio atual da educação midiática no Brasil, considerando o ano de 2023. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa quantitativa e com o suporte teórico evidenciou-se a importância do desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos indivíduos desde a Educação Básica. Para entender o quanto a educação midiática foi inserida em sua formação, foram aplicados 211 questionários com universitários e recém-formados brasileiros em universidades públicas e privadas. A partir da análise dos dados obtidos em conjunto com os dados secundários encontrados na internet verificou-se que os jovens conhecem muito pouco de tudo que envolve a educação midiática, e esse conhecimento muitas vezes não é o suficiente para impedi-los de acreditar e até de compartilhar uma informação falsa encontrada nas mídias. Além disso, a maior parte da amostra não tem o costume de sempre checar as fontes das informações que compartilha, que é um dos primeiros passos para tentar identificar uma informação falsa. Os resultados deste estudo podem contribuir para a área de educação e de comunicação, mostrando quais políticas públicas tem funcionado, além de apresentar uma escala de conhecimento de termos acerca da educação midiática.
id UNSP_91640cbd8227490a2213d2031dc85964
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242735
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileirasThe current stage of media education and the impact on Brazilian universitiesCompetência midiáticaComunicação e educaçãoPensamento críticoDesinformaçãoA desinformação é um dos grandes problemas da atualidade relacionados à internet. A educação midiática é uma das formas de combater esse problema, por isso ela está ganhando cada vez mais espaço nas escolas e na política. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é descrever o estágio atual da educação midiática no Brasil, considerando o ano de 2023. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa quantitativa e com o suporte teórico evidenciou-se a importância do desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos indivíduos desde a Educação Básica. Para entender o quanto a educação midiática foi inserida em sua formação, foram aplicados 211 questionários com universitários e recém-formados brasileiros em universidades públicas e privadas. A partir da análise dos dados obtidos em conjunto com os dados secundários encontrados na internet verificou-se que os jovens conhecem muito pouco de tudo que envolve a educação midiática, e esse conhecimento muitas vezes não é o suficiente para impedi-los de acreditar e até de compartilhar uma informação falsa encontrada nas mídias. Além disso, a maior parte da amostra não tem o costume de sempre checar as fontes das informações que compartilha, que é um dos primeiros passos para tentar identificar uma informação falsa. Os resultados deste estudo podem contribuir para a área de educação e de comunicação, mostrando quais políticas públicas tem funcionado, além de apresentar uma escala de conhecimento de termos acerca da educação midiática.Misinformation is one of the major problems of today related to the internet. Media education is the one of the ways to combat this problem, which is why it is gaining more space in schools and politics. In this context, the objective of this work is to describe the current stage of Media Education in Brazil, considering the year 2023. To reach this objective, a quantitative research was carried out and with theoretical support, the importance of the development of critical thinking in the formation of individuals since Basic Education was evidenced. To understand how much media education was included in their academic education, 211 questionnaires were applied with Brazilian university students and recent graduates from public and private universities. From the analysis of the data obtained together with the secondary data found on the internet, it was verified that young people know very little about everything that involves media education, and this knowledge is often not enough to prevent them from believing and even sharing false information found in the media. In addition, most of the sample is not in the habit of always checking the sources of the information they share, which is one of the first steps in trying to identify false information. The results of this study can contribute to the area of education and communication, showing which public policies have worked, in addition to presenting a scale of knowledge of terms about media education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Sheila Farias Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penha, Ana Luiza Paez Dib2023-03-30T13:31:12Z2023-03-30T13:31:12Z2023-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:05:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242735Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-04T06:05:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileiras
The current stage of media education and the impact on Brazilian universities
title O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileiras
spellingShingle O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileiras
Penha, Ana Luiza Paez Dib
Competência midiática
Comunicação e educação
Pensamento crítico
Desinformação
title_short O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileiras
title_full O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileiras
title_fullStr O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileiras
title_full_unstemmed O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileiras
title_sort O estágio atual da educação midiática e o impacto nas universidades brasileiras
author Penha, Ana Luiza Paez Dib
author_facet Penha, Ana Luiza Paez Dib
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Sheila Farias Alves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Penha, Ana Luiza Paez Dib
dc.subject.por.fl_str_mv Competência midiática
Comunicação e educação
Pensamento crítico
Desinformação
topic Competência midiática
Comunicação e educação
Pensamento crítico
Desinformação
description A desinformação é um dos grandes problemas da atualidade relacionados à internet. A educação midiática é uma das formas de combater esse problema, por isso ela está ganhando cada vez mais espaço nas escolas e na política. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é descrever o estágio atual da educação midiática no Brasil, considerando o ano de 2023. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa quantitativa e com o suporte teórico evidenciou-se a importância do desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos indivíduos desde a Educação Básica. Para entender o quanto a educação midiática foi inserida em sua formação, foram aplicados 211 questionários com universitários e recém-formados brasileiros em universidades públicas e privadas. A partir da análise dos dados obtidos em conjunto com os dados secundários encontrados na internet verificou-se que os jovens conhecem muito pouco de tudo que envolve a educação midiática, e esse conhecimento muitas vezes não é o suficiente para impedi-los de acreditar e até de compartilhar uma informação falsa encontrada nas mídias. Além disso, a maior parte da amostra não tem o costume de sempre checar as fontes das informações que compartilha, que é um dos primeiros passos para tentar identificar uma informação falsa. Os resultados deste estudo podem contribuir para a área de educação e de comunicação, mostrando quais políticas públicas tem funcionado, além de apresentar uma escala de conhecimento de termos acerca da educação midiática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-30T13:31:12Z
2023-03-30T13:31:12Z
2023-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242735
url http://hdl.handle.net/11449/242735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649313282195456