Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jakeline Bandeira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Bruno Santana da, Filho, Fernando Marques Figueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989
Resumo: As mídias sociais digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas atualmente. Pelas suas características tecnológicas e por não passarem por um controle tão rígido quanto os meios de comunicação de massa mais tradicionais, as mídias digitais permitem a publicação e o consumo de conteúdos mais diversos por um grupo significativamente maior de produtores, desde os sem formação e experiência até os profissionais bastante experientes. As pesquisas sobre comunicação mediada pelas tecnologias digitais têm abordado uma variedade de temas, onde é possível destacar a análise dos conteúdos e a atuação profissional dos produtores. Pouco se conhece sobre o processo de produção audiovisual para as mídias sociais digitais. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Os dados foram coletados por um questionário online, entre maio e agosto de 2021. Eles foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os 43 participantes relataram uma diversidade de demandas, dentre as quais é possível destacar: realização de cursos específicos relacionados com a produção audiovisual, mais tempo para produzir conteúdo, mais e melhores equipamentos, equipes maiores e melhor capacitadas. Alguns participantes relataram dificuldades na edição do áudio e do vídeo, além de não saberem utilizar os softwares de edição. Trabalhos futuros podem tomar alguma dessas demandas como ponto de partida para uma investigação que busca entendê-la em profundidade, propor intervenções e avaliar seus impactos. Iniciativas multi e interdisciplinares tendem a ser promissoras nesses casos.
id UFJF-4_e803b5784cc442dc6ee0cc7ecef37277
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/36989
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitaisYouTubeInstagramEdição de vídeoEdição de áudioTrabalho colaborativoAs mídias sociais digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas atualmente. Pelas suas características tecnológicas e por não passarem por um controle tão rígido quanto os meios de comunicação de massa mais tradicionais, as mídias digitais permitem a publicação e o consumo de conteúdos mais diversos por um grupo significativamente maior de produtores, desde os sem formação e experiência até os profissionais bastante experientes. As pesquisas sobre comunicação mediada pelas tecnologias digitais têm abordado uma variedade de temas, onde é possível destacar a análise dos conteúdos e a atuação profissional dos produtores. Pouco se conhece sobre o processo de produção audiovisual para as mídias sociais digitais. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Os dados foram coletados por um questionário online, entre maio e agosto de 2021. Eles foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os 43 participantes relataram uma diversidade de demandas, dentre as quais é possível destacar: realização de cursos específicos relacionados com a produção audiovisual, mais tempo para produzir conteúdo, mais e melhores equipamentos, equipes maiores e melhor capacitadas. Alguns participantes relataram dificuldades na edição do áudio e do vídeo, além de não saberem utilizar os softwares de edição. Trabalhos futuros podem tomar alguma dessas demandas como ponto de partida para uma investigação que busca entendê-la em profundidade, propor intervenções e avaliar seus impactos. Iniciativas multi e interdisciplinares tendem a ser promissoras nesses casos.Universidade Federal de Juiz de Fora2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3698910.34019/1981-4070.2022.v16.36989Lumina; v. 16 n. 2 (2022); 200-2191981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989/24916https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989/24917Copyright (c) 2022 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jakeline Bandeira de Silva, Bruno Santana daFilho, Fernando Marques Figueira2022-08-30T05:11:38Zoai:periodicos.ufjf.br:article/36989Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2022-08-30T05:11:38Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
title Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
spellingShingle Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
Oliveira, Jakeline Bandeira de
YouTube
Instagram
Edição de vídeo
Edição de áudio
Trabalho colaborativo
title_short Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
title_full Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
title_fullStr Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
title_full_unstemmed Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
title_sort Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
author Oliveira, Jakeline Bandeira de
author_facet Oliveira, Jakeline Bandeira de
Silva, Bruno Santana da
Filho, Fernando Marques Figueira
author_role author
author2 Silva, Bruno Santana da
Filho, Fernando Marques Figueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jakeline Bandeira de
Silva, Bruno Santana da
Filho, Fernando Marques Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv YouTube
Instagram
Edição de vídeo
Edição de áudio
Trabalho colaborativo
topic YouTube
Instagram
Edição de vídeo
Edição de áudio
Trabalho colaborativo
description As mídias sociais digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas atualmente. Pelas suas características tecnológicas e por não passarem por um controle tão rígido quanto os meios de comunicação de massa mais tradicionais, as mídias digitais permitem a publicação e o consumo de conteúdos mais diversos por um grupo significativamente maior de produtores, desde os sem formação e experiência até os profissionais bastante experientes. As pesquisas sobre comunicação mediada pelas tecnologias digitais têm abordado uma variedade de temas, onde é possível destacar a análise dos conteúdos e a atuação profissional dos produtores. Pouco se conhece sobre o processo de produção audiovisual para as mídias sociais digitais. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Os dados foram coletados por um questionário online, entre maio e agosto de 2021. Eles foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os 43 participantes relataram uma diversidade de demandas, dentre as quais é possível destacar: realização de cursos específicos relacionados com a produção audiovisual, mais tempo para produzir conteúdo, mais e melhores equipamentos, equipes maiores e melhor capacitadas. Alguns participantes relataram dificuldades na edição do áudio e do vídeo, além de não saberem utilizar os softwares de edição. Trabalhos futuros podem tomar alguma dessas demandas como ponto de partida para uma investigação que busca entendê-la em profundidade, propor intervenções e avaliar seus impactos. Iniciativas multi e interdisciplinares tendem a ser promissoras nesses casos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989
10.34019/1981-4070.2022.v16.36989
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2022.v16.36989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989/24916
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989/24917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 16 n. 2 (2022); 200-219
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675255600873472