A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46669 https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62462 |
Resumo: | Mídias sociais podem veicular conteúdos audiovisuais produzidos por muitas pessoas. Apesar de conteúdo se atuação profissional de produtores para o YouTube terem sido investigados anteriormente, o processo de produção audiovisual envolvido ainda foi pouco estudado. Este trabalho investigou a produção de conteúdo audiovisual para o YouTube e o Instagram por não especialistas. Cinco produtores foram entrevistados entre abril e maio de 2021. Caracterizou-se a formação e a experiência dos participantes. Sua produção audiovisual foi resultado de trabalho colaborativo. Suas atividades de pré-produção, produção e pós-produção são complexas, ainda que os participantes não sejam especialistas e geralmente possuírem pouca formação na área. Os participantes relataram empenho contínuo em produzir conteúdos audiovisuais com qualidade. |
id |
UFRN_d9454549c8951d5de8bedf48ba6a1bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46669 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Jakeline Bandeira deSilva, Bruno Santana daFigueira Filho, Fernando Marques0000-0002-7689-80002022-03-24T12:11:52Z2022-03-24T12:11:52Z2022OLIVEIRA, J.B.; SILVA, B.S.; FIGUEIRA FILHO, F.M. A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas. Temática, v. 18, n. 3, p. 98-114, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/62462/35136 . Acesso: 24 mar. 2022.1807-8931https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46669https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62462Mídias sociais podem veicular conteúdos audiovisuais produzidos por muitas pessoas. Apesar de conteúdo se atuação profissional de produtores para o YouTube terem sido investigados anteriormente, o processo de produção audiovisual envolvido ainda foi pouco estudado. Este trabalho investigou a produção de conteúdo audiovisual para o YouTube e o Instagram por não especialistas. Cinco produtores foram entrevistados entre abril e maio de 2021. Caracterizou-se a formação e a experiência dos participantes. Sua produção audiovisual foi resultado de trabalho colaborativo. Suas atividades de pré-produção, produção e pós-produção são complexas, ainda que os participantes não sejam especialistas e geralmente possuírem pouca formação na área. Os participantes relataram empenho contínuo em produzir conteúdos audiovisuais com qualidade.Social media can offer audiovisual content produced by many people. Although contents and professional performance of YouTube producers have been previously investigated, the involved audiovisual production process has still been little studied. This work investigated production of audiovisual content for YouTube and Instagram by non-specialists. Five producers were interviewed between April and May 2021. The training and experience of the participants were characterized. Theiraudiovisual production wasa collaborative work result. Their pre-production, production and post-production activities are complex, althoughtheyare not specialists and usually havelittletraining inthe area. Participants reported ongoing efforts to produce quality audiovisual content.Processo de produção audiovisualConteúdo audiovisual amadorYouTubeInstagramAudiovisual production processAudiovisual production amateurA produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistasAudiovisual content production for socialmedia by non-specialistsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALProducaoConteudoAudiovisual_Oliveira_2022.pdfProducaoConteudoAudiovisual_Oliveira_2022.pdfapplication/pdf255223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/1/ProducaoConteudoAudiovisual_Oliveira_2022.pdf77bb44325bec84959bea2f48065e4ecdMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/466692022-03-24 16:35:18.501oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-24T19:35:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Audiovisual content production for socialmedia by non-specialists |
title |
A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas |
spellingShingle |
A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas Oliveira, Jakeline Bandeira de Processo de produção audiovisual Conteúdo audiovisual amador YouTube Audiovisual production process Audiovisual production amateur |
title_short |
A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas |
title_full |
A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas |
title_fullStr |
A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas |
title_full_unstemmed |
A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas |
title_sort |
A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas |
author |
Oliveira, Jakeline Bandeira de |
author_facet |
Oliveira, Jakeline Bandeira de Silva, Bruno Santana da Figueira Filho, Fernando Marques |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bruno Santana da Figueira Filho, Fernando Marques |
author2_role |
author author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-7689-8000 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jakeline Bandeira de Silva, Bruno Santana da Figueira Filho, Fernando Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de produção audiovisual Conteúdo audiovisual amador YouTube Audiovisual production process Audiovisual production amateur |
topic |
Processo de produção audiovisual Conteúdo audiovisual amador YouTube Audiovisual production process Audiovisual production amateur |
description |
Mídias sociais podem veicular conteúdos audiovisuais produzidos por muitas pessoas. Apesar de conteúdo se atuação profissional de produtores para o YouTube terem sido investigados anteriormente, o processo de produção audiovisual envolvido ainda foi pouco estudado. Este trabalho investigou a produção de conteúdo audiovisual para o YouTube e o Instagram por não especialistas. Cinco produtores foram entrevistados entre abril e maio de 2021. Caracterizou-se a formação e a experiência dos participantes. Sua produção audiovisual foi resultado de trabalho colaborativo. Suas atividades de pré-produção, produção e pós-produção são complexas, ainda que os participantes não sejam especialistas e geralmente possuírem pouca formação na área. Os participantes relataram empenho contínuo em produzir conteúdos audiovisuais com qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-24T12:11:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-24T12:11:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, J.B.; SILVA, B.S.; FIGUEIRA FILHO, F.M. A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas. Temática, v. 18, n. 3, p. 98-114, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/62462/35136 . Acesso: 24 mar. 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46669 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1807-8931 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62462 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, J.B.; SILVA, B.S.; FIGUEIRA FILHO, F.M. A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas. Temática, v. 18, n. 3, p. 98-114, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/62462/35136 . Acesso: 24 mar. 2022. 1807-8931 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46669 https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/1/ProducaoConteudoAudiovisual_Oliveira_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
77bb44325bec84959bea2f48065e4ecd e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832706138144768 |