A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jakeline Bandeira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Bruno Santana da, Figueira Filho, Fernando Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46669
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62462
Resumo: Mídias sociais podem veicular conteúdos audiovisuais produzidos por muitas pessoas. Apesar de conteúdo se atuação profissional de produtores para o YouTube terem sido investigados anteriormente, o processo de produção audiovisual envolvido ainda foi pouco estudado. Este trabalho investigou a produção de conteúdo audiovisual para o YouTube e o Instagram por não especialistas. Cinco produtores foram entrevistados entre abril e maio de 2021. Caracterizou-se a formação e a experiência dos participantes. Sua produção audiovisual foi resultado de trabalho colaborativo. Suas atividades de pré-produção, produção e pós-produção são complexas, ainda que os participantes não sejam especialistas e geralmente possuírem pouca formação na área. Os participantes relataram empenho contínuo em produzir conteúdos audiovisuais com qualidade.
id UFRN_d9454549c8951d5de8bedf48ba6a1bb9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46669
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Jakeline Bandeira deSilva, Bruno Santana daFigueira Filho, Fernando Marques0000-0002-7689-80002022-03-24T12:11:52Z2022-03-24T12:11:52Z2022OLIVEIRA, J.B.; SILVA, B.S.; FIGUEIRA FILHO, F.M. A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas. Temática, v. 18, n. 3, p. 98-114, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/62462/35136 . Acesso: 24 mar. 2022.1807-8931https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46669https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62462Mídias sociais podem veicular conteúdos audiovisuais produzidos por muitas pessoas. Apesar de conteúdo se atuação profissional de produtores para o YouTube terem sido investigados anteriormente, o processo de produção audiovisual envolvido ainda foi pouco estudado. Este trabalho investigou a produção de conteúdo audiovisual para o YouTube e o Instagram por não especialistas. Cinco produtores foram entrevistados entre abril e maio de 2021. Caracterizou-se a formação e a experiência dos participantes. Sua produção audiovisual foi resultado de trabalho colaborativo. Suas atividades de pré-produção, produção e pós-produção são complexas, ainda que os participantes não sejam especialistas e geralmente possuírem pouca formação na área. Os participantes relataram empenho contínuo em produzir conteúdos audiovisuais com qualidade.Social media can offer audiovisual content produced by many people. Although contents and professional performance of YouTube producers have been previously investigated, the involved audiovisual production process has still been little studied. This work investigated production of audiovisual content for YouTube and Instagram by non-specialists. Five producers were interviewed between April and May 2021. The training and experience of the participants were characterized. Theiraudiovisual production wasa collaborative work result. Their pre-production, production and post-production activities are complex, althoughtheyare not specialists and usually havelittletraining inthe area. Participants reported ongoing efforts to produce quality audiovisual content.Processo de produção audiovisualConteúdo audiovisual amadorYouTubeInstagramAudiovisual production processAudiovisual production amateurA produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistasAudiovisual content production for socialmedia by non-specialistsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALProducaoConteudoAudiovisual_Oliveira_2022.pdfProducaoConteudoAudiovisual_Oliveira_2022.pdfapplication/pdf255223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/1/ProducaoConteudoAudiovisual_Oliveira_2022.pdf77bb44325bec84959bea2f48065e4ecdMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/466692022-03-24 16:35:18.501oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-24T19:35:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Audiovisual content production for socialmedia by non-specialists
title A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
spellingShingle A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
Oliveira, Jakeline Bandeira de
Processo de produção audiovisual
Conteúdo audiovisual amador
YouTube
Instagram
Audiovisual production process
Audiovisual production amateur
title_short A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
title_full A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
title_fullStr A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
title_full_unstemmed A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
title_sort A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
author Oliveira, Jakeline Bandeira de
author_facet Oliveira, Jakeline Bandeira de
Silva, Bruno Santana da
Figueira Filho, Fernando Marques
author_role author
author2 Silva, Bruno Santana da
Figueira Filho, Fernando Marques
author2_role author
author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-7689-8000
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jakeline Bandeira de
Silva, Bruno Santana da
Figueira Filho, Fernando Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de produção audiovisual
Conteúdo audiovisual amador
YouTube
Instagram
Audiovisual production process
Audiovisual production amateur
topic Processo de produção audiovisual
Conteúdo audiovisual amador
YouTube
Instagram
Audiovisual production process
Audiovisual production amateur
description Mídias sociais podem veicular conteúdos audiovisuais produzidos por muitas pessoas. Apesar de conteúdo se atuação profissional de produtores para o YouTube terem sido investigados anteriormente, o processo de produção audiovisual envolvido ainda foi pouco estudado. Este trabalho investigou a produção de conteúdo audiovisual para o YouTube e o Instagram por não especialistas. Cinco produtores foram entrevistados entre abril e maio de 2021. Caracterizou-se a formação e a experiência dos participantes. Sua produção audiovisual foi resultado de trabalho colaborativo. Suas atividades de pré-produção, produção e pós-produção são complexas, ainda que os participantes não sejam especialistas e geralmente possuírem pouca formação na área. Os participantes relataram empenho contínuo em produzir conteúdos audiovisuais com qualidade.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-24T12:11:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-24T12:11:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, J.B.; SILVA, B.S.; FIGUEIRA FILHO, F.M. A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas. Temática, v. 18, n. 3, p. 98-114, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/62462/35136 . Acesso: 24 mar. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46669
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1807-8931
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62462
identifier_str_mv OLIVEIRA, J.B.; SILVA, B.S.; FIGUEIRA FILHO, F.M. A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas. Temática, v. 18, n. 3, p. 98-114, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/62462/35136 . Acesso: 24 mar. 2022.
1807-8931
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46669
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/1/ProducaoConteudoAudiovisual_Oliveira_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46669/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 77bb44325bec84959bea2f48065e4ecd
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832706138144768