Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abramovictz, Felipe
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Eduardo, André Gustavo de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217
Resumo: Sebastião de Souza é diretor de Transplante de Mãe (episódio de Em Cada Coração um Punhal, 1969), dos curtas Cu da Mãe (1969) e Festa do Divino (1969) e do longa O Quarto da Viúva (1975). Nesta entrevista comenta sua trajetória no cinema, em especial, as contundentes obras que realizou no contexto pós-AI-5 e sua colaboração com cineastas como Roberto Santos, Luiz Sérgio Person, Maurice Capovilla, Sylvio Back e Carlos Reichenbach. Com longeva trajetória no teatro e na fotografia, estreou no cinema como assistente de direção e diretor de arte de O Caso dos Irmãos Naves (1967) e, a partir de então, colaborou nas mais diversas funções em projetos emblemáticos do cinema paulista, em um contexto no qual emerge uma nova geração de cineastas — pertencentes ao dito “cinema de invenção” — em busca de novas formas de significação e reação ao contexto autoritário imposto após o Golpe de 1964. Neste sentido, obras como Cu da Mãe e Transplante de Mãe, cujas trilhas sonoras são assinadas por ninguém menos do que Rogério Duprat, são exemplos ímpares de um projeto de cinema que — em meio a um momento de forte censura e repressão como aquele que marcou o fim da década de 1960 — resiste e subverte as normas a partir de uma fruição da “liberdade do fazer”, como o próprio cineasta define, em uma radical experimentação dos limites da representação sensível às tendências contraculturais e ao tropicalismo.
id UFJF-4_fdbe37fe98a61d5357dc070f3bb033db
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/33217
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"Sebastião de Souza, um artesão do cinema paulistaSebastião de SouzaBrazilian cinemaInvention cinemaMilitary dictatorshipSebastião de SouzaCinema brasileiroCinema de invençãoDitadura MilitarEntrevistaSebastião de Souza é diretor de Transplante de Mãe (episódio de Em Cada Coração um Punhal, 1969), dos curtas Cu da Mãe (1969) e Festa do Divino (1969) e do longa O Quarto da Viúva (1975). Nesta entrevista comenta sua trajetória no cinema, em especial, as contundentes obras que realizou no contexto pós-AI-5 e sua colaboração com cineastas como Roberto Santos, Luiz Sérgio Person, Maurice Capovilla, Sylvio Back e Carlos Reichenbach. Com longeva trajetória no teatro e na fotografia, estreou no cinema como assistente de direção e diretor de arte de O Caso dos Irmãos Naves (1967) e, a partir de então, colaborou nas mais diversas funções em projetos emblemáticos do cinema paulista, em um contexto no qual emerge uma nova geração de cineastas — pertencentes ao dito “cinema de invenção” — em busca de novas formas de significação e reação ao contexto autoritário imposto após o Golpe de 1964. Neste sentido, obras como Cu da Mãe e Transplante de Mãe, cujas trilhas sonoras são assinadas por ninguém menos do que Rogério Duprat, são exemplos ímpares de um projeto de cinema que — em meio a um momento de forte censura e repressão como aquele que marcou o fim da década de 1960 — resiste e subverte as normas a partir de uma fruição da “liberdade do fazer”, como o próprio cineasta define, em uma radical experimentação dos limites da representação sensível às tendências contraculturais e ao tropicalismo.Universidade Federal de Juiz de Fora2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3321710.34019/1981-4070.2022.v16.33217Lumina; v. 16 n. 1 (2022); 203-2171981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217/24387https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217/24403Copyright (c) 2022 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAbramovictz, FelipeEduardo, André Gustavo de Paula2022-04-30T03:03:27Zoai:periodicos.ufjf.br:article/33217Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2022-04-30T03:03:27Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"
Sebastião de Souza, um artesão do cinema paulista
title Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"
spellingShingle Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"
Abramovictz, Felipe
Sebastião de Souza
Brazilian cinema
Invention cinema
Military dictatorship
Sebastião de Souza
Cinema brasileiro
Cinema de invenção
Ditadura Militar
Entrevista
title_short Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"
title_full Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"
title_fullStr Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"
title_full_unstemmed Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"
title_sort Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"
author Abramovictz, Felipe
author_facet Abramovictz, Felipe
Eduardo, André Gustavo de Paula
author_role author
author2 Eduardo, André Gustavo de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abramovictz, Felipe
Eduardo, André Gustavo de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Sebastião de Souza
Brazilian cinema
Invention cinema
Military dictatorship
Sebastião de Souza
Cinema brasileiro
Cinema de invenção
Ditadura Militar
Entrevista
topic Sebastião de Souza
Brazilian cinema
Invention cinema
Military dictatorship
Sebastião de Souza
Cinema brasileiro
Cinema de invenção
Ditadura Militar
Entrevista
description Sebastião de Souza é diretor de Transplante de Mãe (episódio de Em Cada Coração um Punhal, 1969), dos curtas Cu da Mãe (1969) e Festa do Divino (1969) e do longa O Quarto da Viúva (1975). Nesta entrevista comenta sua trajetória no cinema, em especial, as contundentes obras que realizou no contexto pós-AI-5 e sua colaboração com cineastas como Roberto Santos, Luiz Sérgio Person, Maurice Capovilla, Sylvio Back e Carlos Reichenbach. Com longeva trajetória no teatro e na fotografia, estreou no cinema como assistente de direção e diretor de arte de O Caso dos Irmãos Naves (1967) e, a partir de então, colaborou nas mais diversas funções em projetos emblemáticos do cinema paulista, em um contexto no qual emerge uma nova geração de cineastas — pertencentes ao dito “cinema de invenção” — em busca de novas formas de significação e reação ao contexto autoritário imposto após o Golpe de 1964. Neste sentido, obras como Cu da Mãe e Transplante de Mãe, cujas trilhas sonoras são assinadas por ninguém menos do que Rogério Duprat, são exemplos ímpares de um projeto de cinema que — em meio a um momento de forte censura e repressão como aquele que marcou o fim da década de 1960 — resiste e subverte as normas a partir de uma fruição da “liberdade do fazer”, como o próprio cineasta define, em uma radical experimentação dos limites da representação sensível às tendências contraculturais e ao tropicalismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217
10.34019/1981-4070.2022.v16.33217
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2022.v16.33217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217/24387
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217/24403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 16 n. 1 (2022); 203-217
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675255575707648