Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217 |
Resumo: | Sebastião de Souza é diretor de Transplante de Mãe (episódio de Em Cada Coração um Punhal, 1969), dos curtas Cu da Mãe (1969) e Festa do Divino (1969) e do longa O Quarto da Viúva (1975). Nesta entrevista comenta sua trajetória no cinema, em especial, as contundentes obras que realizou no contexto pós-AI-5 e sua colaboração com cineastas como Roberto Santos, Luiz Sérgio Person, Maurice Capovilla, Sylvio Back e Carlos Reichenbach. Com longeva trajetória no teatro e na fotografia, estreou no cinema como assistente de direção e diretor de arte de O Caso dos Irmãos Naves (1967) e, a partir de então, colaborou nas mais diversas funções em projetos emblemáticos do cinema paulista, em um contexto no qual emerge uma nova geração de cineastas — pertencentes ao dito “cinema de invenção” — em busca de novas formas de significação e reação ao contexto autoritário imposto após o Golpe de 1964. Neste sentido, obras como Cu da Mãe e Transplante de Mãe, cujas trilhas sonoras são assinadas por ninguém menos do que Rogério Duprat, são exemplos ímpares de um projeto de cinema que — em meio a um momento de forte censura e repressão como aquele que marcou o fim da década de 1960 — resiste e subverte as normas a partir de uma fruição da “liberdade do fazer”, como o próprio cineasta define, em uma radical experimentação dos limites da representação sensível às tendências contraculturais e ao tropicalismo. |
id |
UFJF-4_fdbe37fe98a61d5357dc070f3bb033db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/33217 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista"Sebastião de Souza, um artesão do cinema paulistaSebastião de SouzaBrazilian cinemaInvention cinemaMilitary dictatorshipSebastião de SouzaCinema brasileiroCinema de invençãoDitadura MilitarEntrevistaSebastião de Souza é diretor de Transplante de Mãe (episódio de Em Cada Coração um Punhal, 1969), dos curtas Cu da Mãe (1969) e Festa do Divino (1969) e do longa O Quarto da Viúva (1975). Nesta entrevista comenta sua trajetória no cinema, em especial, as contundentes obras que realizou no contexto pós-AI-5 e sua colaboração com cineastas como Roberto Santos, Luiz Sérgio Person, Maurice Capovilla, Sylvio Back e Carlos Reichenbach. Com longeva trajetória no teatro e na fotografia, estreou no cinema como assistente de direção e diretor de arte de O Caso dos Irmãos Naves (1967) e, a partir de então, colaborou nas mais diversas funções em projetos emblemáticos do cinema paulista, em um contexto no qual emerge uma nova geração de cineastas — pertencentes ao dito “cinema de invenção” — em busca de novas formas de significação e reação ao contexto autoritário imposto após o Golpe de 1964. Neste sentido, obras como Cu da Mãe e Transplante de Mãe, cujas trilhas sonoras são assinadas por ninguém menos do que Rogério Duprat, são exemplos ímpares de um projeto de cinema que — em meio a um momento de forte censura e repressão como aquele que marcou o fim da década de 1960 — resiste e subverte as normas a partir de uma fruição da “liberdade do fazer”, como o próprio cineasta define, em uma radical experimentação dos limites da representação sensível às tendências contraculturais e ao tropicalismo.Universidade Federal de Juiz de Fora2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3321710.34019/1981-4070.2022.v16.33217Lumina; v. 16 n. 1 (2022); 203-2171981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217/24387https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217/24403Copyright (c) 2022 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAbramovictz, FelipeEduardo, André Gustavo de Paula2022-04-30T03:03:27Zoai:periodicos.ufjf.br:article/33217Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2022-04-30T03:03:27Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista" Sebastião de Souza, um artesão do cinema paulista |
title |
Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista" |
spellingShingle |
Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista" Abramovictz, Felipe Sebastião de Souza Brazilian cinema Invention cinema Military dictatorship Sebastião de Souza Cinema brasileiro Cinema de invenção Ditadura Militar Entrevista |
title_short |
Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista" |
title_full |
Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista" |
title_fullStr |
Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista" |
title_full_unstemmed |
Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista" |
title_sort |
Sebastião de Souza, craftsman of "cinema paulista" |
author |
Abramovictz, Felipe |
author_facet |
Abramovictz, Felipe Eduardo, André Gustavo de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Eduardo, André Gustavo de Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abramovictz, Felipe Eduardo, André Gustavo de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sebastião de Souza Brazilian cinema Invention cinema Military dictatorship Sebastião de Souza Cinema brasileiro Cinema de invenção Ditadura Militar Entrevista |
topic |
Sebastião de Souza Brazilian cinema Invention cinema Military dictatorship Sebastião de Souza Cinema brasileiro Cinema de invenção Ditadura Militar Entrevista |
description |
Sebastião de Souza é diretor de Transplante de Mãe (episódio de Em Cada Coração um Punhal, 1969), dos curtas Cu da Mãe (1969) e Festa do Divino (1969) e do longa O Quarto da Viúva (1975). Nesta entrevista comenta sua trajetória no cinema, em especial, as contundentes obras que realizou no contexto pós-AI-5 e sua colaboração com cineastas como Roberto Santos, Luiz Sérgio Person, Maurice Capovilla, Sylvio Back e Carlos Reichenbach. Com longeva trajetória no teatro e na fotografia, estreou no cinema como assistente de direção e diretor de arte de O Caso dos Irmãos Naves (1967) e, a partir de então, colaborou nas mais diversas funções em projetos emblemáticos do cinema paulista, em um contexto no qual emerge uma nova geração de cineastas — pertencentes ao dito “cinema de invenção” — em busca de novas formas de significação e reação ao contexto autoritário imposto após o Golpe de 1964. Neste sentido, obras como Cu da Mãe e Transplante de Mãe, cujas trilhas sonoras são assinadas por ninguém menos do que Rogério Duprat, são exemplos ímpares de um projeto de cinema que — em meio a um momento de forte censura e repressão como aquele que marcou o fim da década de 1960 — resiste e subverte as normas a partir de uma fruição da “liberdade do fazer”, como o próprio cineasta define, em uma radical experimentação dos limites da representação sensível às tendências contraculturais e ao tropicalismo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217 10.34019/1981-4070.2022.v16.33217 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2022.v16.33217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217/24387 https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/33217/24403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 16 n. 1 (2022); 203-217 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675255575707648 |