The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667 |
Resumo: | As eleições de 2018 no Brasil colocaram em destaque a circulação de informação política e os impactos da desinformação na formação da opinião pública. O declínio da confiança nas notícias veiculadas pela grande mídia foi terreno fértil para o aumento das fake news, que atuaram fortemente na produção de conteúdos sobre as campanhas. Nesse contexto, também chamou a atenção a utilização dos sites de redes sociais (SRSs) e o serviço móvel de mensagens instantâneas WhatsApp como espaço de formação de preferências, de pequenos comitês de campanha e de polarização ideológica. Neste artigo, examinamos as dinâmicas da apropriação política do WhatsApp, em comparação com o Facebook, com foco nas relações entre a desinformação e a formação da opinião pública sobre a política, tendo em vista o cenário eleitoral de 2018 e suas reverberações pós-eleitorais. Nos interessou observar os hábitos de consumo das mídias sociais e o grau de exposição às notícias falsas, bem como compreender a frequência e a intencionalidade de compartilhamento de fake news pelos usuários. Para tanto, utilizamos dados da pesquisa nacional "WhatsApp como fonte de engajamento político e (des)informação no Brasil" (N = 1.615). |
id |
UFJF-4_fe40f31e24d5edf22073c4f4e07c4a3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/28667 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
The circulation of political (mis)information on WhatsApp and FacebookA circulação da (des)informação política no WhatsApp e no Facebookdesinformaçãofake-newsmídias sociaisWhatsAppFacebookAs eleições de 2018 no Brasil colocaram em destaque a circulação de informação política e os impactos da desinformação na formação da opinião pública. O declínio da confiança nas notícias veiculadas pela grande mídia foi terreno fértil para o aumento das fake news, que atuaram fortemente na produção de conteúdos sobre as campanhas. Nesse contexto, também chamou a atenção a utilização dos sites de redes sociais (SRSs) e o serviço móvel de mensagens instantâneas WhatsApp como espaço de formação de preferências, de pequenos comitês de campanha e de polarização ideológica. Neste artigo, examinamos as dinâmicas da apropriação política do WhatsApp, em comparação com o Facebook, com foco nas relações entre a desinformação e a formação da opinião pública sobre a política, tendo em vista o cenário eleitoral de 2018 e suas reverberações pós-eleitorais. Nos interessou observar os hábitos de consumo das mídias sociais e o grau de exposição às notícias falsas, bem como compreender a frequência e a intencionalidade de compartilhamento de fake news pelos usuários. Para tanto, utilizamos dados da pesquisa nacional "WhatsApp como fonte de engajamento político e (des)informação no Brasil" (N = 1.615).Universidade Federal de Juiz de Fora2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2866710.34019/1981-4070.2019.v13.28667Lumina; v. 13 n. 3 (2019): Dossiê: Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente; 29-461981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667/20039Copyright (c) 2019 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnita Baptista, Erica Rossini, Patrícia Veiga de Oliveira, VanessaStromer-Galley, Jennifer 2020-02-11T17:28:51Zoai:periodicos.ufjf.br:article/28667Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2020-02-11T17:28:51Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook A circulação da (des)informação política no WhatsApp e no Facebook |
title |
The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook |
spellingShingle |
The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook Anita Baptista, Erica desinformação fake-news mídias sociais |
title_short |
The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook |
title_full |
The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook |
title_fullStr |
The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook |
title_full_unstemmed |
The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook |
title_sort |
The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook |
author |
Anita Baptista, Erica |
author_facet |
Anita Baptista, Erica Rossini, Patrícia Veiga de Oliveira, Vanessa Stromer-Galley, Jennifer |
author_role |
author |
author2 |
Rossini, Patrícia Veiga de Oliveira, Vanessa Stromer-Galley, Jennifer |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anita Baptista, Erica Rossini, Patrícia Veiga de Oliveira, Vanessa Stromer-Galley, Jennifer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desinformação fake-news mídias sociais |
topic |
desinformação fake-news mídias sociais |
description |
As eleições de 2018 no Brasil colocaram em destaque a circulação de informação política e os impactos da desinformação na formação da opinião pública. O declínio da confiança nas notícias veiculadas pela grande mídia foi terreno fértil para o aumento das fake news, que atuaram fortemente na produção de conteúdos sobre as campanhas. Nesse contexto, também chamou a atenção a utilização dos sites de redes sociais (SRSs) e o serviço móvel de mensagens instantâneas WhatsApp como espaço de formação de preferências, de pequenos comitês de campanha e de polarização ideológica. Neste artigo, examinamos as dinâmicas da apropriação política do WhatsApp, em comparação com o Facebook, com foco nas relações entre a desinformação e a formação da opinião pública sobre a política, tendo em vista o cenário eleitoral de 2018 e suas reverberações pós-eleitorais. Nos interessou observar os hábitos de consumo das mídias sociais e o grau de exposição às notícias falsas, bem como compreender a frequência e a intencionalidade de compartilhamento de fake news pelos usuários. Para tanto, utilizamos dados da pesquisa nacional "WhatsApp como fonte de engajamento político e (des)informação no Brasil" (N = 1.615). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667 10.34019/1981-4070.2019.v13.28667 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2019.v13.28667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667/20039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 13 n. 3 (2019): Dossiê: Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente; 29-46 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675255486578688 |