CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Lissa Nareli dos Reis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Rudinei Alves dos, Leão, Alzenira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656
Resumo: Este trabalho é um recorte de uma monografia de especialização, que teve seu aporte teórico ancorado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos discussões que podem contribuir com a prática docente no sentido de oportunizar reflexões sobre a produção dos estudantes, capazes de conduzir a reorientação do professor no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso e possui como participantes estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Santarém, no interior do Pará. O objetivo consiste em investigar quais invariantes operatórios os estudantes expressam ao serem defrontados com situações que envolvem o conceito de parte-todo e razão, do campo multiplicativo das frações para adequar ao processo de ensino. Foram analisados os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação evocados diante das situações aplicadas. Destacamos que devido ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19, a etapa de campo ocorreu de forma remota. No entanto, o recurso digital não impossibilitou percebemos que mediar a construção dos conceitos relacionados ao campo conceitual das frações, sobretudo, voltado para produção dos alunos tendo como lente a TCC é relevante. Entendemos que o professor é capaz de trilhar caminho mais seguro, porque fundamenta-se nas propriedades, relações e conceitos em construção, percebidos na ação do estudante. Desta maneira, constatamos na prática que adentrar o conceito através da porta chamada conjunto de situações é um caminho frutífero para o processo de conceitualização do real.
id UFJF-6_765f5c98ebb902c18c29ee20ce44b034
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/38656
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPTAPORTES DE LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES EN LA PRÁCTICA DOCENTE: UN ESTUDIO DEL CONCEPTO DE FRACCIÓNContribuições da Teoria dos Campos Conceituais na prática docente: um estudo do conceito de fraçãoCampo ConceitualEnsino de fraçãoInvariantes OperatóriosEstruturas MultiplicativasEnsino FundamentalEste trabalho é um recorte de uma monografia de especialização, que teve seu aporte teórico ancorado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos discussões que podem contribuir com a prática docente no sentido de oportunizar reflexões sobre a produção dos estudantes, capazes de conduzir a reorientação do professor no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso e possui como participantes estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Santarém, no interior do Pará. O objetivo consiste em investigar quais invariantes operatórios os estudantes expressam ao serem defrontados com situações que envolvem o conceito de parte-todo e razão, do campo multiplicativo das frações para adequar ao processo de ensino. Foram analisados os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação evocados diante das situações aplicadas. Destacamos que devido ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19, a etapa de campo ocorreu de forma remota. No entanto, o recurso digital não impossibilitou percebemos que mediar a construção dos conceitos relacionados ao campo conceitual das frações, sobretudo, voltado para produção dos alunos tendo como lente a TCC é relevante. Entendemos que o professor é capaz de trilhar caminho mais seguro, porque fundamenta-se nas propriedades, relações e conceitos em construção, percebidos na ação do estudante. Desta maneira, constatamos na prática que adentrar o conceito através da porta chamada conjunto de situações é um caminho frutífero para o processo de conceitualização do real.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2023-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3865610.34019/2594-4673.2023.v7.38656Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656/26796Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessPortela, Lissa Nareli dos ReisSantos, Rudinei Alves dosLeão, Alzenira da Silva2023-10-28T12:19:20Zoai:periodicos.ufjf.br:article/38656Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2023-10-28T12:19:20Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT
APORTES DE LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES EN LA PRÁCTICA DOCENTE: UN ESTUDIO DEL CONCEPTO DE FRACCIÓN
Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais na prática docente: um estudo do conceito de fração
title CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT
spellingShingle CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT
Portela, Lissa Nareli dos Reis
Campo Conceitual
Ensino de fração
Invariantes Operatórios
Estruturas Multiplicativas
Ensino Fundamental
title_short CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT
title_full CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT
title_fullStr CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT
title_full_unstemmed CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT
title_sort CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT
author Portela, Lissa Nareli dos Reis
author_facet Portela, Lissa Nareli dos Reis
Santos, Rudinei Alves dos
Leão, Alzenira da Silva
author_role author
author2 Santos, Rudinei Alves dos
Leão, Alzenira da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Lissa Nareli dos Reis
Santos, Rudinei Alves dos
Leão, Alzenira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Campo Conceitual
Ensino de fração
Invariantes Operatórios
Estruturas Multiplicativas
Ensino Fundamental
topic Campo Conceitual
Ensino de fração
Invariantes Operatórios
Estruturas Multiplicativas
Ensino Fundamental
description Este trabalho é um recorte de uma monografia de especialização, que teve seu aporte teórico ancorado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos discussões que podem contribuir com a prática docente no sentido de oportunizar reflexões sobre a produção dos estudantes, capazes de conduzir a reorientação do professor no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso e possui como participantes estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Santarém, no interior do Pará. O objetivo consiste em investigar quais invariantes operatórios os estudantes expressam ao serem defrontados com situações que envolvem o conceito de parte-todo e razão, do campo multiplicativo das frações para adequar ao processo de ensino. Foram analisados os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação evocados diante das situações aplicadas. Destacamos que devido ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19, a etapa de campo ocorreu de forma remota. No entanto, o recurso digital não impossibilitou percebemos que mediar a construção dos conceitos relacionados ao campo conceitual das frações, sobretudo, voltado para produção dos alunos tendo como lente a TCC é relevante. Entendemos que o professor é capaz de trilhar caminho mais seguro, porque fundamenta-se nas propriedades, relações e conceitos em construção, percebidos na ação do estudante. Desta maneira, constatamos na prática que adentrar o conceito através da porta chamada conjunto de situações é um caminho frutífero para o processo de conceitualização do real.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656
10.34019/2594-4673.2023.v7.38656
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2023.v7.38656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656/26796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117499375616