CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de uma monografia de especialização, que teve seu aporte teórico ancorado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos discussões que podem contribuir com a prática docente no sentido de oportunizar reflexões sobre a produção dos estudantes, capazes de conduzir a reorientação do professor no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso e possui como participantes estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Santarém, no interior do Pará. O objetivo consiste em investigar quais invariantes operatórios os estudantes expressam ao serem defrontados com situações que envolvem o conceito de parte-todo e razão, do campo multiplicativo das frações para adequar ao processo de ensino. Foram analisados os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação evocados diante das situações aplicadas. Destacamos que devido ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19, a etapa de campo ocorreu de forma remota. No entanto, o recurso digital não impossibilitou percebemos que mediar a construção dos conceitos relacionados ao campo conceitual das frações, sobretudo, voltado para produção dos alunos tendo como lente a TCC é relevante. Entendemos que o professor é capaz de trilhar caminho mais seguro, porque fundamenta-se nas propriedades, relações e conceitos em construção, percebidos na ação do estudante. Desta maneira, constatamos na prática que adentrar o conceito através da porta chamada conjunto de situações é um caminho frutífero para o processo de conceitualização do real. |
id |
UFJF-6_765f5c98ebb902c18c29ee20ce44b034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/38656 |
network_acronym_str |
UFJF-6 |
network_name_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPTAPORTES DE LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES EN LA PRÁCTICA DOCENTE: UN ESTUDIO DEL CONCEPTO DE FRACCIÓNContribuições da Teoria dos Campos Conceituais na prática docente: um estudo do conceito de fraçãoCampo ConceitualEnsino de fraçãoInvariantes OperatóriosEstruturas MultiplicativasEnsino FundamentalEste trabalho é um recorte de uma monografia de especialização, que teve seu aporte teórico ancorado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos discussões que podem contribuir com a prática docente no sentido de oportunizar reflexões sobre a produção dos estudantes, capazes de conduzir a reorientação do professor no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso e possui como participantes estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Santarém, no interior do Pará. O objetivo consiste em investigar quais invariantes operatórios os estudantes expressam ao serem defrontados com situações que envolvem o conceito de parte-todo e razão, do campo multiplicativo das frações para adequar ao processo de ensino. Foram analisados os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação evocados diante das situações aplicadas. Destacamos que devido ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19, a etapa de campo ocorreu de forma remota. No entanto, o recurso digital não impossibilitou percebemos que mediar a construção dos conceitos relacionados ao campo conceitual das frações, sobretudo, voltado para produção dos alunos tendo como lente a TCC é relevante. Entendemos que o professor é capaz de trilhar caminho mais seguro, porque fundamenta-se nas propriedades, relações e conceitos em construção, percebidos na ação do estudante. Desta maneira, constatamos na prática que adentrar o conceito através da porta chamada conjunto de situações é um caminho frutífero para o processo de conceitualização do real.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2023-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3865610.34019/2594-4673.2023.v7.38656Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656/26796Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessPortela, Lissa Nareli dos ReisSantos, Rudinei Alves dosLeão, Alzenira da Silva2023-10-28T12:19:20Zoai:periodicos.ufjf.br:article/38656Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2023-10-28T12:19:20Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT APORTES DE LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES EN LA PRÁCTICA DOCENTE: UN ESTUDIO DEL CONCEPTO DE FRACCIÓN Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais na prática docente: um estudo do conceito de fração |
title |
CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT |
spellingShingle |
CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT Portela, Lissa Nareli dos Reis Campo Conceitual Ensino de fração Invariantes Operatórios Estruturas Multiplicativas Ensino Fundamental |
title_short |
CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT |
title_full |
CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT |
title_fullStr |
CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT |
title_sort |
CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT |
author |
Portela, Lissa Nareli dos Reis |
author_facet |
Portela, Lissa Nareli dos Reis Santos, Rudinei Alves dos Leão, Alzenira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Rudinei Alves dos Leão, Alzenira da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Lissa Nareli dos Reis Santos, Rudinei Alves dos Leão, Alzenira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo Conceitual Ensino de fração Invariantes Operatórios Estruturas Multiplicativas Ensino Fundamental |
topic |
Campo Conceitual Ensino de fração Invariantes Operatórios Estruturas Multiplicativas Ensino Fundamental |
description |
Este trabalho é um recorte de uma monografia de especialização, que teve seu aporte teórico ancorado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos discussões que podem contribuir com a prática docente no sentido de oportunizar reflexões sobre a produção dos estudantes, capazes de conduzir a reorientação do professor no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso e possui como participantes estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Santarém, no interior do Pará. O objetivo consiste em investigar quais invariantes operatórios os estudantes expressam ao serem defrontados com situações que envolvem o conceito de parte-todo e razão, do campo multiplicativo das frações para adequar ao processo de ensino. Foram analisados os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação evocados diante das situações aplicadas. Destacamos que devido ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19, a etapa de campo ocorreu de forma remota. No entanto, o recurso digital não impossibilitou percebemos que mediar a construção dos conceitos relacionados ao campo conceitual das frações, sobretudo, voltado para produção dos alunos tendo como lente a TCC é relevante. Entendemos que o professor é capaz de trilhar caminho mais seguro, porque fundamenta-se nas propriedades, relações e conceitos em construção, percebidos na ação do estudante. Desta maneira, constatamos na prática que adentrar o conceito através da porta chamada conjunto de situações é um caminho frutífero para o processo de conceitualização do real. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656 10.34019/2594-4673.2023.v7.38656 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656 |
identifier_str_mv |
10.34019/2594-4673.2023.v7.38656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656/26796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro 2594-4673 reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
collection |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ridema@gmail.com|| |
_version_ |
1797069117499375616 |