PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/30839 |
Resumo: | O estudo parte da dinâmica federativa que envolve o financiamento da educação básica após a Constituição Federal de 1988, apresentando elementos enquanto mecanismos necessários para equilibrar as tensões da capacidade de investimentos na educação, o contexto de contenção de recursos frente aos aparatos legais denominado de novo regime fiscal, apresentando perdas consideráveis de recursos para a manutenção das metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), trazendo dados numéricos relativos aos quatro primeiros anos de sua implementação. Tem como respaldo, documentos oficiais dos órgãos federais. Esse fenômeno ocorre em razão da progressiva diminuição da atuação da União no financiamento no contingenciamento de investimento na educação, por força da EC n.º 95/2016 (BRASIL, 2016). |
id |
UFJF-7_14e91bda0c674da7c9fb5729fedad274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/30839 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018Financiamento da educação básicaPerdas de recursosNovo regime fiscalO estudo parte da dinâmica federativa que envolve o financiamento da educação básica após a Constituição Federal de 1988, apresentando elementos enquanto mecanismos necessários para equilibrar as tensões da capacidade de investimentos na educação, o contexto de contenção de recursos frente aos aparatos legais denominado de novo regime fiscal, apresentando perdas consideráveis de recursos para a manutenção das metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), trazendo dados numéricos relativos aos quatro primeiros anos de sua implementação. Tem como respaldo, documentos oficiais dos órgãos federais. Esse fenômeno ocorre em razão da progressiva diminuição da atuação da União no financiamento no contingenciamento de investimento na educação, por força da EC n.º 95/2016 (BRASIL, 2016).Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/3083910.34019/2237-9444.2019.v9.30839Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 2 (2019): Financiamento da educação pública; 713-7402237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/30839/20674França, Magnainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T22:09:42Zoai:periodicos.ufjf.br:article/30839Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:26.118746Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018 |
title |
PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018 |
spellingShingle |
PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018 França, Magna Financiamento da educação básica Perdas de recursos Novo regime fiscal |
title_short |
PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018 |
title_full |
PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018 |
title_fullStr |
PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018 |
title_full_unstemmed |
PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018 |
title_sort |
PNE (2014-2024) e o contexto do financiamento público em 2015 a 2018 |
author |
França, Magna |
author_facet |
França, Magna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Magna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financiamento da educação básica Perdas de recursos Novo regime fiscal |
topic |
Financiamento da educação básica Perdas de recursos Novo regime fiscal |
description |
O estudo parte da dinâmica federativa que envolve o financiamento da educação básica após a Constituição Federal de 1988, apresentando elementos enquanto mecanismos necessários para equilibrar as tensões da capacidade de investimentos na educação, o contexto de contenção de recursos frente aos aparatos legais denominado de novo regime fiscal, apresentando perdas consideráveis de recursos para a manutenção das metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), trazendo dados numéricos relativos aos quatro primeiros anos de sua implementação. Tem como respaldo, documentos oficiais dos órgãos federais. Esse fenômeno ocorre em razão da progressiva diminuição da atuação da União no financiamento no contingenciamento de investimento na educação, por força da EC n.º 95/2016 (BRASIL, 2016). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/30839 10.34019/2237-9444.2019.v9.30839 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/30839 |
identifier_str_mv |
10.34019/2237-9444.2019.v9.30839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/30839/20674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 2 (2019): Financiamento da educação pública; 713-740 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123010424832 |