Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31131 |
Resumo: | Neste texto, apresentamos três caminhos distintos que podem ser percorridos para resolver um mesmo problema de Matemática. Em cada uma das resoluções que descrevemos, utilizamos diferentes ferramentas do software GeoGebra. Partindo dos resultados que foram obtidos em cada caso, explicitamos considerações, provocações e alguns questionamentos sobre educação matemática e sobre modos de produção de significados. Em seguida, apresentamos outras reflexões sobre o exercício que nós, professores de Matemática, realizamos antes e durante a escrita deste texto. Além disso, indicamos algumas possibilidades de trabalho para a sala de aula da Educação Básica e/ou do Ensino Superior e, também, para a formação de professores que ensinam Matemática. |
id |
UFJF-7_17144446f216f047bf808ea5d3707f04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31131 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebraGeoGebraResolução de ProblemasProdução de SignificadosNeste texto, apresentamos três caminhos distintos que podem ser percorridos para resolver um mesmo problema de Matemática. Em cada uma das resoluções que descrevemos, utilizamos diferentes ferramentas do software GeoGebra. Partindo dos resultados que foram obtidos em cada caso, explicitamos considerações, provocações e alguns questionamentos sobre educação matemática e sobre modos de produção de significados. Em seguida, apresentamos outras reflexões sobre o exercício que nós, professores de Matemática, realizamos antes e durante a escrita deste texto. Além disso, indicamos algumas possibilidades de trabalho para a sala de aula da Educação Básica e/ou do Ensino Superior e, também, para a formação de professores que ensinam Matemática.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/3113110.34019/2237-9444.2019.v9.31131Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 588-6052237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31131/20859Dantas, Sérgio CarrazedoMatucheski, Silvanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T22:10:38Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31131Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:26.877364Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra |
title |
Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra |
spellingShingle |
Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra Dantas, Sérgio Carrazedo GeoGebra Resolução de Problemas Produção de Significados |
title_short |
Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra |
title_full |
Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra |
title_fullStr |
Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra |
title_sort |
Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra |
author |
Dantas, Sérgio Carrazedo |
author_facet |
Dantas, Sérgio Carrazedo Matucheski, Silvana |
author_role |
author |
author2 |
Matucheski, Silvana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Sérgio Carrazedo Matucheski, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra Resolução de Problemas Produção de Significados |
topic |
GeoGebra Resolução de Problemas Produção de Significados |
description |
Neste texto, apresentamos três caminhos distintos que podem ser percorridos para resolver um mesmo problema de Matemática. Em cada uma das resoluções que descrevemos, utilizamos diferentes ferramentas do software GeoGebra. Partindo dos resultados que foram obtidos em cada caso, explicitamos considerações, provocações e alguns questionamentos sobre educação matemática e sobre modos de produção de significados. Em seguida, apresentamos outras reflexões sobre o exercício que nós, professores de Matemática, realizamos antes e durante a escrita deste texto. Além disso, indicamos algumas possibilidades de trabalho para a sala de aula da Educação Básica e/ou do Ensino Superior e, também, para a formação de professores que ensinam Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31131 10.34019/2237-9444.2019.v9.31131 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31131 |
identifier_str_mv |
10.34019/2237-9444.2019.v9.31131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31131/20859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 588-605 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123032444928 |