Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404 |
Resumo: | A matem´atica est´a muito presente na vida das pessoas. No caso das fun¸c˜oes, elas s˜ao utilizadas em diferentes ramos da atividade humana, como na f´ısica, qu´ımica, biologia e economia. No entanto, em muitos casos ao ensinar o conte´udo, o professor utiliza m´etodos que levam os estudantes a trabalharem apenas defini¸c˜oes, f´ormulas e regras, tornando o conte´udo de fun¸c˜oes dif´ıcil e sem finalidade. Portanto, este trabalho apresenta metodologias diferenciadas que visam possibilitar uma melhor compreens˜ao dos conceitos a serem estudados e motivar os alunos, melhorando a aprendizagem. Primeiramente, dos cap´ıtulos 2 a 6, apresentamos as defini¸c˜oes, f´ormulas e constru¸c˜ao de gr´aficos de fun¸c˜oes polinomiais, modulares, exponenciais e logar´ıtmicas. Mas, o foco principal do trabalho s˜ao os cap´ıtulos 7 e 8. O cap´ıtulo 7 apresenta sugest˜oes de atividades com recursos computacionais, a serem executadas pelo professor, para tornar as aulas mais interessantes e motivadoras. Para a execu¸c˜ao dessas atividades, utilizamos o software livre GeoGebra (vers˜ao 5.0) e os conhecimentos de fun¸c˜oes na constru¸c˜ao de desenhos. Dessa forma, exploramos o conhecimento da teoria de fun¸c˜oes e seus gr´aficos de uma maneira diferente e que desperta o interesse do aluno. Finalmente, o cap´ıtulo 8 apresenta situa¸c˜oes do cotidiano dos estudantes que s˜ao resolvidas com o aux´ılio de fun¸c˜oes, mostrando que o conte´udo ´e muito importante e possui diversas aplica¸c˜oes no dia a dia. |
id |
UFTM_27082f2edd582f1938ec1579ee796de5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/404 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemasFunçõesGeoGebraEducação básicaResolução de problemas.FunctionsGeoGebraBasic educationProblem solvingMatemáticaA matem´atica est´a muito presente na vida das pessoas. No caso das fun¸c˜oes, elas s˜ao utilizadas em diferentes ramos da atividade humana, como na f´ısica, qu´ımica, biologia e economia. No entanto, em muitos casos ao ensinar o conte´udo, o professor utiliza m´etodos que levam os estudantes a trabalharem apenas defini¸c˜oes, f´ormulas e regras, tornando o conte´udo de fun¸c˜oes dif´ıcil e sem finalidade. Portanto, este trabalho apresenta metodologias diferenciadas que visam possibilitar uma melhor compreens˜ao dos conceitos a serem estudados e motivar os alunos, melhorando a aprendizagem. Primeiramente, dos cap´ıtulos 2 a 6, apresentamos as defini¸c˜oes, f´ormulas e constru¸c˜ao de gr´aficos de fun¸c˜oes polinomiais, modulares, exponenciais e logar´ıtmicas. Mas, o foco principal do trabalho s˜ao os cap´ıtulos 7 e 8. O cap´ıtulo 7 apresenta sugest˜oes de atividades com recursos computacionais, a serem executadas pelo professor, para tornar as aulas mais interessantes e motivadoras. Para a execu¸c˜ao dessas atividades, utilizamos o software livre GeoGebra (vers˜ao 5.0) e os conhecimentos de fun¸c˜oes na constru¸c˜ao de desenhos. Dessa forma, exploramos o conhecimento da teoria de fun¸c˜oes e seus gr´aficos de uma maneira diferente e que desperta o interesse do aluno. Finalmente, o cap´ıtulo 8 apresenta situa¸c˜oes do cotidiano dos estudantes que s˜ao resolvidas com o aux´ılio de fun¸c˜oes, mostrando que o conte´udo ´e muito importante e possui diversas aplica¸c˜oes no dia a dia.Math is very present in people’s lives. In the case of functions, they are used in different aspects of human activity, such as in physics, chemistry, biology, and economics. However, in many cases when teaching the content, the teacher uses methods that lead students to work only on definitions, forms and rules, making the content of functions difficult and purposeless. Therefore, this work presents differentiated methodologies that aim to enable a better understanding of the concepts to be studied and to motivate students, improving learning. First, from chapters 2 to 6, we present the definitions, formulas and construction of graphs of polynomial, muddy, exponential, and logarithmic functions. But, the main focus of the work is the chapters 7 and 8. Chapter 7 presents suggestions of activities with computational resources, to be executed by the teacher, to make the classes more interesting and motivating. For the execution of the activities, we use the free software GeoGebra (version 5.0) and the knowledge of functions in the construction of drawings. In this way, we explore the knowledge of the theory of functions and their graphs in a different way and that arouses the interest of the student. Finally, chapter 8 presents situations of students’ daily life that are solved with the support of functions, showing that the content is very important and has several applications in the day by day.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalSOUZA, Marcela Luciano Vilela03069201660javascript:abreDetalhe('K4760889Y0','Marcela_Luciano_Vilela_de_Souza',165720)CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira2017-10-02T13:44:35Z2017-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira. Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404porAL., G. I. et. Matem´atica ciˆencia e aplica¸c˜oes. 7. ed. [S.l.]: Saraiva, 2013. v. 1. 36–199 p. DANTE, L. R. Matem´atica contexto & aplica¸c˜oes. 2. ed. [S.l.]: Atica, 2014. v. 1. 40–203 p. ´ DEMANA, F. D. e. a. Pr´e-c´alculo. 7. ed. [S.l.]: Pearson, 2009. 59–181 p. FIGUEIREDO, V. L. X.; MELLO, M. P.; SANTOS, S. A. C´alculo com aplica¸c˜oes: atividades computacionais e projetos. [S.l.]: Cole¸c˜ao IMECC, 2005. v. 3. 20-26 p. FOLHA Uol. hhttp://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/01/ 1847577-uber-passa-a-cobrar-dos-passageiros-taxa-extra-de-r-075-por-viagem-no-brasil. shtmli, Acesso em: 09/05/2017. GEOGEBRA. GeoGebra. 2017. hhttps://www.geogebra.orgi, Acesso em: 28/06/2017. HOHENWARTER MARKUS; HOHENWARTER, J. Manual: Ajuda Geogebra. 2009. hhttps://app.geogebra.org/help/docupt PT.pdfi, Acesso em: 10/07/2017. IEZZI, G. e. a. Matem´atica. 4. ed. [S.l.]: Atual, 2002. Unico. 16–142 p. ´ INFOESCOLA Navegando e Aprendendo. hhttp://www.infoescola.com/quimica/ escala-de-ph/i, Acesso em: 20/06/2017. LIMA, E. L. N´umeros e Fun¸c˜oes Reais. 1. ed. [S.l.]: SBM, 2013. 71–183 p. MUNDO Educa¸c˜ao. hhttp://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/ voce-sabe-que-significa-ph-.htmi, Acesso em: 20/06/2017. PAIVA, M. Matem´atica. 1. ed. [S.l.]: Moderna, 2005. Unico. 83–183 p. ´ SANTOS, C. A. M. D.; GENTIL, N.; GRECO, E. S. Matem´atica para o ensino m´edio. [S.l.]: Atica, 1998. ´ Unico. 55–176 p. ´ SILVA, J. P. D. A modelagem matem´atica em uma perspectiva s´ocio-cr´ıtica: contribui¸c˜oes para o ensino b´asico do munic´ıpio de Sombrio. Monografia, 2011. Acesso em: 08/07/2017. Dispon´ıvel em: hhttp://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/ Juliana-Pires-da-Silva.pdfi. SILVA, S. M. D.; SILVA, E. M. D.; SILVA, E. M. D. C´alculo B´asico para cursos superiores. [S.l.]: Atlas, 2004. 31–61, 78–93 p. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Matem´atica Ensino M´edio. 6. ed. [S.l.]: Saraiva, 2010. v. 1. 67–140, 172–232 p.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-04-22T19:41:21Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-04-22T19:41:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas |
title |
Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas |
spellingShingle |
Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira Funções GeoGebra Educação básica Resolução de problemas. Functions GeoGebra Basic education Problem solving Matemática |
title_short |
Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas |
title_full |
Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas |
title_fullStr |
Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas |
title_sort |
Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas |
author |
CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira |
author_facet |
CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Marcela Luciano Vilela 03069201660 javascript:abreDetalhe('K4760889Y0','Marcela_Luciano_Vilela_de_Souza',165720) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções GeoGebra Educação básica Resolução de problemas. Functions GeoGebra Basic education Problem solving Matemática |
topic |
Funções GeoGebra Educação básica Resolução de problemas. Functions GeoGebra Basic education Problem solving Matemática |
description |
A matem´atica est´a muito presente na vida das pessoas. No caso das fun¸c˜oes, elas s˜ao utilizadas em diferentes ramos da atividade humana, como na f´ısica, qu´ımica, biologia e economia. No entanto, em muitos casos ao ensinar o conte´udo, o professor utiliza m´etodos que levam os estudantes a trabalharem apenas defini¸c˜oes, f´ormulas e regras, tornando o conte´udo de fun¸c˜oes dif´ıcil e sem finalidade. Portanto, este trabalho apresenta metodologias diferenciadas que visam possibilitar uma melhor compreens˜ao dos conceitos a serem estudados e motivar os alunos, melhorando a aprendizagem. Primeiramente, dos cap´ıtulos 2 a 6, apresentamos as defini¸c˜oes, f´ormulas e constru¸c˜ao de gr´aficos de fun¸c˜oes polinomiais, modulares, exponenciais e logar´ıtmicas. Mas, o foco principal do trabalho s˜ao os cap´ıtulos 7 e 8. O cap´ıtulo 7 apresenta sugest˜oes de atividades com recursos computacionais, a serem executadas pelo professor, para tornar as aulas mais interessantes e motivadoras. Para a execu¸c˜ao dessas atividades, utilizamos o software livre GeoGebra (vers˜ao 5.0) e os conhecimentos de fun¸c˜oes na constru¸c˜ao de desenhos. Dessa forma, exploramos o conhecimento da teoria de fun¸c˜oes e seus gr´aficos de uma maneira diferente e que desperta o interesse do aluno. Finalmente, o cap´ıtulo 8 apresenta situa¸c˜oes do cotidiano dos estudantes que s˜ao resolvidas com o aux´ılio de fun¸c˜oes, mostrando que o conte´udo ´e muito importante e possui diversas aplica¸c˜oes no dia a dia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-02T13:44:35Z 2017-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira. Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017. http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira. Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017. |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
AL., G. I. et. Matem´atica ciˆencia e aplica¸c˜oes. 7. ed. [S.l.]: Saraiva, 2013. v. 1. 36–199 p. DANTE, L. R. Matem´atica contexto & aplica¸c˜oes. 2. ed. [S.l.]: Atica, 2014. v. 1. 40–203 p. ´ DEMANA, F. D. e. a. Pr´e-c´alculo. 7. ed. [S.l.]: Pearson, 2009. 59–181 p. FIGUEIREDO, V. L. X.; MELLO, M. P.; SANTOS, S. A. C´alculo com aplica¸c˜oes: atividades computacionais e projetos. [S.l.]: Cole¸c˜ao IMECC, 2005. v. 3. 20-26 p. FOLHA Uol. hhttp://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/01/ 1847577-uber-passa-a-cobrar-dos-passageiros-taxa-extra-de-r-075-por-viagem-no-brasil. shtmli, Acesso em: 09/05/2017. GEOGEBRA. GeoGebra. 2017. hhttps://www.geogebra.orgi, Acesso em: 28/06/2017. HOHENWARTER MARKUS; HOHENWARTER, J. Manual: Ajuda Geogebra. 2009. hhttps://app.geogebra.org/help/docupt PT.pdfi, Acesso em: 10/07/2017. IEZZI, G. e. a. Matem´atica. 4. ed. [S.l.]: Atual, 2002. Unico. 16–142 p. ´ INFOESCOLA Navegando e Aprendendo. hhttp://www.infoescola.com/quimica/ escala-de-ph/i, Acesso em: 20/06/2017. LIMA, E. L. N´umeros e Fun¸c˜oes Reais. 1. ed. [S.l.]: SBM, 2013. 71–183 p. MUNDO Educa¸c˜ao. hhttp://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/ voce-sabe-que-significa-ph-.htmi, Acesso em: 20/06/2017. PAIVA, M. Matem´atica. 1. ed. [S.l.]: Moderna, 2005. Unico. 83–183 p. ´ SANTOS, C. A. M. D.; GENTIL, N.; GRECO, E. S. Matem´atica para o ensino m´edio. [S.l.]: Atica, 1998. ´ Unico. 55–176 p. ´ SILVA, J. P. D. A modelagem matem´atica em uma perspectiva s´ocio-cr´ıtica: contribui¸c˜oes para o ensino b´asico do munic´ıpio de Sombrio. Monografia, 2011. Acesso em: 08/07/2017. Dispon´ıvel em: hhttp://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/ Juliana-Pires-da-Silva.pdfi. SILVA, S. M. D.; SILVA, E. M. D.; SILVA, E. M. D. C´alculo B´asico para cursos superiores. [S.l.]: Atlas, 2004. 31–61, 78–93 p. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Matem´atica Ensino M´edio. 6. ed. [S.l.]: Saraiva, 2010. v. 1. 67–140, 172–232 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013323887673344 |