Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404
Resumo: A matem´atica est´a muito presente na vida das pessoas. No caso das fun¸c˜oes, elas s˜ao utilizadas em diferentes ramos da atividade humana, como na f´ısica, qu´ımica, biologia e economia. No entanto, em muitos casos ao ensinar o conte´udo, o professor utiliza m´etodos que levam os estudantes a trabalharem apenas defini¸c˜oes, f´ormulas e regras, tornando o conte´udo de fun¸c˜oes dif´ıcil e sem finalidade. Portanto, este trabalho apresenta metodologias diferenciadas que visam possibilitar uma melhor compreens˜ao dos conceitos a serem estudados e motivar os alunos, melhorando a aprendizagem. Primeiramente, dos cap´ıtulos 2 a 6, apresentamos as defini¸c˜oes, f´ormulas e constru¸c˜ao de gr´aficos de fun¸c˜oes polinomiais, modulares, exponenciais e logar´ıtmicas. Mas, o foco principal do trabalho s˜ao os cap´ıtulos 7 e 8. O cap´ıtulo 7 apresenta sugest˜oes de atividades com recursos computacionais, a serem executadas pelo professor, para tornar as aulas mais interessantes e motivadoras. Para a execu¸c˜ao dessas atividades, utilizamos o software livre GeoGebra (vers˜ao 5.0) e os conhecimentos de fun¸c˜oes na constru¸c˜ao de desenhos. Dessa forma, exploramos o conhecimento da teoria de fun¸c˜oes e seus gr´aficos de uma maneira diferente e que desperta o interesse do aluno. Finalmente, o cap´ıtulo 8 apresenta situa¸c˜oes do cotidiano dos estudantes que s˜ao resolvidas com o aux´ılio de fun¸c˜oes, mostrando que o conte´udo ´e muito importante e possui diversas aplica¸c˜oes no dia a dia.
id UFTM_27082f2edd582f1938ec1579ee796de5
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/404
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemasFunçõesGeoGebraEducação básicaResolução de problemas.FunctionsGeoGebraBasic educationProblem solvingMatemáticaA matem´atica est´a muito presente na vida das pessoas. No caso das fun¸c˜oes, elas s˜ao utilizadas em diferentes ramos da atividade humana, como na f´ısica, qu´ımica, biologia e economia. No entanto, em muitos casos ao ensinar o conte´udo, o professor utiliza m´etodos que levam os estudantes a trabalharem apenas defini¸c˜oes, f´ormulas e regras, tornando o conte´udo de fun¸c˜oes dif´ıcil e sem finalidade. Portanto, este trabalho apresenta metodologias diferenciadas que visam possibilitar uma melhor compreens˜ao dos conceitos a serem estudados e motivar os alunos, melhorando a aprendizagem. Primeiramente, dos cap´ıtulos 2 a 6, apresentamos as defini¸c˜oes, f´ormulas e constru¸c˜ao de gr´aficos de fun¸c˜oes polinomiais, modulares, exponenciais e logar´ıtmicas. Mas, o foco principal do trabalho s˜ao os cap´ıtulos 7 e 8. O cap´ıtulo 7 apresenta sugest˜oes de atividades com recursos computacionais, a serem executadas pelo professor, para tornar as aulas mais interessantes e motivadoras. Para a execu¸c˜ao dessas atividades, utilizamos o software livre GeoGebra (vers˜ao 5.0) e os conhecimentos de fun¸c˜oes na constru¸c˜ao de desenhos. Dessa forma, exploramos o conhecimento da teoria de fun¸c˜oes e seus gr´aficos de uma maneira diferente e que desperta o interesse do aluno. Finalmente, o cap´ıtulo 8 apresenta situa¸c˜oes do cotidiano dos estudantes que s˜ao resolvidas com o aux´ılio de fun¸c˜oes, mostrando que o conte´udo ´e muito importante e possui diversas aplica¸c˜oes no dia a dia.Math is very present in people’s lives. In the case of functions, they are used in different aspects of human activity, such as in physics, chemistry, biology, and economics. However, in many cases when teaching the content, the teacher uses methods that lead students to work only on definitions, forms and rules, making the content of functions difficult and purposeless. Therefore, this work presents differentiated methodologies that aim to enable a better understanding of the concepts to be studied and to motivate students, improving learning. First, from chapters 2 to 6, we present the definitions, formulas and construction of graphs of polynomial, muddy, exponential, and logarithmic functions. But, the main focus of the work is the chapters 7 and 8. Chapter 7 presents suggestions of activities with computational resources, to be executed by the teacher, to make the classes more interesting and motivating. For the execution of the activities, we use the free software GeoGebra (version 5.0) and the knowledge of functions in the construction of drawings. In this way, we explore the knowledge of the theory of functions and their graphs in a different way and that arouses the interest of the student. Finally, chapter 8 presents situations of students’ daily life that are solved with the support of functions, showing that the content is very important and has several applications in the day by day.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalSOUZA, Marcela Luciano Vilela03069201660javascript:abreDetalhe('K4760889Y0','Marcela_Luciano_Vilela_de_Souza',165720)CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira2017-10-02T13:44:35Z2017-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira. Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404porAL., G. I. et. Matem´atica ciˆencia e aplica¸c˜oes. 7. ed. [S.l.]: Saraiva, 2013. v. 1. 36–199 p. DANTE, L. R. Matem´atica contexto & aplica¸c˜oes. 2. ed. [S.l.]: Atica, 2014. v. 1. 40–203 p. ´ DEMANA, F. D. e. a. Pr´e-c´alculo. 7. ed. [S.l.]: Pearson, 2009. 59–181 p. FIGUEIREDO, V. L. X.; MELLO, M. P.; SANTOS, S. A. C´alculo com aplica¸c˜oes: atividades computacionais e projetos. [S.l.]: Cole¸c˜ao IMECC, 2005. v. 3. 20-26 p. FOLHA Uol. hhttp://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/01/ 1847577-uber-passa-a-cobrar-dos-passageiros-taxa-extra-de-r-075-por-viagem-no-brasil. shtmli, Acesso em: 09/05/2017. GEOGEBRA. GeoGebra. 2017. hhttps://www.geogebra.orgi, Acesso em: 28/06/2017. HOHENWARTER MARKUS; HOHENWARTER, J. Manual: Ajuda Geogebra. 2009. hhttps://app.geogebra.org/help/docupt PT.pdfi, Acesso em: 10/07/2017. IEZZI, G. e. a. Matem´atica. 4. ed. [S.l.]: Atual, 2002. Unico. 16–142 p. ´ INFOESCOLA Navegando e Aprendendo. hhttp://www.infoescola.com/quimica/ escala-de-ph/i, Acesso em: 20/06/2017. LIMA, E. L. N´umeros e Fun¸c˜oes Reais. 1. ed. [S.l.]: SBM, 2013. 71–183 p. MUNDO Educa¸c˜ao. hhttp://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/ voce-sabe-que-significa-ph-.htmi, Acesso em: 20/06/2017. PAIVA, M. Matem´atica. 1. ed. [S.l.]: Moderna, 2005. Unico. 83–183 p. ´ SANTOS, C. A. M. D.; GENTIL, N.; GRECO, E. S. Matem´atica para o ensino m´edio. [S.l.]: Atica, 1998. ´ Unico. 55–176 p. ´ SILVA, J. P. D. A modelagem matem´atica em uma perspectiva s´ocio-cr´ıtica: contribui¸c˜oes para o ensino b´asico do munic´ıpio de Sombrio. Monografia, 2011. Acesso em: 08/07/2017. Dispon´ıvel em: hhttp://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/ Juliana-Pires-da-Silva.pdfi. SILVA, S. M. D.; SILVA, E. M. D.; SILVA, E. M. D. C´alculo B´asico para cursos superiores. [S.l.]: Atlas, 2004. 31–61, 78–93 p. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Matem´atica Ensino M´edio. 6. ed. [S.l.]: Saraiva, 2010. v. 1. 67–140, 172–232 p.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-04-22T19:41:21Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-04-22T19:41:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas
title Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas
spellingShingle Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas
CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira
Funções
GeoGebra
Educação básica
Resolução de problemas.
Functions
GeoGebra
Basic education
Problem solving
Matemática
title_short Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas
title_full Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas
title_fullStr Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas
title_full_unstemmed Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas
title_sort Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas
author CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira
author_facet CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Marcela Luciano Vilela
03069201660
javascript:abreDetalhe('K4760889Y0','Marcela_Luciano_Vilela_de_Souza',165720)
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Funções
GeoGebra
Educação básica
Resolução de problemas.
Functions
GeoGebra
Basic education
Problem solving
Matemática
topic Funções
GeoGebra
Educação básica
Resolução de problemas.
Functions
GeoGebra
Basic education
Problem solving
Matemática
description A matem´atica est´a muito presente na vida das pessoas. No caso das fun¸c˜oes, elas s˜ao utilizadas em diferentes ramos da atividade humana, como na f´ısica, qu´ımica, biologia e economia. No entanto, em muitos casos ao ensinar o conte´udo, o professor utiliza m´etodos que levam os estudantes a trabalharem apenas defini¸c˜oes, f´ormulas e regras, tornando o conte´udo de fun¸c˜oes dif´ıcil e sem finalidade. Portanto, este trabalho apresenta metodologias diferenciadas que visam possibilitar uma melhor compreens˜ao dos conceitos a serem estudados e motivar os alunos, melhorando a aprendizagem. Primeiramente, dos cap´ıtulos 2 a 6, apresentamos as defini¸c˜oes, f´ormulas e constru¸c˜ao de gr´aficos de fun¸c˜oes polinomiais, modulares, exponenciais e logar´ıtmicas. Mas, o foco principal do trabalho s˜ao os cap´ıtulos 7 e 8. O cap´ıtulo 7 apresenta sugest˜oes de atividades com recursos computacionais, a serem executadas pelo professor, para tornar as aulas mais interessantes e motivadoras. Para a execu¸c˜ao dessas atividades, utilizamos o software livre GeoGebra (vers˜ao 5.0) e os conhecimentos de fun¸c˜oes na constru¸c˜ao de desenhos. Dessa forma, exploramos o conhecimento da teoria de fun¸c˜oes e seus gr´aficos de uma maneira diferente e que desperta o interesse do aluno. Finalmente, o cap´ıtulo 8 apresenta situa¸c˜oes do cotidiano dos estudantes que s˜ao resolvidas com o aux´ılio de fun¸c˜oes, mostrando que o conte´udo ´e muito importante e possui diversas aplica¸c˜oes no dia a dia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-02T13:44:35Z
2017-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira. Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404
identifier_str_mv CUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira. Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AL., G. I. et. Matem´atica ciˆencia e aplica¸c˜oes. 7. ed. [S.l.]: Saraiva, 2013. v. 1. 36–199 p. DANTE, L. R. Matem´atica contexto & aplica¸c˜oes. 2. ed. [S.l.]: Atica, 2014. v. 1. 40–203 p. ´ DEMANA, F. D. e. a. Pr´e-c´alculo. 7. ed. [S.l.]: Pearson, 2009. 59–181 p. FIGUEIREDO, V. L. X.; MELLO, M. P.; SANTOS, S. A. C´alculo com aplica¸c˜oes: atividades computacionais e projetos. [S.l.]: Cole¸c˜ao IMECC, 2005. v. 3. 20-26 p. FOLHA Uol. hhttp://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/01/ 1847577-uber-passa-a-cobrar-dos-passageiros-taxa-extra-de-r-075-por-viagem-no-brasil. shtmli, Acesso em: 09/05/2017. GEOGEBRA. GeoGebra. 2017. hhttps://www.geogebra.orgi, Acesso em: 28/06/2017. HOHENWARTER MARKUS; HOHENWARTER, J. Manual: Ajuda Geogebra. 2009. hhttps://app.geogebra.org/help/docupt PT.pdfi, Acesso em: 10/07/2017. IEZZI, G. e. a. Matem´atica. 4. ed. [S.l.]: Atual, 2002. Unico. 16–142 p. ´ INFOESCOLA Navegando e Aprendendo. hhttp://www.infoescola.com/quimica/ escala-de-ph/i, Acesso em: 20/06/2017. LIMA, E. L. N´umeros e Fun¸c˜oes Reais. 1. ed. [S.l.]: SBM, 2013. 71–183 p. MUNDO Educa¸c˜ao. hhttp://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/ voce-sabe-que-significa-ph-.htmi, Acesso em: 20/06/2017. PAIVA, M. Matem´atica. 1. ed. [S.l.]: Moderna, 2005. Unico. 83–183 p. ´ SANTOS, C. A. M. D.; GENTIL, N.; GRECO, E. S. Matem´atica para o ensino m´edio. [S.l.]: Atica, 1998. ´ Unico. 55–176 p. ´ SILVA, J. P. D. A modelagem matem´atica em uma perspectiva s´ocio-cr´ıtica: contribui¸c˜oes para o ensino b´asico do munic´ıpio de Sombrio. Monografia, 2011. Acesso em: 08/07/2017. Dispon´ıvel em: hhttp://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/ Juliana-Pires-da-Silva.pdfi. SILVA, S. M. D.; SILVA, E. M. D.; SILVA, E. M. D. C´alculo B´asico para cursos superiores. [S.l.]: Atlas, 2004. 31–61, 78–93 p. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Matem´atica Ensino M´edio. 6. ed. [S.l.]: Saraiva, 2010. v. 1. 67–140, 172–232 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013323887673344